Em um ataque de saudade dos anos 1970, a Honda resolveu relançar a mini-moto ST125 Dax na Europa depois de 41 anos, e 20 anos após o último modelo japonês ter saído de produção.
![Honda revive o ST125 Dax Honda revive o ST125 Dax](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/03/tn_HONDA-ST125-DAX-2023-vermelha-4.jpg)
A ST125 Dax 2023 é uma homenagem moderna a um clássico dos anos 1970 que foi baseado na motor Super Cub e recebeu o nome de uma raça de cães (Dachshund) baixinho e comprido.
Talvez nem todo mundo saiba o que é um Dachshund, mas a maioria provavelmente pode identificá-lo por seu nome popular, o Salsichinha. No Brasil, ficou famoso nos comerciais da Cofap. Com o seu tronco longo e pernas curtas, esta raça inspirou a Honda em 1969 a dar à sua mini-moto ST50 o nome Dax – abreviação de Dachshund.
![Detalhe do "Salsichinha" na ST125 Dax](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/03/tn_HONDA-ST125-DAX-2023-vermelha-detalhe.jpg)
Projetado inicialmente como modelo de exportação para a Europa e América do Norte, a Dax permaneceu em produção no Japão pelo menos até 1981, depois retornou apenas para o mercado japonês em 1995 e saiu do radar em 2003. Durante todo esse tempo foi oferecido quase exclusivamente com um motor Super Cub de 50 cc, exceto para o modelo especial ocasional, como o ST90 Mighty Dax de 1972 com motor de 89 cc e grandes rodas de 14 polegadas.
![ST 50 DAX de 1950](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/03/HONDA-ST50-DAX-1950.jpg)
No Brasil a Setentinha
Nos anos 70 a ST70 ou a Setentinha fez sucesso no Brasil. Basicamente da mesma família das ST50, ST90 e ST125. Foram importadas na primeira metade dos anos 70 e muitas duram até hoje. Na foto uma Setentinha muito bem conservada apresentada em Curitiba durante exposição de motos antigas na Cabral Motor.
![ST 70 ou Setentinha - importadas no início dos anos 70.](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/03/ST-70-Brasil.jpg)
Em 2018, a Honda decidiu atualizar a C125 Super Cub, apenas asiática, para especificações euro e deu uma nova vida com perspectiva global.
A ST125 Dax 2023 não é baseada na mesma plataforma que as mencionadas mini-motos Honda, como é evidente pela sua característica principal exclusiva – um novo chassis em chapa de aço prensado. Mantendo a tradição Dax, é de fato um design monobloco em forma de T que atua como carroceria, incorpora o tanque de combustível de 3,8 litros e suporta todas as outras partes da moto também.
A Honda ST125 Dax 2023 estará disponível nas cores cinza ou vermelho
O motor refrigerado a ar de 124 cc vem direto da Super Cub. A parte inferior é uma unidade redesenhada originalmente originária do C110 cub japonês. Sua velocidade máxima é de 90 km/h (56 mph).
![ST125 Dax 2023 - Freios ABS na dianteira ST125 Dax 2023 - Freios ABS na dianteira](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/03/tn_HONDA-ST125-DAX-2023-vermelha-6.jpg)
A nova Dax ostenta uma distância entre eixos curta de apenas 1.020 mm, acento do piloto a uma altura relativamente amigável de 775 mm e peso de 107 kg (com o tanque cheio) e pronta para a estrada. Rodas de 12 polegadas com dois freios a disco, apoiados por um sistema ABS de canal único, somente na dianteira
![ST125 Dax 2023 - pequeno painel em LCD](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/03/tn_HONDA-ST125-DAX-2023-vermelha-painel-lcd.jpg)
A ST125 Dax 2023 será produzida na Tailândia, e está programada para uma apresentação formal no Osaka Motorcycle Show no Japão.
Página oficial (em inglês): Honda ST125 Dax
Base de informações: newatlas.com – Imagens: Divulgação