Transporte de Crianças em Moto: Saiba o Que Diz a Lei e Como Garantir a Segurança

0

Vamos ver o que diz a legislação brasileira para o transporte de crianças em moto. Saiba como garantir a segurança dos pequenos seguindo as regras do Código de Trânsito e prevenindo riscos graves.

Quando se trata de transporte de criança em moto, muitos pais e responsáveis ainda não estão totalmente informados sobre as exigências legais e os cuidados necessários para garantir a segurança dos pequenos. A mudança nas regras em 2021 trouxe novos critérios, que vão além da simples observância da idade mínima para transportar crianças na garupa de uma motocicleta. Além disso, em época como o Dia das Crianças, em que os passeios em família são frequentes, o conhecimento dessas normas se torna ainda mais crucial.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o transporte de criança em moto é permitido apenas para aquelas que tenham no mínimo 10 anos de idade. Entretanto, as modificações legais que entraram em vigor com a Lei nº 14.071/2021 exigem mais do que o respeito à idade. Agora, é necessário também que a criança consiga alcançar os pedais da motocicleta e portar um documento de identificação. Essas regras, criadas para aumentar a segurança, são fundamentais para reduzir o número de acidentes graves envolvendo crianças em motos.

Lei para o transporte de crianças em moto – Foto: Detran-BA
Lei para o transporte de crianças em moto – Foto: Detran-BA

As estatísticas sobre acidentes são alarmantes. Dados do Ministério da Saúde indicam que, em 2020, 16% das mortes de crianças em acidentes de trânsito envolviam motocicletas. Essa realidade reforça a necessidade de seguir à risca as normas e adotar práticas preventivas. Transportar uma criança de forma inadequada não apenas expõe o piloto e o passageiro a riscos sérios, mas também pode resultar em multas pesadas e até na suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mudanças na Lei e Requisitos Essenciais

A principal mudança implementada em 2021 diz respeito à idade mínima para o transporte de crianças em moto, que passou de 7 para 10 anos. Além disso, a legislação agora exige que a criança alcance os pedais e porte um documento de identificação, como o RG. Se essas condições não forem atendidas, o transporte é proibido e passível de punição.

Essas modificações vieram em resposta a dados alarmantes sobre o envolvimento de crianças em acidentes de trânsito. Estatísticas do Ministério da Saúde indicam que 16% das mortes de crianças em sinistros de trânsito envolviam motocicletas. A nova legislação visa reduzir esse número, reforçando a segurança no trânsito e prevenindo acidentes graves.

“Crianças são mais vulneráveis a acidentes, podem perder o equilíbrio com mais facilidade em curvas ou manobras repentinas”, aponta Antonio Grigonis, gerente da Blokton, rede de concessionárias de motos do Paraná.

Além da Lei: Cuidados

Apesar das exigências legais, os cuidados com o transporte de crianças em moto não se limitam apenas à obediência à legislação. Existem medidas adicionais que garantem mais segurança e conforto, tanto para a criança quanto para o piloto. Um dos pontos mais importantes é a escolha do capacete. O equipamento deve ser do tamanho adequado e estar em conformidade com as normas do INMETRO, garantindo que, em caso de acidente, ele ofereça a proteção necessária.

Outro aspecto fundamental é a condição física da criança. Mesmo que tenha 10 anos, ela precisa ser capaz de segurar-se firmemente no piloto e manter o equilíbrio durante o trajeto. Isso garante que a criança esteja realmente segura durante a viagem, reduzindo as chances de quedas ou outros tipos de acidentes.

Lei para o transporte de crianças em moto
Lei para o transporte de crianças em moto: prefira mais equipamentos de segurança, além do capacete.

Equipamentos de Proteção Adequados

Além do capacete, o uso de outros equipamentos de proteção também é recomendado para o transporte de crianças em moto. Jaquetas, calças, luvas e até cintos de segurança específicos para motos podem aumentar a segurança. Esses cintos, por exemplo, são fixados ao corpo do piloto, mantendo a criança próxima e protegida em caso de frenagens bruscas ou curvas acentuadas.

Veja mais em: Cinto de Segurança para Crianças na Moto. Isso pode dar multa?

Embora ainda pouco difundido no Brasil, o uso desses acessórios pode fazer uma diferença significativa em termos de proteção. Ao envolver a criança e conectá-la ao piloto, o cinto oferece uma camada extra de segurança, principalmente em trajetos mais longos ou em vias movimentadas.

Comunicação e Orientação

Antes de iniciar qualquer viagem, é importante que o piloto instrua a criança sobre os cuidados necessários durante o trajeto. A criança deve ser orientada a se segurar firmemente, evitar movimentos bruscos e seguir as orientações do piloto. Manter uma comunicação clara e constante ajuda a evitar distrações e imprevistos.

Atenção também deve ser dada ao peso extra que a criança acrescenta à moto. Isso pode alterar a dirigibilidade, especialmente em curvas e manobras. Por isso, é importante que o motociclista esteja ciente das mudanças no comportamento da moto ao transportar um passageiro na garupa e adote uma pilotagem defensiva e mais suave.

Consequências do Descumprimento das Normas

Descumprir as regras do transporte de crianças em moto pode acarretar sérias consequências. Além da multa no valor de R$ 293,47 e a adição de sete pontos na CNH, o condutor infrator pode ter sua carteira de habilitação suspensa por 12 meses. Além disso, o veículo pode ser recolhido ao pátio, e o condutor deverá passar por um curso de reciclagem de 30 horas.

Essas penalidades são uma forma de garantir que as normas sejam seguidas e que a segurança de todos no trânsito seja preservada. Portanto, ao transportar uma criança, o piloto deve estar ciente da responsabilidade que assume e seguir todas as recomendações para garantir a segurança.

Linha CG 160 2025; Confira as Primeiras Imagens Oficiais! Titan 160 2025 ganha Freios ABS.

0

Pela primeira vez a Honda mostrou de forma oficial as primeiras imagens da Linha CG 160 2025. A grande novidade deverá ser o freio ABS na Titan 160 2025.

Em evento realizado nesta quinta, 10 de outubro de 2024, somente para os representantes da marca, a Honda mostrou duas de suas novidades para o próximo ano: a Linha CG 160 2025 e a nova ADV 160 2025.

