No final de 2022, durante o EICMA, a Honda apresentou alguns modelos que realmente chamaram a atenção. Alguns devem ser lançados no Brasil, mas nem todos. É o caso da Honda CL 500 2023 que deverá chegar à Europa entre abril e maio de 2023. A scrambler da Honda cairia como uma luva no Brasil! Ou será que não?
![Honda CL 500 2023 - A scrambler da Honda Honda CL 500 2023 - A scrambler da Honda](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Honda-CL-500-4.jpg)
Honda CL 500 para enfrentar a Royal Enfield 650
A Honda CL 500 chega ao mercado europeu com o preço sugerido de 6.850 Euros, em uma conversão direta, cerca de R$ 37.600 Reais. Claro, sem levar em consideração impostos, taxa de frete, entre outras taxas. Já a nova Royal Enfield Interceptor 650, teve seu preço reajustado para o novo modelo colorido. Na Inglaterra, o preço dela está em 6.599 Libras. Nesse caso, também em conversão direta, o preço ficaria em cerca de R$ 40.500 Reais.
Obviamente, que a Interceptor 650 da Royal não é uma Scrambler. Mas possivelmente o público alvo de ambas sejam parecidos: os que buscam modelos retrô, com direito a toda tecnologia oferecida pelas marcas atualmente.
A Honda CL 500 foi concebida incialmente buscando o público jovem. Algumas cores chegam a ser bastante chamativas, como o azul e o laranja. O preto e o verde são modelos um pouco mais discretos, em termos de cor.
![Honda CL 500 2023 na cor laranja. Honda CL 500 2023 na cor laranja.](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Honda-CL-500-5.jpg)
Conheça a Honda CL 500 2023
Há mais ou menos um ano atrás, falamos sobre os projetos da Honda Scrambler. No caso da CL 500, ficou de fora a denominação “Scrambler”, ficando apenas como o nome do modelo. Havia um forte indício de que haveria também uma CL 250. Até o momento, somente a CL 500 realmente teve seu lançamento confirmado.
A Honda CL 500 utiliza um motor bicilíndrico paralelo. Tem 471 cm³ com potência máxima de 47cv a 8.500 rpm e e torque máximo de 43,4 Nm a 6.250 rpm. Refrigeração a líquido e 8 válvulas.
É o mesmo motor que já conhecemos por aqui com a CB 500F e a CB 500X. No caso da CL 500, as informações da Honda são de que o motor foi reajustado para o modelo, oferecendo acelerações mais rápidas.
A plataforma é a mesma da “Bobber” Rebel 500. Na CL500 foi utilizado um quadro de aço tipo Diamnod, com suspensões de longo curso, roda dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas, ambas com pneus de uso misto, ou cravo como são conhecidos.
![CL 500: detalhe do escapamento duplo alto. CL 500: detalhe do escapamento duplo alto.](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Honda-CL-500-detalhe-escapamento-duplo.jpg)
Algo que chama muito a atenção no visual da Honda CL500 é escapamento duplo, alto. Típico para as motos “todo terreno”, ou scrambler mesmo. Basta lembrar dos modelos da Ducati ou da Triumph.
Ainda fazem parte do modelo a iluminação toda em LED, mostrador LCD e freios ABS de série. Além disso, ela vem com o sistema ESS, que liga os picas traseiros em caso de frenagem brusca.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
História da Honda CL 500
A inspiração para a nova Scrambler da Honda, é a CL 72 dos anos sessenta e setenta, modelo que especialmente nos Estados Unidos deixou saudades por conta de suas qualidades, entre elas a capacidade de encarar estradas sem pavimentação.
![Honda CL 72: inspiração para a CL 500 Honda CL 72: inspiração para a CL 500](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Honda-CL72.jpg)
Era uma moto leve, ágil, com um comportamento semelhante ao de uma moto off-road, mas voltada a uma utilização todo terreno. Isso fazia com que fosse bastante versátil, tanto para uso urbano, como para quem encarava caminhos nas quais estradas sem pavimentação faziam parte do roteiro.
![Honda CL 500 durante o EICMA 2022 - Foto: EICMA Honda CL 500 durante o EICMA 2022 - Foto: EICMA](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Honda-CL-500-Eicma-2022-2.jpg)
Consumo da Honda CL 500
De acordo com a Honda, a CL 500 conta com um tanque de 12 litros e faz cerca de 27,7 Km/l, ou seja, um autonomia estimada de mais de 300 km.
Ainda fazem parte da gama de visual, as proteções de borracha colocadas no tanque. Mais um detalhe para chamar a atenção para o estilo.
A Honda Brasil em momento nenhum confirmou qualquer indício de que a CL500 poderia ser comercializada por aqui. Mas, algumas vezes a marca nos surpreende! Vamos aguardar ao longo de 2023.