sexta-feira, 1 julho 2022
English Portuguese Spanish

XSR 900 2022; A novidade retrô da Yamaha.

A Yamaha XSR 900 foi apresentada no Salão de Milão, no final de 2021. Acabou atrasando um pouco sua apresentação, que era para acontecer em fevereiro. Chegou neste mês de maio 2022 ao continente Europeu.

Yamaha XSR 900
Yamaha XSR 900 – apresentada no Salão de Milão, no final de 2021, mas lançada somente agora.

Quando apresentamos a XSR 125, falamos um pouco a respeito dos modelos Sport Heritage da Yamaha, que seguem um formato de Neo Retrô. No caso da XSR 900 existe também uma história como inspiração. Em 1984, a Yamaha venceu as classes de 500cc e 250cc, e a XSR900 de 2022 é uma homenagem a esse ano histórico.

Um grande piloto se destacou nas corridas de GP naquela década, Christian Sarron. O feito do piloto durou até 1995, quando se aposentou das corridas, mas não das pitas. Sarron assumiu o papel de diretor da equipe de Superbike da Yamaha.

A XSR 900 tem muito da moto de Sarron daquela época. Ele participa do vídeo de apresentação do modelo. Desde o desenho da moto até uma certa tonalidade de azul.

Mas obviamente, o modelo atual combina o estilo clássico dos anos 1980 com o que de melhor a Yamaha disponibiliza em termos de evolução tecnológica

Detalhes e recursos da XSR 900 2022

Já falamos dele anteriormente. O novo quadro de alumínio Deltabox mais forte, leve e em formado de Y. A rigidez longitudinal, lateral e de torção foi aumentada significativamente, resultando em melhor estabilidade em linha reta sem afetar a agilidade.

Está posicionado 30 mm mais baixo que o modelo anterior, melhorando a sensação de curva. Isso permite que o guidão seja montado mais baixo, dando à XSR 900 uma postura mais agressiva. Combinado com outras modificações do quadro, há uma redução de 14 % na inércia em torno do eixo de direção em relação ao modelo anterior, permitindo que o piloto faça curvas com rapidez, precisão e confiança.

Boa estabilidade em linha reta, graças a um braço oscilante de alumínio com seção em caixa. O braço oscilante agora gira dentro do quadro, com um design mais fino e rígido.
Tanque de combustível ventilado, inspirado nas competições.

XSR 900 2022; A novidade retrô da Yamaha.O tanque de combustível do XSR 900 é inspirado nas provas de GP dos anos 80 da Yamaha e possui entradas de ar na frente que não apenas ajudam a melhorar a eficiência do motor, mas também passam o som das 900 cilindradas para o piloto, em velocidades mais altas. A relação entre o tanque de combustível de 15 litros e o assento rebaixado proporciona uma posição de pilotagem mais atrás do ponto central da moto, quase no eixo traseiro.
A tampa do tanque de combustível é um detalhe que mostra a herança dos tempos das corridas.

Freios e Suspensão
Na frente discos Brembo dianteiros duplos de 298 mm no freio traseiro, disco único de 245 mm. A suspensão possui garfos dianteiros KYB USD totalmente ajustáveis com acabamento dourado. Já a suspensão traseira tipo link possui um amortecedor KYB ajustável inclinado para frente praticamente escondido da vista.

Farol redondo de LED
Farol redondo, em full LED. Apresenta um forte feixe de luz com um amplo feixe horizontal para uma excelente visão nas curvas à noite. Os suportes dos faróis em alumínio escovado reforçam o design da moto.
Outro diferencial curioso: a XSR 900 vem equipada com uma luz traseira de LED oculta abaixo da corcunda do assento. Piscas também em LED.

Diferencial: luz traseira de LED oculta abaixo do assento
Diferente: luz traseira de LED oculta abaixo do assento

Motor tricilíncrico de 889 CC da Yamaha XSR 900

A XSR 900 é impulsionada por um motor CP3 (três cilindros) de 889 CC de maior capacidade e mais potente, produzindo um torque linear mais forte. Comparado com o motor anterior, a nova unidade apresenta um curso 3 mm mais longo para fornecer 43 cilindradas extras, e praticamente todos os principais componentes internos foram redesenhados e leves para torná-lo um dos mais fortes de sua classe.

Potência de 119 cv a 10.000 rpm. Torque de 93 kgfm a 7.000 rpm. O novo escapamento do XSR 900 apresenta cabeçotes de comprimento desigual e saídas de dois lados e, ao experimentar o tamanho da câmara do silenciador.

XSR 900 2022; A novidade retrô da Yamaha.