As especificações dos modelos não foram passados, mas alguns detalhes conseguimos perceber nas imagens e também pela confirmação da própria Honda. Entre eles, a confirmação do sistema de freio ABS na nova Titan 160 2025.

Nova Titan 160 2025: ABS na frente e nova cor
Nova Titan 160 2025: ABS na frente e nova cor

O modelo também traz mudanças no design, com foco em oferecer um visual mais moderno e robusto, especialmente nas versões Titan e Fan, que receberam novas carenagens e faróis diferenciados. A Titan ainda chama atenção por ter motor com acabamento escuro, realçando sua aparência esportiva.

O que muda na Linha CG 160 2025?

A principal mudança visual na linha CG 160 2025 está nas versões Titan e Fan, que ganharam um farol dianteiro redesenhado e carenagens mais robustas em torno do tanque de combustível. A Titan, em especial, foi equipada com um motor escuro, um detalhe que a diferencia ainda mais das outras versões. Já as versões Fan e Cargo mantiveram o farol da CG 2024 e apresentam carenagens similares às da antiga Titan.

Outro ponto de destaque é a atualização na suspensão dianteira. Além disso, o modelo deverá com um painel digital reformulado, o mesmo que já foi adotado por outros modelos da linha, como a nova Bros 2025.

Linha CG 160 2025 - O farol é em LED? Comparação com a nova Bros 160
Linha CG 160 2025 – O farol é em LED? Comparação com a nova Bros 160

O Farol é LED?

Não temos como “cravar” com certeza, mas em uma comparação rápida com o da nova Bros 160 2025, mostra que o desenho aparente do conjunto dianteiro, é praticamente o mesmo da Bros. Ao que tudo indica, pelo menos para a Titan e Fan 2025, o farol tem grande chance de ser sim em LED.

No outros modelos Start e Cargo, o conjunto ótico dianteiro não parece ser o mesmo. Deverão continuar com a iluminação alógena. Porém as outras mudanças, na suspensão e no desenho do tanque, deverão acontecer em toda a linha CG 160 2025.

ABS na roda da frente da Titan 160 2025
ABS na roda da frente da Titan 160 2025

Freio ABS na Titan

A inclusão do freio ABS na roda dianteira da Titan foi uma das atualizações mais aguardadas pelos consumidores da linha CG. As demais versões mantêm o sistema de freios combinados (CBS), com tambor na traseira e disco na dianteira, incluindo a versão Start.

Outra novidade interessante é o redesenho das rodas da Titan, que agora possuem um visual mais moderno. A adição de uma porta USB-C também é um diferencial, permitindo que o piloto carregue dispositivos eletrônicos, como smartphones, durante suas viagens.

Linha CG 160 2025, apresentada durante o evento de convenção da Honda
Linha CG 160 2025, apresentada durante o evento de convenção da Honda

Em relação à motorização, não deveremos ter grandes mudanças. O motor da Linha CG 160 2025 permanece o mesmo, com transmissão de cinco marchas e potência de 15,1 cv. Porém, com as devidas atualizações de homologação para se adequar ao Promot5.

O lançamento oficial da Linha CG 160 2025 deverá acontecer ainda neste mês de outubro, quando a Honda deverá liberar todos os detalhes oficiais em relação a todos os modelos, inclusive com os novos preços. Já a respeito da ADV 160 2025, o lançamento oficial deverá acontecer em dezembro de 2024.

Nova Yamaha Lander 250 2025: Saiba Preço, Fotos, Ficha Técnica e o que Mudou.

0

A Nova Yamaha Lander 250 2025 foi apresentada no mês de outubro de 2024. Porém as vendas só deverão acontecer em dezembro, com o preço sugerido de R$ 27.490, uma diferença de R$ 1.700 em relação ao modelo 2024.

A Yamaha Brasil lançou de uma vez só 8 modelos: Nova Factor, Factor DX, Lander 250 2025, Nova Fazer FZ25, Nova Fazer FZ15, XMax 2025, NMax 2025 e a moto elétrica Neos. Vamos ver os detalhes, uma por uma. Dessa vez sobre a nova Yamaha Lander 250 2025, também chamada de Lander Connected, já que traz a conectividade como uma das suas principais novidades.

A Yamaha Lander 250 2025 chega ao mercado brasileiro com algumas mudanças estratégicas que buscam atender às novas exigências dos consumidores, tanto em termos de tecnologia quanto em visual. A moto continua a mesma em relação ao seu motor e desempenho, mas ganha destaque com um novo conjunto de iluminação em LED e um painel modernizado.

Nova Yamaha Lander 250 2025: a Lander Connected
Nova Yamaha Lander 250 2025: a Lander Connected

Com preço sugerido de R$ 27.490 (sem frete ou impostos), a Yamaha Lander 250 2025 será disponibilizada nas concessionárias a partir de dezembro de 2024. A palavra de ordem para este lançamento parece ser “evolução”, focando em atualizações práticas que não alteram a essência da motocicleta.

O que há de novo na Lander 250 2025?

O modelo se destaca por seu novo design, principalmente no conjunto de iluminação frontal (parecido com o da Crosser). A Yamaha Lander 250 2025 agora traz um farol com projetor de LED, luzes diurnas (DRL) e uma lanterna traseira também em LED. Os piscas, no entanto, continuam com lâmpadas halógenas.

Outro ponto de destaque é o novo painel de instrumentos, 59% maior do que o modelo anterior. Com um design “Blackout”, o painel LCD exibe informações de maneira clara e intuitiva, incluindo notificações de chamadas e mensagens, quando conectado ao smartphone. Além disso, o piloto tem acesso à tomada 12V, o que possibilita o carregamento de dispositivos eletrônicos em viagens longas.

Lander 250 2025: farol com projetor de LED e luzes diurnas (DRL)
Lander 250 2025: farol com projetor de LED e luzes diurnas (DRL)

Conectividade com o Y-Connect

O sistema Yamaha Motorcycle Connect, ou Y-Connect, é uma das maiores inovações da Yamaha Lander 250 2025. Através dele, o piloto pode emparelhar o smartphone com a moto, recebendo alertas de manutenção, status da bateria e até a localização do último estacionamento. Esse sistema expande a experiência de uso da moto, permitindo também o compartilhamento de rotas e a comparação de desempenho com outros usuários.

Yamaha Lander 250 2025: aplicativo Y-Connect
Yamaha Lander 250 2025: aplicativo Y-Connect

Essa conectividade oferece uma série de vantagens práticas, como alertas sobre falhas na motocicleta e até mesmo o registro diário do consumo de combustível. Para os entusiastas da tecnologia, o sistema Y-Connect adiciona uma camada extra de conveniência e controle ao uso diário da Yamaha Lander 250 2025.

Lander 250: comparativo de mudanças nos modelos
Lander 250: comparativo de mudanças nos modelos

Motor e Desempenho

Se visualmente e tecnologicamente a Yamaha Lander 250 2025 evoluiu, o motor e o chassi se mantiveram inalterados Ou melhor, com as alterações necessárias para a homologação. A motocicleta continua equipada com o motor monocilíndrico de 249 cc, com 5 velocidades, que agora atende às exigências da fase Promot 5, entregando potência de 20,9 cv a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgfm a 6.000 rpm. No entanto, o motor deixou de ser flex, funcionando exclusivamente com gasolina.

Os freios também permanecem os mesmos. A Yamaha Lander 250 2025 mantém o sistema de freios ABS na dianteira, com disco de 245 mm, enquanto na traseira o disco tem 203 mm. A suspensão dianteira telescópica, com 220 mm de curso, e a traseira do tipo monocross, com 204 mm de curso, continuam garantindo o conforto necessário, mesmo em terrenos mais irregulares.

Yamaha Lander 250 2025: alterações para se adequar ao Promot 5
Yamaha Lander 250 2025: alterações para se adequar ao Promot 5

Cores e Disponibilidade

A Yamaha Lander 250 2025 estará disponível em quatro opções de cores: Titanium Grey (cinza fosco), Amazon Green (verde fosco), Solar Red (vermelho sólido) e Competition Blue (azul sólido). Com essas novas combinações, a marca busca agradar tanto os pilotos que preferem uma estética mais discreta quanto aqueles que optam por cores mais vibrantes.

A chegada às lojas está prevista para dezembro de 2024, como já mencionado.

FICHA TÉCNICA – YAMAHA LANDER 250 2025

MOTOR
Tipo de combustível: Gasolina
Torque (Gasolina): 2,1 kgf.m (6.000 rpm)
Taxa de compressão: 9,8 : 1
Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
Cilindros: 1
Diâmetro X curso: 74,0 mm x 58,0 mm
Potência (Gasolina): 20,9 cv (8.000 rpm)
Cilindrada: 249 cc
Alimentação: Injeção eletrônica

SUSPENSÃO
Suspensão dianteira: Garfo teléscopico
Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da suspensão dianteira: 220 mm (suspensão) / 220 mm (roda)
Curso da suspensão traseira: 65 mm (suspensão) / 204 mm (roda)

CÂMBIO
Embreagem: Multi-Disco úmida
Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
Transmissão final: Corrente

FREIOS
Embreagem: Multi-Disco úmida
Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
Transmissão final: Corrente

DIMENSÕES
Altura mínima do solo: 240 mm
Capacidade do tanque (reserva): 13,6L (3,3L)
Comprimento x Largura x Altura: 2150 mm X 820 mm X 1210 mm
Distância entre eixos: 1390 mm
Peso Líquido: 156 kg
Pneu dianteiro: METZELER 80/90 – 21M/C 48S TOURANCE
Pneu traseiro: METZELER 120/80 – 18M/C 62S TOURANCE
Tipo de chassi: Berço Semi-Duplo
Altura do assento: 875 mm

Honda lança a CB 300F Twister 2025; Veja o novo preço e o que mudou!

0

A Honda lançou a nova CB 300F Twister 2025 com novas cores, mantendo as versões CBS e ABS. Motor FlexOne, suspensão aprimorada e novos detalhes como painel LCD e iluminação full-LED, veja os detalhes da nova linha.

A Honda CB 300F Twister 2025 chega ao mercado nacional neste mês de outubro de 2024. O modelo, que se consolidou como uma das principais nakeds no Brasil, sendo bastante aguardada em seu lançamento. Continua contando com as versões CBS e ABS, mas houve troca de cores. O amarelo marcante deu lugar ao azul metálico na versão ABS. Os grafismos também tiveram uma mudança de leve.

Honda CB 300F Twister 2025, na nova cor azul metálico - versão ABS
Honda CB 300F Twister 2025, na nova cor azul metálico – versão ABS

O motor SOHC arrefecido a ar de 293,5 cm³, com tecnologia FlexOne, continua sendo um dos principais destaques. Combinado a um câmbio de seis marchas e embreagem assistida deslizante, ele oferece desempenho sólido tanto para uso urbano quanto em estradas. A suspensão dianteira continua com Ø41 mm, e não foi dessa vez que ficou invertida.

Honda CB 300F Twister 2025 - comparativo de grafismo com a versão 2024
Honda CB 300F Twister 2025 – comparativo de grafismo com a versão 2024

O painel blackout com tela LCD, porta USB-C e iluminação full-LED são algumas das coisas boas que permanecem no modelo 2025. O tanque de combustível de 14,1 litros, protegido por superfícies plásticas, também contribui para o design agressivo e esportivo com novos grafismos.

No quesito segurança, as opções CBS e ABS trazem freios a disco nas duas rodas, oferecendo uma performance ajustada ao perfil de cada motociclista.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Cores e Preços

A CB 300F Twister 2025 estará disponível em outubro nas concessionárias, com versões ABS e CBS, e garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.

  • O modelo ABS  nas cores Azul Metálico e Vermelho, com preço sugerido de R$ 24.580,00. 
  • Já a versão CBS nas opções em Vermelho Metálico e Cinza, com valor de R$ 23.620,00. 

Os preços são sugeridos (base Distrito Federal) – não incluem frete ou taxas. Ambos os modelos aumentaram R$ 1.250 reais em relação à 2024.

Honda CB 300F Twister 2025, na cor cinza - versão CBS
Honda CB 300F Twister 2025, na cor cinza – versão CBS

Com suas inovações, a Honda CB 300F Twister 2025 promete ser mais uma vez uma referência no segmento das nakeds. Não por acaso permanece entre os 15 modelos de motos mais vendidos desde o seu lançamento.

Honda CB 300F Twister 2025, na cor vermelho metálico - versão ABS
Honda CB 300F Twister 2025, na cor vermelho metálico – versão ABS

Yamaha R9 2025 é lançada com 119 cavalos e “asas” da MotoGP

0

A Yamaha R9 2025 chega ao mercado europeu e norte americano como a nova aposta da marca para a sua principal esportiva. Com um motor de 119 cavalos e design inspirado na MotoGP, a moto promete desempenho de alto nível. Confira detalhes sobre especificações e o preço inicial de 12.499 dólares.

A Yamaha R9 2025 foi oficialmente lançada no mercado internacional neste dia 9 de outubro de 2024, marcando uma nova fase nas esportivas da marca. O modelo já era aguardado como havíamos previsto. O novo modelo deverá mesmo aposentar a R1 no próximo ano. Ou seja, mais uma vez os japoneses do site Young-Machine estavam certos!

Agora a montadora japonesa confirma as principais características de sua nova supersport, que se destaca tanto pelo motor de 119 cavalos quanto pelo design aerodinâmico com “asas” frontais. Essas “asas”, ou winglets, são um dos pontos visuais marcantes, inspirados diretamente nas motos da MotoGP, oferecendo melhor desempenho aerodinâmico.

Nova Yamaha R9 2025 que deverá ficar no lugar da icônica R1
Nova Yamaha R9 2025 que deverá ficar no lugar da icônica R1

Yamaha R9 2025

O motor que impulsiona a Yamaha R9 2025 é o já conhecido tricilíndrico CP3 de 890 cc, também presente em outros modelos da Yamaha, como a MT-09 e a Tracer 9. A grande diferença está na afinação e ajustes para a R9, resultando em 119 cavalos de potência e 9,5 kgfm de torque, disponível a 7.000 rpm.

Esse desempenho é suportado por uma taxa de compressão de 11,5:1 e um sistema de câmbio de seis marchas, que permite mudanças suaves e rápidas, essenciais para quem busca uma experiência esportiva.

Embora o modelo tenha sido apresentado tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, ainda não há informações concretas sobre a chegada da Yamaha R9 2025 ao mercado brasileiro. Nos EUA, o preço de lançamento é de 12.499 dólares, o que equivale, em conversão direta, a aproximadamente 70 mil reais, sem considerar impostos e outros custos adicionais que influenciam o valor final no Brasil.

Esse preço em conversão direta é algo impensável no Brasil. Para se ter uma ideia, a Yamaha R1 em 2016 era comercializada aqui a partir de R$ 125.990 reais.

Nova Yamaha R9 2025, na cor preta
Nova Yamaha R9 2025, na cor preta

O chassi Deltabox, com peso de apenas 9,7 kg, foi projetado especialmente para a R9, garantindo leveza e rigidez estrutural. A moto como um todo pesa 195 kg, o que, combinado ao motor potente, oferece uma relação peso-potência bastante atraente para os entusiastas de velocidade.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Design aerodinâmico com winglets

O visual da Yamaha R9 2025 é um dos grandes atrativos do modelo, especialmente com a inclusão das já mencionadas winglets na dianteira. Essas “asas” são projetadas para melhorar a aerodinâmica da moto em altas velocidades, ajudando a mantê-la estável e melhorando a aderência, principalmente nas curvas. Essa característica foi inspirada diretamente no design das motos utilizadas pela Yamaha na MotoGP, reforçando o apelo esportivo da R9.

Nova Yamaha R9 2025
Nova Yamaha R9 2025

Além das asas aerodinâmicas, a R9 2025 vem equipada com componentes de alta qualidade, como freios Brembo Stylema, garfo dianteiro KYB e sistema de freios ABS, garantindo segurança e controle em condições variadas de pilotagem. O modelo também conta com quick-shifter, facilitando as trocas de marcha sem a necessidade de usar a embreagem, recurso comum em motos de corrida e que faz a diferença no dia a dia.

Outro destaque é o painel TFT de 5 polegadas, que traz informações claras e precisas ao piloto, além de permitir ajustes nos modos de condução e nos diversos controles eletrônicos de estabilidade e tração que o modelo oferece. Em relação às cores, somente azul e preta.

Ainda não se sabe quando, ou se, a Yamaha R9 2025 será lançada no Brasil. Desde 2016 o Brasil não comercializa a R1. Com a aposentadoria da R1 como modelo de rua na Europa, a Yamaha R9 2025 se estabelece como a nova esportiva de referência da marca.

Trident 660 2025: Nova Triumph é Lançada; Confira as Mudanças

0

A Triumph Trident 660 2025 chega com atualizações em tecnologia, suspensão e principalmente novas opções de cores. Confira os detalhes dessa nova linha.

A Triumph Trident 660 2025 foi apresentada nesta terça, 8 de outubro de 2024 na Inglaterra, trazendo algumas novidades. A palavra-chave para este novo modelo é a inovação tecnológica, acompanhada de melhorias pontuais na suspensão e opções de cores renovadas.

Trident 660 2025: Nova Triumph é Lançada
Trident 660 2025: Nova Triumph é Lançada

Nova Trident 660 2025

A Trident 660 2025 estará disponível nas concessionárias europeias a partir de dezembro deste ano. Entre as principais atualizações, destacam-se itens de série que antes eram oferecidos como acessórios opcionais, como o piloto automático e o quick shifter up/down, ambos agora inclusos sem custo adicional. Essas mudanças reforçam a proposta da Triumph em oferecer mais tecnologia sem onerar o consumidor final.

Além disso, uma das grandes inovações do modelo é a inclusão de uma IMU de seis eixos. Esse sistema garante maior segurança ao piloto, especialmente no uso do ABS sensível a curvas e no controle de tração. Com isso, a Trident 660 2025 eleva os padrões de segurança, sem perder a característica ágil e versátil que a consagrou.

Preço e Disponibilidade

O preço da Triumph Trident 660 2025 não teve alteração no mercado europeu, em relação ao modelo 2024: 7.895 libras (Inglaterra). Em uma conversão direta, o preço aproximado no Brasil seria de R$ 57.100.

Ainda não temos informação de quando a nova Triumph será lançada também no Brasil. Ultimamente a marca inglesa tem trazido as novidades do exterior até de forma rápida para o mercado brasileiro, mas não existe previsão alguma. Nem mesmo se realmente virá. Mas é provável que aconteça sim essa atualização no mundo inteiro, inclusive por aqui.

