A Yamaha XSR900 GP é mais uma Sport Heritage. Já falamos em especial sobre essa linha da Yamaha, com motos de aparência antiga, mas que carregam o melhor da tecnologia atual. E do jeito que marcas como Royal Enfield, Triumph e ultimamente até a Honda com suas “Neo Sports Café”, colocam cada vez mais na moda o saudosismo, a Yamaha deu um passo a mais nessa direção. A novidade só deverá chegar ao continente europeu no ano que vem. Mas vamos conhecer já!
![Yamaha XSR900 GP Yamaha XSR900 GP](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/10/XSR900-GP-1.webp)
Yamaha XSR900 GP inspirada na década de 1980
A XSR900 GP é uma homenagem à icônica era das motos YZR Grand Prix dos anos 80, com influências claras em seu design. Uma das mudanças notáveis é a substituição do farol LED redondo por um módulo de lentes compacto, perfeitamente integrado à carenagem dianteira. Isso não apenas mantém uma excelente iluminação, mas também cria uma sensação de unidade com o restante da carenagem, proporcionando um toque de nostalgia com tecnologia moderna.
A carenagem da XSR900 GP não é apenas uma representação estilística do passado. Seu método de fixação busca inspiração na década de 1980, com uma estrutura tubular que a conecta ao quadro e suportes retos que sustentam o painel de instrumentos. Isso não só adiciona um toque de autenticidade à sensação de pilotar uma moto da era dourada, mas também melhora a eficiência aerodinâmica.
Sua pintura marcante é o que mais chama a atenção. O vermelho e o branco, inspirados na YZR500 de Wayne Rainey de 1990, evocam a era dourada das corridas de motos. As ‘placas numéricas’ amarelas, típicas da época, acrescentam um toque de autenticidade. Além disso, os acabamentos prateados no chassi e no braço oscilante completam o visual da XSR900 GP.
![YZR500 de Wayne Rainey de 1990 YZR500 de Wayne Rainey de 1990](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/10/1990_YZR500_0WC1.jpg)
Para realçar a sensação de cockpit clássico, o suporte da carenagem superior é sustentado por uma estrutura de porcas semelhante à usada na lendária TZ250 original. Este detalhe não é apenas uma questão estética, mas também uma demonstração do compromisso da Yamaha com o estilo esportivo.
![cockpit da Yamaha XSR900 GP cockpit da Yamaha XSR900 GP](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/10/XSR900-GP-6.webp)
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Eficiência Aerodinâmica
A transição das carenagens curvilíneas da década de 1970 para o estilo mais quadrado da década de 1980 teve como objetivo melhorar a eficiência aerodinâmica e proteger o piloto do vento resultante de um desempenho mais elevado. Essa abordagem continua na XSR900 GP, proporcionando uma experiência de pilotagem aprimorada, tanto em termos de aceleração quanto de velocidade máxima.
![Yamaha XSR900 GP](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/10/XSR900-GP-2.webp)
Apesar de sua aparência retrô, a XSR900 GP não compromete em termos de potência. O motor CP3 de 890 cc de três cilindros e refrigeração líquida, com 117 cv de potência a 10.000 rpm e torque é de 93 Nm a 7.000 rpm. A estrutura da carenagem dianteira da XSR900 GP, no entanto, contribui para uma aceleração mais ágil e uma velocidade superior. Além disso, os tubos nos painéis laterais eficazmente dissipam o calor do radiador, garantindo a máxima eficiência de resfriamento.
Os freios dianteiros da XSR900 GP contam com um sistema de pinça dupla e discos de 298 mm de diâmetro, enquanto na traseira, há uma única pinça em conjunto com discos de 245 mm. As rodas desta motocicleta possuem 17 polegadas de diâmetro e são equipadas com pneus Bridgestone Battlax Hypersport S23.
![Painel da Yamaha XSR900 GP Painel da Yamaha XSR900 GP](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/10/XSR900-GP-4.webp)
Além disso, a XSR900 GP oferece aos condutores três modos de condução integrados predefinidos de fábrica: SPORT, STREET e RAIN. O painel de instrumentos com design retrô agora incorpora um display TFT colorido de cinco polegadas, que pode ser conectado ao smartphone por meio do aplicativo gratuito MyRide Link.
![Yamaha XSR900 GP na cor cinza - Power Grey Yamaha XSR900 GP na cor cinza - Power Grey](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/10/XSR900-GP-cinza.webp)
Cores e preço
A nova Yamaha XSR900 GP estará disponível em duas cores: Legend Red e Power Grey. As datas de entrega estão previstas para meados de maio. Os preços não foram divulgados, mas estima-se que pode chegar em torno de R$ 70 mil reais, em conversão direta (outubro/ 2023). Até o momento, confirmada apenas para o continente europeu.
Para saber mais, clique: Yamaha Europa