Suzuki V-Strom 800 DE no Brasil: Preço, Comparações e Ficha técnica completa

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A Suzuki acaba de anunciar a V-Strom 800 DE no Brasil. O modelo trail de média cilindrada estará disponível a partir de junho de 2024 por R$ 67.500. Confira tudo sobre a novidade da Suzuki em solo brasileiro.

Suzuki V-Strom 800 DE no Brasil a partir de junho de 2024
Suzuki V-Strom 800 DE no Brasil a partir de junho de 2024

A segundo definição da própria Suzuki V-Strom 800 DE foi desenvolvida sob o conceito “Unlimited Adventure”, garantindo desempenho em diversos terrenos. Um dos grandes destaques do modelo é o curso da suspensão dianteira de 220 mm e traseira de 212 mm, que, juntamente com os aros raiados de 21 polegadas, proporcionam uma maior distância ao solo de 220 mm. Esse conjunto assegura uma boa pilotagem em superfícies não pavimentadas, fazendo da V-Strom 800 DE uma excelente opção para quem busca aventura fora das estradas convencionais.

O motor é DOHC de 4 válvulas por cilindro e sistema de refrigeração a água com 2 cilindros em paralelo de 776cc. Em relação potência, a trail entrega 84 cv a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m de torque máximo em 6.800 giros.

Autonomia e Design

Outro ponto forte da V-Strom 800 DE é o tanque de combustível com capacidade de 20 litros. Esta característica amplia a autonomia da moto. Não temos a quilometragem por litro oficial, mas informações “extra oficias” apontam algo em torno de 22,7 km/l.  Em termos de design, a V-Strom 800DE mantém a tradição da série das V-Strom, como conhecemos aqui com os modelos 650cc e 1050cc.

Suzuki V-Strom 800 DE no Brasil a partir de junho de 2024
Suzuki V-Strom 800 DE no Brasil a partir de junho de 2024 – cinza

Veja Também:

Tecnologia

O modelo é equipado com um painel de instrumentos multifuncional TFT LCD colorido de 5 polegadas. O display oferece informações de forma clara e legível, auxiliando o piloto com dados essenciais durante a condução.

O sistema de controle eletrônico SIRS (Suzuki Intelligent Ride System) é adotado para diversas condições de pilotagem e na V-Strom 800, o modo G (cascalho) no módulo STCS de controle de tração e ABS cancelável para o freio traseiro, os pilotos podem ter o máximo de controle e performance na pilotagem, em estradas de cascalho de acordo com suas preferências.

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Painel TFT colorido da V-Strom 800 DE

Disponibilidade e Preço

A V-Strom 800 DE no Brasil, estará disponível em todas as concessionárias Suzuki a partir do início do mês de junho de 2024. As cores são amarela, cinza e preta, com preço sugerido de R$ 67.500 + frete e impostos.

No Brasil não temos uma variedade grande de modelos trail de média cilindrada. Como comparativo de preços, as concorrentes seriam a BMW F 850 GS, que tem o preço sugerido de R$ 74.500 + frete e impostos e a Triumph Tiger 900 GT com o preço sugerido de R$ 69.590 + frete e impostos. Em ambos os casos a trail da Suzuki tem um preço mais atraente.

Suzuki V-Strom 800 DE no Brasil a partir de junho de 2024
Suzuki V-Strom 800 DE no Brasil a partir de junho de 2024

Vale a Pena Investir na V-Strom 800DE?

A V-Strom 800DE já é um sucesso nos mercados internacionais, conquistando fãs em todos os continentes. Suas edições especiais atendem desde o turismo até o uso severo no off-road, mostrando sua versatilidade e robustez. No Brasil, o modelo tem grande potencial para conquistar o segmento das aventureiras médias, que ainda é pouco explorado no país. Equipamentos modernos, design atraente e excelente desempenho off-road fazem da V-Strom 800DE uma opção a ser considerada por quem busca uma moto de aventura completa.

Ficha Técnica – V-Strom 800 DE

MODELOV-STROM 800 DE
Altura1310 – 1340 mm
Comprimento2345 mm
Largura975 mm
Altura do Assento855 mm
Distância Entre Eixos1570 mm
Distância do Solo220 mm
Peso Seco230 kg
Capacidade do Tanque20 litros
Chassis, Suspensão, Freios, Pneus 
ChassisRobusta armação em liga de aço, sub frame removível
Ângulo de esterçamento40° (direita e esquerda)
Cáster28°00′
Trail114 mm
Raio de Giro2,7 m
Suspensão DianteiraShowa telescópica invertida, tubos internos Ø43, molas heicoidais, amortecida a óleo, ajustável
Curso da Suspensão Dianteira220 mm
Suspensão TraseiraBalança, mono amortecedor Showa, mola heicoidal, amortecida a óleo, ajustável
Curso da Roda Traseira212 mm
Sistema de Freio Diant.Disco duplo Ø 310 mm, mordidos por pinças Nissin flutuantes de montagem radial
Sistema de Freio Tras.Disco simples Ø 260 mm, mordido por pinça Nissin flutuante
Roda dianteiraRaiada com camada resistente contra corrosão, 21″
Roda traseiraRaiada com camada resistente contra corrosão, 17″
Pneus DianteiroDunlop TRAILMAX MIXTOUR adventure – 90/90-21, com câmara
Pneu TraseiroDunlop TRAILMAX MIXTOUR adventure – 150/70R17, com câmara
Componentes Elétricos 
FarolLED empilhados verticalmente
Luz de PosiçãoLED
Setas DianteirasLED
LanternaLED
Painel de InstrumentosMultifuncional TFT LCD colorido de 5″, modos diurno/noturno automáticos
ManutençõesLembrete de serviço no painel
Motor e Transmissão 
Tipo de MotorQuatro tempos, DOHC, 2 cilindros em linha
Cilindrada776 cm3
Diâmetro do Cilindro84.0 mm
Curso70 mm
Taxa de Compressão12,8 : 1
Suzuki cross balancerNovo sistema de dois eixos, patenteado
Marcha Lenta1300 +/- 100 rpm
Potência Máxima84 CV @ 8500 rpm
Torque Máximo7,95 kgf.m @ 6800 rpm
Velocidade Máxima190 km/h
RefrigeraçãoLíquida
AlimentaçãoFI + ride by wire
Sistema de PartidaElétrico tipo um toque
Transmissão6 velocidades (1a abaixo, demais acima)
Corrente de transmissãoDID 525HV3, 126 links
EmbreagemMultidiscos em banho de óleo
Redução final2.941 (50/17)
Sistema de escapamento2 x 1
Outras Funções 
Suzuki Drive Mode Selector (SDMS) 3 modos de seleção – A, B e C
Suzuki Traction Control System (STCS) 4 modos de seleção (1, 2, 3, G) + OFF
Quick Shifter Bi-directional+ OFF
ABS – Anti-lock brake system2 modos de seleção + ABS OFF na traseira
Suzuki easy start systemPartida com um toque
Low RPM assistControla carga no motor, impedindo que morra em baixa rotação
Suzuki Clutch Assist System (SCAS)Sistema de embreagem deslizante, controle de torque reverso
Para-brisa3 níveis de ajuste
Grade protetora do radiadorOriginal
Protetores de punhosOriginais
Protetor de motorOriginal
Porta USB1x – Tipo A (2A)
BagageiroOriginal incorporando alças para o passageiro

 

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Evento em Curitiba vai reunir os amantes de Motos estilo Chopper, Clássicas e Customizadas

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Para todos amantes de motos estilo chopper, motos clássicas, customizadas e tudo isso junto em uma boa festa, essa para vocês: Against the Wind Chopper Show. O evento acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba.

Against the Wind Chopper Show: para os amantes de motos estilo chopper, clássicas e diversão - Foto: Divulgação Against the Wind Chopper Show
Against the Wind Chopper Show: para os amantes de motos estilo chopper, clássicas e diversão – Foto: Divulgação Against the Wind Chopper Show

Entre os dias 31 de maio e 1 de junho, a cidade de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba será o palco da 3ª edição da Against the Wind Chopper Show, um evento imperdível para os amantes das motos customizadas, clássica e principalmente do estilo chopper. Realizado no Hangar Racing, em Campo Magro, o encontro promete atrações exclusivas, como o inédito Hill Climb, gincanas com motos e uma exposição com clássicas e raras motocicletas do país.

Gincanas e Hill Climb

Uma das grandes tradições do Against the Wind Chopper Show são os Field Games. Neste ano, a novidade é o Hill Climb, onde os pilotos enfrentam o desafio de escalar um morro de terra com suas motos. Esta atividade promete fortes emoções e adrenalina para os participantes e espectadores.

Against the Wind Chopper Show: para os amantes de motos estilo chopper, clássicas e diversão - Foto: Divulgação Against the Wind Chopper Show
Against the Wind Chopper Show: para os amantes de motos estilo chopper, clássicas e diversão – Foto: Divulgação Against the Wind Chopper Show

Exposição de Choppers, Motos Antigas e Customizadas

O evento contará com uma exposição que é uma verdadeira celebração da arte sobre duas rodas. Motos customizadas por renomados artistas como Célio Dobrucki, Ricardo Cabeça de Ferro, Ricardo Medrano, Teydi Shibuya entre outros estarão em exibição. Serão 30 motos selecionadas para mostrar a fusão entre o clássico e o contemporâneo da cultura Chopper.

Uma das customizações de Célio Dobrucki
Uma das customizações de Célio Dobrucki

Além da exposição, o evento oferecerá oficinas, flash tattoos e diversas opções gastronômicas. Destaque para o famoso Cão Véio e a carne assada no fogo de chão preparada pela equipe do Carlos Fogo. O ambiente será ainda mais animado com a presença de seis bandas.

Estacionamento para Motos

Para garantir a comodidade dos participantes, o Against the Wind Chopper Show disponibilizará estacionamento exclusivo para motocicletas, incluindo a modalidade GrassPass, permitindo que os visitantes estacionem suas motos dentro do evento.

Endereço: Rod. Eng. Ângelo Lopes, 19629 – Jardim Veneza, Campo Magro – Paraná

Ingressos podem ser adquiridos pelo site do evento: https://www.atwshow.com.br/blog

Against the Wind Chopper Show - Foto: Divulgação Against the Wind Chopper Show
Against the Wind Chopper Show – Foto: Divulgação Against the Wind Chopper Show

Confira a programação:

Quinta feira (30/05)
A partir das 17h
1ª Pré Festa no Parque de Diversão do Parque Barigui (festa com entrada gratuita)

Sexta feira (31/05)
A partir das 10h – Abertura dos portões para o Against The Wind Chopper Show
10h-12h: Arrancada de motos
12h-14h: Show Mad Head Machine
14h-15h: Field Games
15h-17h: Show Os Caras do Charlie Brown
18h-20h: Show Nameless

Sábado (01/06)
A partir das 10h – Abertura dos portões para o Against The Wind Chopper Show
10h-12h: Arrancada de motos
12h-14h: Show Offspring Cover
14h-17h: Hill Climb + Field Games
15h-17h: Show Johaine & Banda
18h-19h: Choppers Parade – desfile de choppers, antigas e customizadas
18h-20h: Show Hillbilly Raw Ride

*A programação pode ser alterada sem aviso prévio.

Granado consegue o primeiro pódio da temporada na MotoE

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O brasileiro Eric Granado da LCR E-Team, conquistou seu primeiro pódio da temporada 2024 da MotoE na rodada dupla no Circuito de Barcelona, na Catalunha.

Primeiro pódio da temporada 2024 - Eric Granado homenageou Ayrton Senna no pódio
Primeiro pódio da temporada 2024 – Eric Granado homenageou Ayrton Senna no pódio

Após largar na pole position, Granado garantiu o segundo lugar na primeira corrida, pressionando o líder até a linha de chegada e conseguindo seu primeiro pódio da temporada 2024.

Desempenho na Primeira Corrida

A rodada dupla do Campeonato Mundial FIM Enel MotoE do sábado (25/05) em Barcelona foi marcante para Eric Granado. O brasileiro iniciou a primeira corrida da pole position, obtida na sexta-feira. Apesar de cair para a quarta posição na largada, Granado manteve um ritmo forte e defensivo para se manter na disputa.

A partir da quarta volta, Granado começou a recuperar posições, alcançando o segundo lugar e pressionando o líder, Oscar Gutierrez. Demonstrando excelente performance, Granado cruzou a linha de chegada apenas 0s131 atrás do vencedorb, garantindo o segundo lugar e seu primeiro pódio da temporada.

Granado consegue o primeiro pódio da temporada na MotoE
Granado consegue o primeiro pódio da temporada na MotoE

Segunda Corrida e Queda

Na segunda corrida, Eric Granado novamente precisou recuperar posições após a largada. Ainda na volta 2, realizou uma manobra estratégica para assumir a liderança, utilizando o vácuo de seus concorrentes. Granado liderou a prova até a quarta volta, quando sofreu uma queda que o impediu de conquistar uma nova vitória.

“As largadas de hoje não foram o ideal, mas eu consegui me manter na frente na corrida 1, então foi um bom trabalho. Eu estou feliz pelo pódio, ainda mais porque tive um péssimo momento nessa pista no ano passado e não sabia se voltaria a correr, então ter ido ao pódio foi um grande passo hoje”, comentou Eric, que no ano passado sofreu um acidente em Barcelona que obrigou um longo processo de recuperação.

O resultado em Barcelona deixa Eric Granado com 43 pontos, na 11ª colocação do campeonato, com cinco pontos atrás do sexto colocado.

A próxima etapa da MotoE está marcada para o próximo final de semana, entre os dias 31 de maio e 1º de junho em Mugello, na Itália. Mesma data da próxima etapa da MotoGP.

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Kawasaki deverá apresentar uma nova supernaked de 200cv no Festival Interlagos

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A nova nova supernaked ZH2 da Kawasaki durante o programa Auto Esporte
A nova nova supernaked Z H2 da Kawasaki durante o programa Auto Esporte

A Kawasaki deverá apresentar a sua nova supernaked Z H2 no Festival Interlagos. A informação chegou através do programa Auto Esporte deste domingo, 26 de maio.

A notícia chegou de surpresa. Se era algum segredo da Kawasaki Brasil, já não é mais. Segundo a apresentação do piloto Leandro Mello, durante o programa Auto Esporte, a nova superesportiva Z H2 da Kawasaki poderá ser vista no Brasil, no Festival Interlagos.

Segundo informação da assessoria, o modelo deverá apenas ser apresentado neste ano. De forma oficial, não existe confirmação de que o modelo será lançado por aqui. Mas assim como aconteceu em anos anteriores, a apresentação ao público é um excelente indicativo de que poderá vir.

No ano passado a Eliminator 500 foi apresentada e deverá ser o grande lançamento da marca no Festival Interlagos 2024 (informação extra oficial).

Como é a Kawasaki Z H2

Trata-se do modelo mais potente da linha Z da Kawasaki, com seu motor único supercharger de série, literalmente uma “turbina” pressurizando. O seu lançamento oficial foi em 2020.

Potência do supercharger

O motor supercharger de 4 cilindros em linha e 998 cm³ da Z H2 é o coração dessa máquina. Com 200 cv a 11.000 rpm, este motor supera significativamente os 142 cv da Z 1000. O torque de 14 kgf.m disponível a 8.500 rpm garante uma resposta rápida e poderosa em qualquer faixa de rotação.

Motor da Kawasaki Z H2
Motor da Kawasaki Z H2

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Comparação com Anteriores

Quando comparada à H2 SX, a Z H2 oferece praticamente os mesmos números de potência e torque, mas com uma vantagem: o torque máximo está disponível 1.000 rpm mais cedo, proporcionando uma aceleração mais vigorosa desde as baixas rotações. Essas características fazem da Z H2 uma escolha ideal para quem busca desempenho extremo em uma supernaked.

Nova nova superesportiva Z H2 da Kawasaki
Nova nova supernaked Z H2 da Kawasaki

Design e Aerodinâmica

A Z H2 possui um design distinto e arrojado, graças ao duto de entrada de ar do supercharger localizado no lado esquerdo. Este elemento não só melhora a performance do motor, mas também confere uma estética única à motocicleta. A turbina de alumínio, com 69 mm de diâmetro e 12 aletas, é uma peça fundamental para o desempenho do motor supercharger.

Dimensões e Peso

Pesando 239 kg, a Z H2 é apenas 1 kg mais pesada na comparação com a antiga Ninja H2. Além disso, é 40 mm mais larga e 5 mm mais alta que sua irmã carenada. Essas dimensões contribuem para uma postura de pilotagem mais agressiva e confortável, adequada para longas jornadas e conduções mais esportivas.

Nova nova supernaked Z H2 da Kawasaki
Nova nova supernaked Z H2 da Kawasaki

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Tecnologia

A Z H2 utiliza uma nova estrutura de treliça de aço que oferece rigidez e leveza. A suspensão dianteira é equipada com garfos grandes de pistão de função separada (SFF-BP), enquanto a traseira conta com um monoshock, garantindo uma absorção eficiente dos impactos e uma condução estável.

Sistema de Freios

Os freios a disco duplos na frente, com 290 mm e pinças Brembo M4.32, asseguram uma frenagem potente e precisa. Na traseira, um único disco complementa o conjunto, proporcionando segurança e controle excepcionais em qualquer situação de pilotagem.

Painel da H2 da Kawasaki
Painel da H2 da Kawasaki

Painel de Instrumentos e Conectividade

O painel de instrumentos em TFT LCD colorido é um dos destaques tecnológicos da Z H2. Conectável via Bluetooth a smartphones, ele permite ao piloto ajustar diversos parâmetros da motocicleta. Entre as funcionalidades estão os modos de pilotagem, controle de tração, cornering ABS, quickshifter bidirecional, cruise control e controle de largada, todos monitorados pela central IMU.

Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?

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A polêmica em torno do amortecedor da Shineray Urban 150 EFI, levantou a questão: como funciona a suspensão a Gás em Motos?

Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?
Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?

Como Funciona a Suspensão a Gás em Motos

A suspensão a gás é um sistema que se diferencia dos amortecedores tradicionais que utilizam óleo sob pressão. Em uma motocicleta, as suspensões são componentes essenciais que garantem a estabilidade e o conforto do piloto, estando localizadas tanto na roda dianteira quanto na traseira. Na dianteira, geralmente encontramos o garfo telescópico, enquanto a traseira apresenta uma maior variedade de configurações.

A configuração mais comum de suspensão traseira utiliza dois amortecedores, montados entre o quadro da moto e a balança da roda traseira. Esses amortecedores operam através de um sistema de óleo sob pressão. Nesse caso, o pistão se locomove dentro do tubo do amortecedor contendo óleo e, consequentemente, gera a capacidade do amortecimento.

Duplo amortecedor traseiro é o mais comum nas motos
Duplo amortecedor traseiro é o mais comum nas motos

No entanto, a suspensão a gás introduz uma inovação significativa com a adição de um reservatório de gás separado do amortecedor principal. Esse design permite um melhor arrefecimento, uma vez que o reservatório de gás ajuda a dissipar o calor gerado pelo amortecedor durante o uso.

Além disso, a presença do gás pressurizado dentro do sistema melhora a resposta do amortecedor, proporcionando um comportamento mais preciso e refinado na absorção de impactos.

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Vantagens da Suspensão a Gás em motos

A principal vantagem da suspensão a gás é a melhoria no desempenho e conforto do piloto. O sistema de gás pressurizado oferece uma absorção de impactos mais eficiente, resultando em uma pilotagem mais suave mesmo em terrenos irregulares. Além disso, a capacidade de dissipação de calor do reservatório de gás ajuda a manter a consistência do desempenho do amortecedor, mesmo em condições de uso prolongado ou severo.

Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?
Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?

Outro benefício notável é a durabilidade. Os sistemas de suspensão a gás tendem a ter uma vida útil mais longa em comparação com os amortecedores tradicionais de óleo, pois com a utilização do nitrogênio, não há riscos de oxidação, o que ajuda a reduzir o desgaste e a necessidade de manutenção frequente.

Modelos de Motos com Suspensão a Gás

Vários modelos de motocicletas já estão incorporando a tecnologia de suspensão a gás, trazendo seus benefícios para um público mais amplo. No Brasil, a primeira que vem à cabeça é a Honda ADV e agora entre as scooters, também a Shineray Urban 150 EFI.

O modelo Continental GT da Royal Enfield também tem amortecedores duplos pressurizados a gás.

Continental GT da Royal: amortecedores duplos pressurizados a gásduplos pressurizados a gás
Continental GT da Royal: amortecedores duplos pressurizados a gás

Ainda no Brasil, a moto mais vendida da Bajaj, a Dominar 400, trabalha com uma suspensão monoshock, mas que também utiliza um reservatório de gás Nitrox separado.

BMW 2.0. Marca alemã prepara um novo “monstro” com motor boxer de 2 mil cilindradas

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A BMW apresentou o conceito R20, um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas. Como conceito, os dados ainda são escassos. Mas dá para ter uma ideia do que vem por aí.

Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas
Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas

A mania de grandeza pode estar tomando conta do mundo. Depois da chinesa Souo Motorcycles apresentar seu modelo de 2.000 cilindradas, chegou a vez da BWM apresentar o seu “monstrinho” com motor boxer 2.0.

O conceito BMW R20, foi destaque do Concorso d’Eleganza Villa d’Este deste ano, um encontro de motocicletas e automóveis clássicos na Itália. Este novo modelo é uma mistura de estética clássica e potência moderna, com um motor boxer atualizado. Embora os números oficiais de desempenho não tenham sido divulgados, os detalhes de design e engenharia sugerem uma adição promissora à linha de motocicletas da BMW.

Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas
Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas

Moderna com Design Clássico

A base do conceito BMW R20 é o seu motor Big Boxer refrigerado a ar e óleo, agora com 2.000 cilindradas.

A BMW R18, – que é comercializada no Brasil por R$ 154.500,00 – Sem frete ou impostos – possui capacidade de 1.802 cc e entrega 91 cavalos de potência a 4.750 rpm com um torque de 16,1 kgf.m a 3.000 rpm. As melhorias para o R20 incluem tampas de cabeçote redesenhadas e uma nova correia e um radiador de óleo atualizado.

Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas
Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas

Design e Estética

A BMW Motorrad misturou na R20, elementos que remetem à R12 nineT. A moto possui um tanque redondo pintado em um chamativo tom de rosa “hotter than pink”  da década de 1970, complementado por um design de garfo dianteiro semelhante aos roadsters clássicos da BMW.

A configuração de assento monoposto e os escapamentos duplos adicionam um caráter único. A combinação de uma roda dianteira raiada e uma roda traseira de liga leve, ambas de 17 polegadas e equipadas com pneus nas medidas 120/70 e 200/55, respectivamente, aumenta seu apelo estético e desempenho.

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Engenharia Avançada

O conceito R20 também incorpora avanços modernos em engenharia. Ele apresenta transmissão por cardan com sistema Paralever, garantindo uma entrega de potência e manuseio suaves. Informação da própria BMW.

Ambas as rodas estão equipadas com freios a disco (obviamente com sistema ABS), e a moto inclui um sistema de iluminação full-LED com Luzes de Condução Diurna (DRL), garantindo visibilidade e segurança em diversas condições. É possível perceber, o painel totalmente digital, possivelmente em TFT Blackout.

Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas
Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas

A grande questão em torno do conceito BMW R20 é se ele se tornará um modelo de produção. Isso não seria inédito para a BMW Motorrad, já que a cruiser R18 também começou como um conceito antes de se tornar disponível para os consumidores. O potencial do R20 seguir um caminho semelhante é alto, dado seu design atraente e recursos avançados.

Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas - apresentado na Itália
Conceito BMW R20: um novo modelo com motor boxer de 2 mil cilindradas – apresentado na Itália

“O conceito R20 é uma interpretação ousada do DNA da BMW Motorrad”, afirma Alexander Buckan, Chefe de Design da BMW Motorrad.
“Ele combina elementos técnicos modernos com um design clássico de roadster. Suas proporções superdimensionadas e estética minimalista fazem dele um personagem inconfundível.”

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Shineray Urban 150 EFI: suspensão a gás é verdadeira ou falsa?

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Logo depois do lançamento da Urban 150 EFI, alguns comentários nas redes sociais surgiram a respeito dos amortecedores traseiros: suspensão a gás é verdadeira ou falsa?

Shineray Urban 150 EFI: suspensão a gás é verdadeira ou falsa?
Shineray Urban 150 EFI: suspensão a gás é verdadeira ou falsa?

As redes sociais têm o poder de exaltar ou denegrir absolutamente qualquer coisa ou qualquer assunto.

De uma hora pra outra as coisas acabam tomando proporções que nem sempre eram esperadas. Geralmente os comentários negativos, por algum motivo, acabam se sobressaindo.

Dessa vez os questionamentos das redes foram a respeito da suspensão a gás da nova scooter recém lançada pela Shineray, a Urban 150 EFI. Apesar de se parecer bastante com a Honda ADV, a proposta da scooter com suspensão traseira arrefecida a gás da Shineray, não é ser todo terreno, mas essencialmente urbana. A ADV também usa suspensão com arrefecimento a gás nos amortecedores traseiros.

Quadro comparativo do design entre a Shineray Urban 150 e Honda ADV
Quadro comparativo do design entre a Shineray Urban 150 e Honda ADV

A diferença de preço entre as duas, é algo que chama bastante a atenção e que, talvez por conta disso, tenham levado a esse tipo de questionamento. Enquanto a Urban 150 EFI está sendo oferecida por R$ 16.290, o modelo ADV da Honda sai por R$ 23.060. Em ambos os casos, sem taxas de frete. Será que uma suspensão a gás falsa faria toda a diferença no preço final?

Suspensão a gás é verdadeira ou falsa?

A resposta foi dada pelo diretor da Shineray, Thomas Medeiros, que “serrou” a ligação do reservatório de gás até o amortecedor em uma Urban 150, que estariam utilizando com teste.

Reservatório de gás da Urban 150 EFI foi serrado para mostrar a ligação com o amortecedor
Reservatório de gás da Urban 150 EFI foi serrado para mostrar a ligação com o amortecedor

No vídeo (veja abaixo) o próprio Thomas retira o reservatório de gás e mostra a tubulação de ligação para fazer o resfriamento do amortecedor.

Não sabemos se a repercussão da resposta vai ser tão grande como o questionamento, mas a principio, pode-se afirmar que os dois reservatórios, ao lado dos amortecedores traseiros da scooter da Shineray não são de enfeite. Ou seja a suspensão a gás é verdadeira.

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Ducati Diavel V4 Conquista Prêmio “Best of the Best” 2024 do Red Dot

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A Ducati Diavel V4 foi reconhecida como “Best of the Best” na categoria de Design de Produto no prestigiado Red Dot Awards 2024. Este prêmio celebra a excelência no design internacional. Na verdade é o prêmio máximo da entidade.

Ducati Diavel V4: the best of the best
Ducati Diavel V4: the best of the best

Ducati Diavel V4 – Best of the Best

A Ducati Diavel V4 conquistou o título de “Best of the Best” na categoria de Design de Produto do Red Dot Awards 2024. Este prêmio é um dos mais prestigiados no cenário internacional, celebrando anualmente a excelência no design. O “Best of the Best” é o maior prêmio possível da Red Dot em uma determinada categoria.

Para entender melhor, o Red Dot Award foi fundado em 1955 e tornou-se um dos prêmios de design mais respeitados em todo o mundo. O prêmio é administrado pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen em Essen, na Alemanha. Para os prêmios de Design de Produto, 51 categorias de produtos industriais são julgadas com base em nove critérios, incluindo o grau de inovação, funcionalidade, durabilidade e ergonomia.

Este não é o primeiro reconhecimento da Ducati no Red Dot Awards. Em anos anteriores, outros modelos como a Panigale 1199 (2013), a XDiavel (2016) e a Diavel 1260 (2019) também foram ganharam.

A Diavel V4 se destaca por um estilo refinado e linhas musculosas. A concentração visual de massa na dianteira, juntamente com uma traseira ágil e esbelta, cria uma estética impressionante. Detalhes finos como os apoios para os pés e a alça retrátil do passageiro acentuam ainda mais o seu design.

Ducati Diavel V4
Ducati Diavel V4

Motor 170 cavalos

O motor Granturismo V4 é um elemento distintivo tanto no estilo quanto no desempenho, complementado por características marcantes como as luzes LED, o imponente pneu traseiro de 240 mm e o escapamento com silenciador em quatro vias.

A Diavel recebeu 2 cilindros a mais e, combinando com seu visual de encher os olhos, se transformou em uma muscle cruiser, realmente “braba”, com quase 170cv de potência!

O motor Granturismo V4 é o mesmo já usado na Multistrada V4 S. Motor derivado do Desmosedici Stradale da Panigale V4.

Ducati Diavel V4
Ducati Diavel V4

Cerimônia de Premiação

A cerimônia do Red Dot Award 2024 ainda vai acontecer em 24 de junho, na Alemanha. Os vencedores serão exibidos no museu Red Dot em Zollverein, também em Essen, um local que agora faz parte do patrimônio mundial da UNESCO.

Startup de motos elétricas faz locações a partir de 27 reais por dia

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 A Mileto, Startup de motos elétricas oferece locações a partir de 27 reais no seu modelo scooter elétrico. Mas existem outros modelos, até mesmo um triciclo de carga.

Startup de motos elétricas faz locações a partir de 27 reais por dia
Startup de motos elétricas faz locações a partir de 27 reais por dia

A Startup Mileto introduz um modelo de assinatura de motos elétricas inovador com planos de motos e triciclos elétricos. Os planos incluem uma série de benefícios, como manutenção preventiva, assistência 24 horas e rastreamento por geolocalização.

Planos de Assinatura de Motos Elétricas

Os planos de assinatura da Mileto para motos elétricas começam a partir de R$ 810,00 por mês, o que equivale a cerca de R$ 27,00 por dia (na scooter Raiden). Esse valor inclui uma série de serviços essenciais, como:

  • IPVA, licenciamento e emplacamento: Todas as burocracias necessárias para manter a moto regularizada.
  • Rastreamento por geolocalização: Maior segurança com a possibilidade de rastrear o veículo em tempo real.
  • Manutenção preventiva: Garantia de que a moto estará sempre em ótimo estado de funcionamento.
  • Assistência 24h: Suporte em caso de emergências ou sinistros.
  • Opção de seguro para danos a terceiros: Proteção adicional para o usuário.

Além desses benefícios, os planos de assinatura oferecem descontos na aquisição da moto ao final do contrato. Isso significa que, ao término do período, o cliente pode se tornar proprietário do veículo sem custo adicional.

Startup de motos elétricas faz locações a partir de 27 reais por dia - Mileto Spike 
Startup de motos elétricas faz locações a partir de 27 reais por dia – Mileto Spike

Mileto Spike e a Mileto Raiden possuem motor com potência de 3000W, com autonomia de 120 kmvelocidade de até 95 km/h e 150 kg de capacidade de carga. O que as diferencia é o design: a Raiden é uma scooter, enquanto a Spike tem desenho mais esportivo.

Triciclos Elétricos para Carga

Triciclos Elétricos para Carga - Trix
Triciclos Elétricos para Carga – Trix

Para empresas que necessitam de veículos de carga eficientes e sustentáveis, a Mileto oferece planos de assinatura para os triciclos elétricos Trix, com preços a partir de R$ 2.950,00. Esses triciclos são ideais para diversos tipos de entrega, proporcionando:

  • Sustentabilidade e eficiência: Veículos elétricos que contribuem para a redução da pegada de carbono.
  • Economia: Menores custos operacionais em comparação com veículos tradicionais.
  • Conforto e praticidade: Triciclos compactos, equipados com portas para maior conforto do motorista, diferente dos tradicionais tuk-tuks.
  • Capacidade de carga: Suportam até 300kg, com opções de caçamba e cabine fechada.
  • Baús refrigerados: Ideais para o transporte de produtos perecíveis.
Triciclos Elétricos para Carga - Trix
Triciclos Elétricos para Carga – Trix

Nova loja em Volta Redonda – Rio de Janeiro

A startup de mobilidade elétrica fundada em 2022, abre sua terceira loja, agora localizada em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O endereço é na Rua Trinta e Três, 149, Vila Santa Cecília.

Com a abertura da nova loja, a Mileto também lança a recarga rápida, que permite recarregar a bateria em até 100 minutos, tornando assim a recarga mais rápida do Brasil. Para este novo modelo, as especificações de carga são para o plug tipo 2, que é o tipo de tomada mais comum encontrado em estabelecimentos, como as que são disponibilizadas em shoppings.

A empresa já conta com duas lojas: em São José dos Campos – SP, no Vale Sul Shopping, e em Resende – RJ.

Suzuki lança a trail V-Strom 800 DE e a naked GSX-8S no Brasil; Veja como ficam os preços

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A Suzuki lançou na noite desta quinta, 23 de maio de 2024 a V-Strom 800 DE e a GSX-8S no Brasil. Os Preços ficaram em R$ 67.500 para a trail e R$ 51.500 para a naked.

Suzuki lança a V-Strom 800 DE e a GSX-8S no Brasil
Suzuki lança a V-Strom 800 DE e a GSX-8S no Brasil

A Suzuki lançou dois modelos de 800 cilindradas: a trail V-Strom 800 DE e a street GSX-8S. A esportiva GSX-8R ficou de fora, ao menos dessa vez, já que ela também está confirmada para o Brasil, possivelmente para este ano. A versão SE da V-Strom 800 não foi apresentada e não deverá ser comercializada no mercado nacional.

Ambos os modelos compartilham o mesmo motor DOHC de 4 válvulas por cilindro e sistema de refrigeração a água com 2 cilindros em paralelo de 776cc. Em relação potência, a trail entrega 84 cv a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m de torque máximo em 6.800 giros. A 8S entrega um pouco menos, 83 cv a 8.500 rpm e torque de 7,9 kgf.m a  6.800 rpm.

V-STROM 800DE
Suzuki lança a V-Strom 800 DE e a GSX-8S no Brasil

A parte tecnológica de ambas é praticamente a mesma também, o painel em TFT colorido é praticamente o mesmo. Ambas têm controle de tração, e sistema de freios ABS, porém a V-Strom tem algumas funcionalidades diferentes voltadas para o off-road, como por exemplo, a opção de desligar o ABS na roda traseira e a “função Gravel (cascalho)”. 

Na parte de iluminação, ambas são full LED, tanto frontal quanto na traseira e piscas. Na V-Strom, destaque para a suspensão dianteira invertida com maior curso, aumento na distância ao solo, novo braço oscilante e roda dianteira de 21 polegadas. A 8S também com suspensão dianteira invertida. 

Na traseira ambas com sistema monoshock, apenas muda a marca do fabricante, Showa na V-strom e KIB na street fighter. O tanque de combustível da V-strom 800 é de 20 litros e da GSX-8S é de 14 litros.

V-STROM 800DE
Suzuki lança a V-Strom 800 DE e a GSX-8S no Brasil

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Preços

A V-Strom 800 DE será disponibilizada nas cores Amarelo, Cinza Fosco e Preta. O preço público sugerido é de R$ 67.500. Sem taxas de frete ou impostos.

Para a GSX-8S, as cores disponíveis são Azul, Branco e Preto. O preço público sugerido é de R$ 51.500. Sem taxas de frete ou impostos.

As duas estarão disponíveis nas lojas da marca em todo o Brasil a partir de junho de 2024.

Suzuki lança a V-Strom 800 DE e a GSX-8S no Brasil
Suzuki lança a V-Strom 800 DE e a GSX-8S no Brasil

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