Nova Trident 660 2025
Nova Trident 660 2025

Tecnologia e Segurança Reforçadas

A Triumph Trident 660 2025 mantém o motor de 80cv e 69,9 kgf.m de torque, características que continuam proporcionando uma condução suave e acessível para pilotos em diferentes níveis de experiência. Com as atualizações tecnológicas, como a IMU e outros sensores, o peso da motocicleta aumentou 1kg, chegando agora a 190kg. Esse acréscimo acontece pela incorporação de mais tecnologia e pela necessidade de atender às novas regulamentações de emissões.

tela TFT colorida
Tela TFT colorida

Outro destaque é a tela TFT colorida, que permite ao piloto conectar dispositivos móveis via Bluetooth. Esse recurso desbloqueia funcionalidades como navegação curva a curva, controle de chamadas e reprodução de músicas, tudo integrado ao painel da moto. Dessa forma, a Trident 660 2025 reforça seu compromisso em oferecer tecnologia de ponta, sem perder a simplicidade que a tornou uma das nakeds mais populares do mercado.

Melhorias na Suspensão e Design Renovado

A estrutura da Trident 660 2025 também passou por ajustes discretos. A suspensão dianteira de 41 mm, que não é ajustável, foi suavizada, mas houve um aumento na compressão e no amortecimento de retorno, utilizando a tecnologia SFF-BF da Showa. Já a suspensão traseira, que conta com monoamortecedor Showa, mantém seu ajuste de pré-carga, e a altura do assento segue em 805 mm, oferecendo conforto sem sacrificar a pilotagem.

Melhorias na Suspensão
Melhorias na Suspensão

Visualmente, a Trident 660 2025 traz um design mais moderno com novas opções de cores. Agora, além do já conhecido “Jet Black”, o modelo está disponível em “Cosmic Yellow”, “Cobalt Blue” e “Diablo Red”, ampliando as possibilidades para quem busca uma moto com estilo diferenciado. Essa mudança no visual complementa as atualizações tecnológicas, tornando a moto ainda mais atraente para diferentes perfis de motociclistas.

Com essas atualizações, a Trident 660 2025 continua a se posicionar como uma excelente opção para quem busca uma motocicleta equilibrada, com tecnologia avançada, design moderno e um desempenho.

Apesar de no Brasil não ter tido o sucesso que se esperava… Nunca chegou a estar entre os 10 modelos roadsters mais vendidos, coisa que a nova Speed 400 já conseguiu. Mas, quem sabe um modelo renovado tenha melhor sorte? Vamos aguardar…

Contagem regressiva da Yamaha para o dia 09. Novidade para o Brasil e para a Europa.

0

E começou a regressiva da Yamaha para o dia 09 de outubro de 2024. Dessa vez, existe uma coincidência (ou não!) de uma regressiva para o mesmo dia, tanto na Europa quanto no Brasil. O que vem pela frente? Façam suas apostas!

A contagem regressiva da Yamaha coincide para o dia 09 de outubro de 2024, tanto no Brasil quanto na Europa. Para os mais otimistas, a Yamaha estaria fazendo uma “campanha de lançamento mundial” para essa data. Porém, uma rápida pesquisa entre as redes sociais da marca pela América Latina e Ásia, mostram que além do Brasil, a contagem regressiva acontece apenas na rede social da marca na Europa, mais especificamente, na britânica.

Isso nos leva a crer que a ideia de um lançamento mundial não deverá acontecer. Um modelo no Brasil e outro na Europa. Os gráficos e “pistas” que as publicações deixam transparecer nos sugerem modelos distintos.

Enquanto na rede social inglesa, o vídeo mostra um piloto se preparando para um modelo esportivo, no Brasil existe quase uma unanimidade das publicações especializadas de que a Yamaha disponibilize no mercado a T7, ou tão aguardada Ténéné 700, que foi apresentada no Festival Interlagos deste ano, mas prometida apenas para 2025.

Regressiva da Yamaha: Façam suas Apostas
Regressiva da Yamaha: Façam suas Apostas

Regressiva da Yamaha: Façam suas Apostas

Em relação ao lançamento mundial, é quase certo que a Yamaha realmente lance no mercado uma nova R9, para substituir a R1. Já falamos a respeito desse assunto em março deste ano, quando o site japonês Young Machine, dava como certa a mudança.

Conforme reportado pelos japoneses, a Yamaha R9 pode se destacar por seu design moderno e pela adaptação às rigorosas normas de emissão da Europa. O motor de 890cc, que já foi apresentado na  XSR900 GP no Salão de Milão 2023, e talvez sirva como base para a nova geração de superesportivas, incluindo uma possível Yamaha R9.

A bem da verdade é que algo desse tipo já era esperado. No final do mês fevereiro de 2024, um comunicado da Yamaha UK (Reino Unido), revelava que a R1 comercializada no mercado europeu não aconteceria mais em 2025.

Na campanha “The Dawn of a New Era” (o despertar de uma nova era), o vídeo faz com que a contagem regressiva da Yamaha tenha um problema e não passe do “9”. O próprio dia 09 também deixa a pista para que seja algo relacionado a um modelo de 900 cilindradas. A imagem do vídeo ainda é desfocada, mas a carenagem é perceptível… ou seja, uma esportiva.

Isso nos leva a crer que se realmente uma R9 ou uma esportiva 900 for lançada na próxima quarta-feira, os japoneses do site Young Machine mais uma vez estariam certos em sua previsão! O desenho da moto provavelmente não será o mesmo que os editores imaginaram, mas a previsão pode e tem tudo para estar correta!

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

E a Contagem Regressiva da Yamaha para o Brasil?

No Brasil, existe uma expectativa grande de que a Yamaha “adiante” o lançamento da Ténéré 700. Recentemente apresentada no Festival Interlagos, o modelo que é provavelmente um dos mais aguardados no Brasil, teve a previsão de ser comercializado a partir de 2025. Mas como vimos recentemente em um  vídeo do Canal de Youtube, Duas Rodas Segurança e Aventuras, do “Tio Montanha”, a Yamaha Brasil já está contando com um centro tecnológico e vários modelos deverão ser apresentados nessa reta final de 2024.

Regressiva da Yamaha na Europa e no Brasil
Regressiva da Yamaha na Europa e no Brasil

O “adiantamento” da Ténéré 700 não evita que a Yamaha tenha de atualizar vários de seus modelos. Entre as motos que deverão ser atualizadas estão a Lander, Fazer 250, X-Max 250, N-Max 160 e até a Factor 150, que até agora não teve a atualização para 2025.

Ténéré 700: será esse o motivo da contagem regressiva no Brasil?
Ténéré 700: será esse o motivo da contagem regressiva no Brasil?

Estaremos de olho, aguardando a data e o fim dos mistérios. 

Piaggio MP3 310: Nova Versão da Scooter de Três Rodas da marca italiana

0

A nova scooter Piaggio MP3 310 2025 traz um design esportivo e moderno, inspirado em seus modelos maiores. Na Europa as scooters com 3 rodas fazem bastante sucesso. Essa versão ganhou um motor de 310 cc, ideal para o uso urbano, combinando inovação e praticidade.

A nova scooter Piaggio MP3 310 2025 foi apresentada na Europa no final do mês de setembro, e é uma evolução da MP3 300, que já existe no mercado europeu. Ela foi apresentada, porém não foi oficialmente lançada.

A nova scooter de 3 rodas é inspirada nos modelos maiores, como a MP3 400 e a MP3 530. A nova versão oferece mais agilidade, sem abrir mão do conforto e da segurança que tornaram a linha Piaggio tão popular.

Nova Piaggio MP3 310 2025

A Piaggio MP3 310 é equipada com o motor de 310 cc, parte da família HPE (High Performance Engine), que promete entregar uma experiência de pilotagem mais suave e com menor consumo de combustível, ideal para quem busca uma alternativa prática para enfrentar o trânsito urbano.

Piaggio MP3 310 e MP3 310 S
Piaggio MP3 310 e MP3 310 S

O fato de possuir três rodas, faz com que a Piaggio MP3 310 ofereça mais estabilidade em curvas, além de garantir uma melhor aderência ao solo, especialmente em condições adversas, como em asfalto molhado: cair com 3 rodas é mais difícil do que com 2 duas rodas. Essa característica faz com que o modelo seja uma opção segura e prática para o dia a dia nas cidades.

Outro diferencial do modelo é o sistema de suspensão frontal, que combina estabilidade com uma experiência de pilotagem única. Isso torna a Piaggio MP3 310 mais fácil de manobrar em áreas urbanas e ao estacionar, sem perder a capacidade de enfrentar estradas em diferentes condições.

Nova Piaggio MP3 310
Nova Piaggio MP3 310

Motor

Um dos destaques da nova scooter Piaggio MP3 310 é seu motor HPE (High Performance Engine), com 310 cc, que substitui o motor de 278 cc (da MP3 300). Essa mudança deu maior eficiência e desempenho, mantendo a pilotagem confortável e o consumo de combustível reduzido.

O novo motor, é homologado pela norma Euro 5+ (semelhante à nossa Promot 5), e entrega 26,4 cavalos de potência a 7500 rpm e um torque de 27,3 Nm a 6000 rpm. Com uma velocidade máxima de 129 km/h, o modelo é ideal para deslocamentos urbanos, oferecendo uma condução suave e eficiente. A Piaggio MP3 310 também um consumo estimado de 32,2 km/l, isso dito pela própria marca.

O motor HPE foi projetado para oferecer uma condução mais focada na dirigibilidade do que na potência máxima. Assim, o piloto pode usufruir de um equilíbrio entre agilidade e desempenho, com respostas rápidas e seguras tanto em vias rápidas quanto em situações de trânsito intenso.

Tecnologia

Além do novo motor, a Piaggio MP3 310 traz uma série de inovações tecnológicas. O modelo vem equipado com um painel de instrumentos digital LCD de 5 polegadas, que exibe informações essenciais como velocímetro, conta-giros, hodômetro, temperatura ambiente e nível de combustível. O sistema de conectividade Piaggio MIA também está presente, permitindo que o piloto conecte seu smartphone à scooter via Bluetooth, acessando funções como chamadas e playlists diretamente pelo painel.

Outra novidade é o sistema keyless, que permite ligar a scooter sem a necessidade de chave física. Com o controle remoto, o piloto pode ligar o veículo, destravar o banco e acessar o compartimento de combustível de maneira rápida e prática.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Versões e Cores

A Piaggio MP3 310 está disponível em duas versões: a versão padrão e a versão Sport, que traz detalhes mais esportivos no design.

  • A versão Sport conta com cores exclusivas: o tom metálico fosco Nero Meteora é acompanhado pelo totalmente novo Grigio Mercurio (brilhante) e Blu Zaffiro , com acabamento fosco.
Piaggio MP3 310 S (Sport)
Piaggio MP3 310 S (Sport)
  • A versão Standard tem duas cores brilhantes: Bianco Luna e a nova Grigio Grafite.
Piaggio MP3 310
Piaggio MP3 310

Em termos de segurança, ambas as versões da scooter Piaggio MP3 310 vêm equipadas com sistema de freios ABS de três canais e controle de tração ASR, que previnem o bloqueio das rodas em frenagens bruscas e evitam derrapagens em superfícies escorregadias. O sistema de freios a disco nas três rodas, combinado com as grandes rodas dianteiras de 13 polegadas, garante maior controle e segurança durante a condução.

E no Brasil?

No Brasil a marca Piaggio é representada pela 2W Motors, liderada pelos irmãos Raul e Maurício Fernandes. Entramos em contato com a assessoria da empresa que nos informou o seguinte: “no momento, a 2W Motors está somente importando a linha comercial dos triciclos da Piaggio, mas sem previsão, ainda, de trazer a linha de motos e scooter“. No caso, esses triciclos são os tradicionais, cobertos, que lembram os famosos tuc-tucs indianos.

Triciclos da Piaggio do tipo "clássico" com cobertura
Triciclos da Piaggio do tipo “clássico” com cobertura – esse sim disponível no Brasil

Ou seja, até o momento a informação oficial é de que não teremos a scooter de 3 rodas Piaggio MP3 310 no Brasil. Pelo menos neste momento. Em relação aos preços, como os modelos ainda não foram lançados de forma oficial, o preço não foi divulgado. Mas o modelo anterior, MP3 300 custa a partir de 7.099 Euros, em conversão direta R$ 42.500 (outubro/ 24). Ou seja, a linha 2025 deverá ser disso para mais.

