quinta-feira, 30 maio 2024
English Portuguese Spanish

Yamaha R9: Conheça a Nova “Profecia” dos japoneses para 2024

Segundo os jornalistas japoneses da Young-Machine, a Yamaha R9 deverá ser lançada ainda em 2024, no lugar da R1. Será mesmo?

Previsão da Young-Machine sobre uma possível Yamaha R9 - imagem: computação gráfica
Previsão da Young-Machine sobre uma possível Yamaha R9 – imagem: computação gráfica

Parece algo fora da realidade. Afinal, porque a Yamaha iria tirar a R1 de circulação? Um dos maiores sucessos mundiais da marca! Enfim, no Brasil a R1 já não existe mais desde 2016, quando chegou custando, na época R$ 126 mil reais.

Razões para isso não faltam. Ultimamente a R1 está sendo comercializada no mercado europeu. E sua última atualização aconteceu em 2022. Está bastante defasada. Aparentemente a Yamaha está deixando essa “filha” morrer. A razão seria o Euro5+, o programa de despoluição do velho continente, onde a R1 já não consegue mais se encaixar, e uma possível atualização do modelo parece ser inviável.

No final do mês passado, um comunicado da Yamaha UK (Reino Unido) deixou os fãs europeus da R1 ainda mais preocupados:

“A Yamaha continua totalmente empenhada em competir com a R1 nas principais corridas de produção realizadas em todo o mundo, incluindo o Campeonato do Mundo de Superbike da FIM (WSBK) e o Campeonato do Mundo de Endurance (EWC). Esta iniciativa também se estende ao apoio a equipas e utilizadores que continuam a competir com o modelo superdesportivo emblemático da Yamaha.”

“A produção da R1 continuará, assim como o programa de desenvolvimento que conquistou títulos mundiais no WSBK e no EWC. Continua a ser uma escolha popular para aqueles que querem aprimorar as suas habilidades. Portanto, dado o desafio de cumprir os requisitos de homologação Euro 5+, planejamos lançar uma R1 com especificações de pista, semelhante à R6, a partir de 2025.”

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Yamaha R1 de 2016: a última que foi comercializada no Brasil
Yamaha R1 de 2016: a última que foi comercializada no Brasil

Basicamente, o comunicado revela duas coisas: a primeira que a R1 comercializada no mercado europeu não deverá mais acontecer até 2025 e a segunda, é para os fãs da MotoGP. Só foram citados no comunicado o Mundial de Superbike e o Endurance. Ou seja, pode ser que o modelo baseado atualmente na R1, seja substituído também na MotoGP (será??).

Sobre a Yamaha R9

Algumas publicações europeias já dão como certo o lançamento da Yamaha R9 ainda neste ano de 2024. E não apenas a YZF-R9, mas também a versão R9M, que será uma versão mais “apimentada”, ideal para as pistas e onde possivelmente a MotoGP utilizaria como base a partir de 2025.

Uma R9M poderá ser lançada junto com a R9, baseada no visual da atual R6 (foto da R6 Race)
Uma R9M poderá ser lançada junto com a R9, baseada no visual da atual R6 (foto da R6 Race)

No último Salão de Milão de 2023, a Yamaha apresentou a XSR900 GP, um modelo retrô, que lembrava os antigos modelos de competição da Yamaha, mas já com um motor 890cc adaptado às novas normas europeias e que deve servir de base para todos os outros futuros lançamentos da marca como a nova Yamaha R9, a R9M, a MT09, Tracer 9 GT+ e a XSR900. Isso é praticamente uma “afirmação” do site português Moto Mais.

Yamaha XSR900 GP - apresentada no Salão de Milão 2023
Yamaha XSR900 GP – apresentada no Salão de Milão 2023

Já os japoneses do site Young-Machine acreditam que acontecerá sim a troca, mas ainda não dão como certa a data. Possibilidade para 2024 ou 2025. Para eles, a nova Yamaha R9 seria bem mais próxima da YZF-R6, de um visual moderno, com asas, um farol minúsculo em LED, suspensões, freios e a parte eletrônica totalmente atualizados. A Young-Machine não “prevê” uma R9M, como acreditam os europeus.

Yamaha YZF-R9
Yamaha YZF-R9 – registro desde 2022

Sobre motor, a expectativa por parte dos europeus é de que a futura R9 ofereça pelo menos 120 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 94 Nm a 7.300 rpm. O peso, em torno de 195kg.

Em relação ao nome e a marca YZF-R9, a Yamaha tem o registro desde 2022, conforme destaca o site Financial Express. Esperava-se que a nova superesportiva fosse lançada no ano passado, mas uma das prováveis causas do atraso, pode ter sido a atualização e revisão mecânica da MT-09, também para cumprir as exigências da Euro5+. A nova naked foi lançada no ano passado e teria preferência de atualizações por já estar no mercado.

 

Como dizem, onde há fumaça, pode haver fogo. Ano passado a Honda apresentou uma série de lançamentos quentes. Quem sabe neste ano seja a vez da Yamaha? Salão de Milão 2024 está logo ali.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.

Relacionados

Deixe uma resposta

error: Conteúdo Protegido !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.