Sistemas Eletrônicos Sofisticados

Algo muito interessante no sistema da XSR 900, é a Unidade de Medição Inercial (IMU) de 6 eixos, com dois sensores para medir a velocidade e a aceleração. Esta nova unidade e envia dados para a ECU que informa os seguintes três auxílios ao piloto: o sistema de controle sistema de Controle de Tração (TCS), o de controle de derrapagem (SCS) e o sistema de controle de elevação da roda dianteira (LIF).

Controle de Freio para segurança em caso de emergência
O sistema de g Controle de Freio  da XSR 900 monitora e regula a pressão dos freios dianteiro e traseiro separadamente para evitar o travamento acidental das rodas. BC1 é um tipo padrão de modo ABS que é ativado em situações de parada de emergência vertical, enquanto BC2 é projetado para manter o controle se a frenagem de emergência for aplicada quando a XSR 900 estiver inclinado no meio da curva.

Tela do painel em TFT colorida de 3,5 polegadas
Tela do painel em TFT colorida de 3,5 polegadas

Tela TFT colorida de 3,5 polegadas
No painel, a unidade de LCD foi substituída por uma tela TFT colorida de 3,5 polegadas de especificação colorida com um tacômetro que muda de cor com o aumento da rotação e também possui uma tela de informações secundária configurável. A seleção do modo de condução é gerenciada com interruptores diretamente no guidão.

Sistema Quick Shifter

O Quick Shifter System (QSS) da XSR 900 leva o desempenho a outro nível, permitindo que o piloto faça mudanças de aceleração máximas sem embreagem para uma aceleração ideal, além de realizar mudanças para baixo sem embreagem, melhorando a estabilidade e a entrada em curva.

XSR 900 – Cores e Preço

Ressaltando a conexão do conceito Sport Heritage e o sucesso da década de 1980, o novo XSR 900 é apresentado em uma interpretação moderna das cores fortes do vencedor do Grande prêmio Christian Sarron. Christian ajudou a destacar o sucesso da Deltabox, oferecendo um forte desempenho ao longo da década de 1980.

XSR 900 2022; A novidade retrô da Yamaha.
Christian Sarron

A cor da lendária moto de 1984 formulou a cor do modelo principal: Legend Blue

A outra cor é a Midnight Black também é oferecida com destaques vermelhos e garfos pretos.

Yamaha XS 900, na cor Midnight Black
Yamaha XS 900, na cor Midnight Black

O preço da XSR 900 na união europeia está a partir de 10.595 Euros. Na conversão em Reais, algo em torno de 53.800 Reais. Isso na cotação atual, maio/ 2022.  Vale lembrar que esse valor não inclui impostos ou taxas de importação. Assim como, caso chegue ao Brasil, muitas peças podem não ser compatíveis, em caso de uma necessidade reposição.

XSR 900 seria uma boa no Brasil?

Essa pergunta foi feita há alguns anos atrás, antes da família MT ser disponibilizada por aqui. A Yamaha tem uma forma muito peculiar de fazer seus lançamentos. No Japão, que é o país da Yamaha, alguns modelos nem chegam a ser lançados. Neste momento, a XSR 2022 só estará disponível na Europa.

Levando-se em consideração o sucesso que a família MT faz por aqui, acreditamos que seria sim bem interessante toda a família XSR. Porém, como já dissemos, tudo depende dos estudos particulares da marca.

Para saber mais, clique: Yamaha Europa

XSR 900 – FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo de motor: 4 válvulas;3 cilindros;EURO5;4 tempos; Refrigeração
líquida; DOHC
Cilindrada: 890 cc
Diâmetro x curso: 78 × 62,1 mm
Taxa de compressão: 11.5:1
Potência máxima: 87,5 kW (119, PS)/10000 r/min
Binário máximo: 93 N・m(9,5 kgf・m)/7000 r/min
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida; Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Electric (E)
Sistema de transmissão: Sincronizada;6 velocidades
Transmissão: Corrente
Emissões CO2: 116 g/km

Chassis
Quadro Diamante
Ângulo do avanço de roda: 25°00′
Trail: 108 mm
Sistema de suspensão dianteira: Suspensão telescópica
Sistema de suspensão traseira: Tipo Link; Braço oscilante
Curso dianteiro: 130 mm
Curso traseiro:137 mm
Freio dianteiro 298 mm
Freio traseiro 245 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W) sem câmara
Pneu traseiro: 180/55ZR17M/C (73W) sem câmara

Dimensões
Comprimento total: 2155 mm
Largura total: 860 mm
Altura total: 1155 mm
Altura do banco: 810 mm
Distância entre eixos: 1495 mm
Distância mínima ao solo: 140 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 193 kg
Tanque: 14 L
Óleo: 3,5 L

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.

Relacionados

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.