Quais foram as Motos Mais Vendidas em Setembro de 2024? Queda nas vendas, Confira agora.

0

As motos mais vendidas em setembro de 2024. Neste mês, o mercado de motocicletas no Brasil registrou queda de 4,4% em relação ao mês anterior, com 156 mil e 600 unidades emplacadas. O acumulado do ano segue otimista, impulsionado pelo crescimento de 19,4% nas vendas comparado ao mesmo período de 2023.

O mercado de motocicletas no Brasil apresentou uma ligeira retração em setembro de 2024, com um total de 156.607 unidades emplacadas. Esse número representa uma queda de 4,4% em relação ao mês anterior, quando foram vendidas 163.880 unidades. Comparado ao mesmo período de 2023, foram vendidas 135.144 motocicletas, o que indica um aumento de 15,8% nas vendas deste ano.

O acumulado de 2024 continua com perspectiva positiva. De janeiro a agosto, o mercado já contabilizou 1.410.230 unidades emplacadas, um crescimento significativo de 19,4% em relação às 1.180.627 unidades vendidas no mesmo período de 2023. Esses números alimentam a expectativa de que 2024 será um ano de grandes resultados para o setor de motocicletas.

Motos Mais Vendidas em Setembro de 2024 - Honda XRE 300 Sahara o maior percentual de crescimento entre as 15 primeiras
Motos Mais Vendidas em Setembro de 2024- Honda XRE 300 Sahara o maior percentual de crescimento entre as 15 primeiras

Entre as marcas, a Honda mantém sua liderança absoluta no mercado brasileiro, com 69% de participação acumulada até agora. A Yamaha aparece em segundo lugar, com 17,9%, seguida pela Shineray, com 3,7%. As marcas Mottu e Avelloz completam o top 5, com 3% e 0,8%, respectivamente. As demais fabricantes juntas representam os 5% restantes do mercado.

Destaques

A menção positiva fica para a Honda XRE 300 Sahara. Entre as 15 primeiras motos mais vendidas de setembro de 2024, o modelo da Honda teve um crescimento de mais de 10% em relação ao mesmo período do mês anterior. Foi o maior percentual de aumento no ranking das 15 mais emplacadas.

Apesar desse crescimento, a Yamaha Lander 250 continua com uma boa vantagem em relação a Sahara 300. A diferença entre os modelos é de 869 unidades nessa briga particular entre as trails médias. A nova Tornado 300 continua com dificuldades na distribuição que não foram comentadas pela Honda Brasil, mas apuramos isso há poucos dias.

A Honda Tornado 300, que foi apresentada no Festival Interlagos deste ano, estava prevista para chegar às lojas em agosto. Porém, em agosto foram emplacadas apenas 882 unidades do modelo e em setembro, 336 unidades. Segundo previsões das lojas, as mais otimistas pretendem entregar as motos reservadas em torno de 40 dias. Mas não é certeza. Ou seja, a Tornado está muito longe de bater de frente com a Lander.

Veja Mais Detalhes em: Qual o Verdadeiro Preço da Honda XR 300L Tornado? E o prazo de Entrega? Veja o que Sabemos

A Yamaha Lander continua levando vantagem na briga dos emplacamentos com a XRE 300 Sahara
A Yamaha Lander continua levando vantagem na briga dos emplacamentos com a XRE 300 Sahara

A CG 160, continua puxando a fila da Honda em primeiro lugar. No acumulado do ano, até o dia 30 de setembro de 2024, contava com 330.254 emplacamentos.

OBS: Os dados são da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Nesses dados, não existe identificação do modelo extado entre as CG 160, por exemplo. A distinção e rankeamento do órgão acontece de acordo como os modelos são registrados na Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

As motos mais vendidas em setembro de 2024 – 15 primeiras

1 – Honda CG 160 com 37.404 unidades vendidas

Honda CG 160: Motos Mais Vendidas até 15 de abril de 2024
Honda CG 160

2 – Honda Biz com 18.187 unidades vendidas

Honda Biz
Honda Biz

3 – Honda Pop 110i com 14.950 unidades vendidas

Nova Honda Pop 110i 2025
Nova Honda Pop 110i 2025

4 – Honda NXR 160 Bros com 10.562 unidades vendidas

NXR 160 Bros
NXR 160 Bros

5 – Honda CB 300F Twister com 5.995 unidades vendidas

Honda CB 300F Twister: 6º lugar entre as Motos Mais Vendidas de abril de 2024
Honda CB 300F Twister

6 – Mottu Sport 110i com 5.099 unidades vendidas

Mottu Sport 110i
Mottu Sport 110i

7 – Honda PCX 160 com 4.650 unidades vendidas

Honda PCX 160
Honda PCX 160

8 – Yamaha XTZ 250 Lander com 4.243 unidades vendidas

Yamaha XTZ 250 Lander
Yamaha XTZ 250 Lander

9 – Yamaha Fazer 250 – FZ 25 com 4.014 unidades vendidas

Yamaha Fazer FZ25 2024 - Azul Metálico (Racing Blue)
Yamaha Fazer FZ25 2024 – Azul Metálico (Racing Blue)

10 – Yamaha YBR 150 Factor com 3.909 unidades vendidas

Yamaha YBR 150 Factor
Yamaha YBR 150 Factor

11 – Yamaha Fazer 150 com 3.573 unidades vendidas

Fazer FZ15: a Fazer 150 cilindradas da Yamaha
Fazer FZ15: a Fazer 150 cilindradas da Yamaha

12 – Honda XRE 300 Sahara com 3.374 unidades vendidas

XRE 300 Sahara perdendo a briga com a Lander entre as mais vendidas de julho de 2024
XRE 300 Sahara

13 – Yamaha Crosser 150 com 3.336 unidades vendidas

Yamaha Crosser 150
Yamaha Crosser 150

14 – Honda XRE 190 com 2.879 unidades vendidas

Honda XRE 190
Honda XRE 190

15 – Shineray Jet 125 com 2.755 unidades vendidas

Shineray Jet125ss
Shineray Jet125ss

A Shineray Jet125ss fecha a lista das 15 motos mais vendidas em setembro de 2024.

