InícioMarcasHondaNova Honda NX500 deve retornar ao mercado mundial no lugar da CB...

Nova Honda NX500 deve retornar ao mercado mundial no lugar da CB 500X

A Honda NX500 parece ter tido menos destaque do que realmente merece. Talvez tenha sido ofuscada pelo lançamento das Hornets 1000 e 500. Mas o novo modelo crossover da Honda que tem uma história no passado recente da marca, deverá voltar a ser protagonista entre as “todo terreno” de média cilindrada. A sua apresentação também aconteceu no último dia 07 de novembro, no Salão de Milão 2023.

Nova Honda NX500
Nova Honda NX500

Nova Honda NX500: por trás de “NX”

A sigla “NX” é abreviação de “New X-over” (ou Nova Crossover). E a escolha como linha NX remonta aos modelos que já fizeram bastante sucesso nas décadas de 80 e 90, como a NX 650 Dominator e a NX 350 Sahara, que ficou bastante conhecida no Brasil e que está sendo bastante falada ultimamente pelo lançamento da XRE 300 Sahara.

Apesar de compartilhar a base da CB 500X, a NX500 apresenta algumas inovações. O design é marcado por carenagens frontal e laterais ampliadas, um farol verticalizado e um para-brisa de maiores dimensões. Mas ainda fazem parte do “pacote da CB 500X” os aros de alumínio fundido de 5 raios.

Destaca-se na parte tecnológica, o sistema HSTC de controle de tração, a iluminação full-LED e o painel de TFT de cinco polegadas, integrando conectividade aos smartphones através do aplicativo Honda RoadSync, exclusivo da Honda.

Nova Honda NX500: painel de 5 polegadas e para-brisa maior que o da CB 500X
Nova Honda NX500: painel de 5 polegadas e para-brisa maior que o da CB 500X

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Motorização

Nesse caso, sem novidades. O motor da Honda NX500 é o mesmo da CB 500X, de 471 cm³, com 48 cv de potência à 8500 rpm e 4,3 kgf.m em 6500 rpm de torque. A mudança talvez tenha acontecido na parte eletrônica, visando respostas mais ágeis. As suspensões dianteiras invertidas Showa SFF-BP de 41 mm, contribuem para uma experiência de pilotagem mais refinada.

Surpreendentemente, a NX500 é 3 quilos mais leve que a CB 500X, registrando 196 quilos a seco.

E no Brasil?

Apesar do entusiasmo pela novidade, ainda não há previsão para a chegada da NX500 ao mercado brasileiro. Mesmo porque a CB 500X segue firme e forte em nosso mercado e teve seu lançamento do modelo 2024 no último mês de setembro de 2023. Mas a substituição vai acontecer, muito provavelmente até 2025.

O preço ainda não foi divulgado. O modelo vai chegar ao mercado europeu no início de 2024. As cores disponíveis são: Vermelho Grand Prix, Preto Metalizado Mate Gunpowder e Branco Pérola Horizon.

Nova Honda NX500
Nova Honda NX500 – Preta

Honda NX500 2024 – Ficha Técnica

MOTOR
Tipo: Bicilíndrico paralelo, arrefecimento por líquido
Cilindrada: 471 cm³
Diâmetro e curso: 67 mm x 66,8 mm
Relação de compressão: 10,7 : 1
Potência máxima: 48 cv em 8500 rpm
Binário máximo 43 N·m em 6500 rpm
Nível de ruído: Urbano 74,8 dB; Aceleração total 77,7 dB
Capacidade de óleo: 3,2 L

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Alimentação: Injeção eletrónica de combustível PGM-FI
Tanque de combustível: 17,7 L (incluindo reserva)
Emissões de CO2 (WMTC): 82 g/km
Consumo de combustível (método WMTC): 3,6 litros 100 km/27,8 km (modo WMTC)

SISTEMA ELÉTRICO
Capacidade da bateria: 12 V 7,4 AH
Potência do alternador: 25 A/2000 rpm

TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem: Húmida, discos múltiplos
Tipo de caixa: 6 velocidades
Transmissão final: Por corrente

QUADRO
Tipo: Diamante em aço

CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A): 2165 mm X 830 mm X 1415 mm
Distância entre eixos: 1445 mm
Ângulo da coluna da direção: 27,5 graus
Trail: 108 mm
Altura do banco: 830 mm
Altura ao solo: 180 mm
Peso em ordem de marcha: 196 kg

SUSPENSÃO

Dianteira: garfo invertido (USD) SFF-BP de 41 mm
Traseira: Monoamortecedor Pro-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante cruzado e oco em aço

RODAS
Dianteira: Alumínio fundido, raios múltiplos
Traseira: Alumínio fundido, raios múltiplos
Dimensão da roda dianteira: 19M/C X MT2,5
Dimensão da roda traseira: 17M/C X MT4,5
Pneu dianteiro: 110/80R19M/C59H
Pneu traseiro: 160/60R17M/C69H

FREIOS
Tipo de sistema ABS: 2 canais
Dianteira: Discos de 296 mm x 4 mm com pinça axial Nissin de dois êmbolos
Traseira: Um disco de 240 mm x 5 mm com pinça de um êmbolo

INSTRUMENTOS
Instrumentos: Painel LCD com velocímetro, conta-rotações de barras, dois conta-quilómetros parciais, indicador do nível do combustível, indicador de consumos, relógio, temperatura da água, indicador de mudança engrenada e indicador de mudança mais alta
Farol: LED
Luz traseira: LEDs
Sistema de segurança: HISS (Honda Ignition Security System – Sistema Imobilizador Honda)
Caraterísticas Adicionais: Sistema ESS de piscas emergência e aplicação Honda RoadSync

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS