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Triumph Speed 400 e Scrambler 400X: chegam ao Brasil em janeiro de 2024

Triumph Speed 400 e Triumph Scrambler 400X são os novos modelos da Triumph em parceria com a Bajaj. Segundo a Triumph, o trabalho em conjunto com a marca indiana, deve deixar os preços da motos “competitivos”. No site brasileiro, a Triumph já disponibiliza os modelos com data prevista para janeiro de 2024. Porém, até o momento, nada relativo aos preços.

Triumph Speed 400 e Scrambler 400X: no Brasil em 2024
Triumph Speed 400 e Scrambler 400X: no Brasil em 2024

Triumph Speed 400 e Triumph Scrambler 400X no Brasil

As aguardadas Triumph Speed 400 e Scrambler 400X  estão estão confirmadas para chegar ao Brasil em janeiro de 2024. Esses modelos são frutos da parceria entre a Triumph e a Bajaj. A marca indiana deverá ficar responsável pela produção mundial.

Com ergonomia projetada para  conforto e controle, a Triumph Speed 400 e a Scrambler 400X se beneficiam de uma cintura fina que combina com uma altura de assento acessível de 790 mm e 835 mm, respectivamente, e um baixo peso de 170 kg/ 179 kg para garantir um manuseio seguro em baixa velocidade e manobras fáceis com os pés abaixados.

Ambos os modelos se beneficiam de seu próprio chassi específico do modelo, com uma nova estrutura, subquadro traseiro aparafusado e braço oscilante de alumínio fundido emparelhado com configurações de suspensão adaptadas a cada caso de uso, ambos oferecendo o famoso manuseio fácil, ágil e dinâmico da Triumph.

Triumph Speed 400
Triumph Speed 400

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Novo motor TR-Series: com acelerador eletrônico

Os novos modelos Triumph Speed 400 e Scrambler 400X, compartilham o novo motor “TR-series” de um cilindro, com capacidade de 398 cm³ e arrefecimento líquido. Conta com quatro válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC), sendo um monocilíndrico completamente novo.

O motor TR tem esse nome para celebrar a linhagem de motores Triumph ‘Trophy’, das motos de corrida do início do século XX.  Ele oferece 40 cv de potência máxima a 8.000 rpm, com torque de 3,8 mkgf a 6.500 giros. O câmbio, com 6 velocidades, é equipado com embreagem assistida e deslizante, o que facilita o acionamento do manete e evita o travamento das rodas durante as reduções de marcha.

Triumph Speed 400 e Scrambler 400X: motor TR Series
Triumph Speed 400 e Scrambler 400X: motor TR Series

Segundo a Triumph esse novo motor “TR” não tem absolutamente nada a ver com o motor da Bajaj Dominar 400, apesar da parceria, os motores da Speed 400 e Scrambler 400X seguem outra linha de desenvolvimento.

Uma característica que distingue esses novos modelos de outras motos com a mesma capacidade cúbica é a adoção de um acelerador eletrônico em vez do tradicional cabo mecânico. Esse sistema, conhecido como “ride by wire”, proporciona um funcionamento do motor mais preciso, além de possibilitar a instalação de sistemas eletrônicos avançados.

Os novos modelos Triumph Speed 400 e Scrambler 400X já saem de fábrica com controle de tração comutável, o que permite ao motociclista adaptar o desempenho da moto às diferentes condições de pilotagem. Ambos os modelos também são equipados com freios ABS de série, garantindo uma frenagem segura e eficiente. No entanto, o sistema antitravamento pode ser desativado na Scrambler, proporcionando uma experiência mais emocionante para quem deseja acelerar em terrenos off-road.

Painel da Speed 400
Painel da Speed 400

Quanto à parte eletrônica, esses modelos apresentam um painel compacto, porém completo, que combina um velocímetro analógico com uma pequena tela de LCD digital. Nesse painel, os pilotos encontram informações úteis, como odômetro, relógio, marcador de combustível, consumo médio e um indicador de marcha, que é especialmente útil para aqueles que estão iniciando no universo das motocicletas.

Além disso, esses modelos desenvolvidos para os mercados emergentes, como Índia, Tailândia e Brasil, oferecem outros detalhes interessantes, como sistemas antifurto de série. Tanto a Speed 400 quanto a Scrambler 400X contarão com chave com transponder e imobilizador eletrônico, aumentando a segurança e proteção contra roubos.

Triumph Speed 400

A Triumph Speed 400 apresenta grandes garfos dianteiros invertidos de pistão grande de 43 mm, unidade de suspensão traseira monochoque com reservatório externo, rodas leves de 17 polegadas, geometria e distância entre eixos específicas das roadsters. Proporcionando uma pilotagem envolvente e intuitiva, juntamente com uma posição de pilotagem confortável e neutra que inspira confiança para pilotos de todos os tamanhos e níveis de habilidade.

Poderosos freios dianteiros radiais de quatro pistões com um disco dianteiro de 300 mm e flexíveis trançados dão uma sensação de frenagem responsiva para melhorar a confiança do piloto.

Os esquemas de pintura da Triumph Speed 400 tem dois tons, cada um com uma logo da Triumph no tanque proeminente. As cores são: Carnival Red, Caspian Blue e Phantom Black.

Triumph Scrambler 400X
Triumph Scrambler 400X

Triumph Scrambler 400X

A Scrambler 400 X possui uma distância entre eixos mais longa, suspensão maior curso, roda dianteira maior de 19 polegadas e guidão largo para maior estabilidade e controle ao pilotar em superfícies soltas, além de fornecer uma posição de pilotagem mais vertical e dominante da Scrambler.

Um pedal de freio de aço fundido maior e pedais de alta aderência que são posicionados mais baixos e mais largos também contribuem para uma posição de pilotagem mais natural fora de estrada, enquanto um disco de freio dianteiro maior de 320 mm e um composto de pastilha otimizado proporcionam um desempenho de frenagem progressivo e reconfortante em todas as condições.

A Scrambler 400 X está disponível em três esquemas de cores, cada um com a faixa de tanque ‘Scrambler’ e o emblema triangular da Triumph, com opções Matt Khaki Green e Fusion White, Carnival Red e Phantom Black e Phantom Black e Silver Ice.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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