Suzuki Motos completa 32 anos no Brasil; Relembre Modelos Marcantes

0

A Suzuki Motos completa 32 anos de história no Brasil, consolidando-se como uma das principais marcas do mercado brasileiro. Com mais de 800 mil motos produzidas em Manaus, a marca trouxe ao nosso mercado modelos como a GSX-R 1100, Bandit 600 e obviamente a Hayabusa, criando uma legião de fãs.

A Suzuki Motos completa 32 anos no Brasil, uma trajetória marcada por desafios, inovação e modelos icônicos que ajudaram a moldar o cenário das duas rodas no país. Operada pelo grupo J. Toledo, a marca chegou a 800 mil motocicletas produzidas em sua fábrica no Polo Industrial de Manaus, consolidando-se como uma referência em qualidade e durabilidade.

Entre os modelos que marcaram essa história, destacam-se a GSX-R 1100, Bandit 600, Burgman 125, GS-500, GSX-R100R e a lendária Hayabusa, que completou 25 anos.

Suzuki Motos completa 32 anos no Brasil

Desde o início da sua operação no Brasil, em 1992, a Suzuki trouxe ao mercado nacional motos que deixaram sua marca registrada nas ruas e estradas brasileiras. Ao longo dessas três décadas, os desafios foram muitos, desde crises econômicas até a recente pandemia, mas a marca sempre se manteve firme, trazendo ao Brasil motocicletas que cativam tanto pela performance quanto pela durabilidade.

Irmandade Hayabusa: até onde sabemos, o maior fã clube de Hayabusa do Brasil
Irmandade Hayabusa: até onde sabemos, o maior fã clube de Hayabusa do Brasil
Neste ano a Suzuki Brasil ampliou mais seu portfólio com o lançamento da família de 800 cilindradas, apresentando a V-Strom 800DE e a GSX-8S. Com esses lançamentos, o portfólio da marca vai fechar 2024 com nove modelos.

“Muita coisa mudou, no Brasil e no mundo, desde que começamos a realizar esse sonho, em 1992. Passamos por crises econômicas, uma pandemia e agora estamos enfrentando uma das piores secas da história na Amazônia”, reflete João Toledo, presidente do grupo J. Toledo, responsável por trazer a marca japonesa para o Brasil.

Agora, o foco está em aumentar a produção para atingir 20 mil unidades por mês nos próximos cinco anos, garantindo que a Suzuki continue a ser uma das marcas mais respeitadas no mercado brasileiro em duas rodas.

Suzuki Motos completa 32 anos: Osamu Suzuki e João Toledo na primeira instalação da Suzuki Motos no Brasil
Suzuki Motos completa 32 anos: Osamu Suzuki e João Toledo na primeira instalação da Suzuki Motos no Brasil

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Modelos que marcaram os 32 anos da Suzuki Brasil

GSX-R 1100

Lançada no Brasil como uma das primeiras superesportivas de alto desempenho, a GSX-R 1100 rapidamente conquistou fãs por sua potência e design agressivo. Ela foi pioneira ao introduzir um motor potente, carenagens aerodinâmicas e uma estrutura leve, elementos que redefiniram o segmento de motos esportivas. Mesmo com o passar dos anos, a GSX-R 1100 permanece um ícone no mundo das duas rodas.

Suzuki Motos completa 32 anos
Suzuki Motos completa 32 anos – GSX-R 1100 – 1993

Bandit 600/ 650

A Bandit foi outra moto que conquistou seu lugar no coração dos brasileiros. Com um motor robusto e versátil, a Bandit oferecia uma pilotagem combinando conforto para longas viagens e agilidade no uso urbano. Seu sucesso perdura até hoje. Nunca foi seu objetivo, mas a Bandit bateu de frente com a toda poderosa Honda Hornet 600F.

Bandit 650 - 2005
Bandit 650 – 2005

Burgman 125

No segmento de scooters, a Suzuki introduziu a Burgman 125, que trouxe mais praticidade para o dia a dia nas cidades. Compacta e com um consumo de combustível eficiente, essa scooter foi pensada para quem busca economia e agilidade no trânsito urbano. Seu design e facilidade de pilotagem rapidamente a tornaram popular nas grandes metrópoles brasileiras.

Suzuki Motos completa 32 anos - Burgman 125 - 2006
Suzuki Motos completa 32 anos – Burgman 125 – 2006

GS-500

A GS-500, com sua simplicidade mecânica e confiabilidade, conquistou principalmente os pilotos iniciantes e aqueles que buscavam uma moto robusta para o uso diário. Ela se destacou por seu equilíbrio entre custo-benefício e performance, tornando-se uma das motos mais queridas por quem desejava uma condução tranquila e confiável.

GS-500 - 1993
GS-500 – 1993

GSX-R1000R (Srad)

A GSX-R1000R, mais conhecida como Srad, é sinônimo de desempenho. Sua tecnologia avançada e design esportivo cativaram os motociclistas que buscavam uma experiência de pilotagem de alta performance. Com uma aerodinâmica refinada e potência inigualável, a Srad ainda é referência no segmento de superesportivas.

GSX-R1000R (Srad) - 2019
GSX-R1000R (Srad) – 2019
Suzuki Motos completa 32 anos de Brasil – Momentos dessa história
  • 1992 – Início das operações da J. Toledo Suzuki Motos do Brasil. Neste ano foram lançados os modelos GSX-R1100, GSX-R750 e VX-800.
  • 1994 – Início da produção SKD (parte das peças é montada em território nacional) no Polo Industrial de Manaus.
  • 1995 – Lançamento dos modelos GSX-750F, GS-500E e Bandit N600.
  • 1997 – Início da produção CKD (motos completamente montadas em território nacional) no Polo Industrial de Manaus e chegada da primeira motocicleta com injeção eletrônica, a TL1000S.
  • 1998 – Lançamento da lendária Hayabusa Geração 1.
  • 1999 – Início do Consórcio Nacional Suzuki.
  • 2007 – Burgman 400 é eleito o melhor scooter do ano.
  • 2010 – Lançamento da edição de 25 anos da GSX-R1000.
  • 2014 – Chega ao Brasil o modelo GSR-750A.
  • 2021 – Lançamento da V-Strom 1050XT e da GSX-R1000R na edição Moto GP.
  • 2022 – 30 anos de Suzuki Motos do Brasil e lançamento da 3ª geração da Hayabusa.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.