InícioMarcasHondaHonda CB 500F 2023 e CB 500X 2023. Veja agora o que...

Honda CB 500F 2023 e CB 500X 2023. Veja agora o que mudou.

As versões da naked CB 500F 2023 e da aventureira CB 500X 2023, trazem importantes novidades técnicas e de segurança. Melhorias nas suspensões, freios, iluminação e diversos aspectos técnicos.

Honda CB 500F 2023. Conjunto ótico dianteiro em LED
Honda CB 500F 2023. Conjunto ótico dianteiro em LED

CB 500F 2023 e CB 500X 2023 – O que mudou em comum

Nesta mais recente atualização, tanto a naked CB 500F como a aventureira CB 500X preservam o motor o bicilindro DOHC de 471 cc e arrefecimento a líquido. No âmbito da ciclística, as novidades técnicas devem melhorar a parte de conforto e segurança.

O grande destaque nesta nova geração das CB 500F 2023 e CB 500X 2023 é a adoção da suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, evolução importante que veio acompanhada do aperfeiçoamento na frenagem dianteira, agora atributo de um par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310 mm, também tipo Wave.

A redução de peso das rodas e as novas pinças de freio – quatro pistões e retentores radiais na CB 500F e dois pistões e retentores axiais na CB 500X – melhoram a segurança e a pilotagem dos modelos nesse quesito. Suspensão, nova afinação do grupo mola-amortecedor traseiro e uma distribuição de peso diferente entre as rodas dianteiras e traseiras.

CB 500X 2023 - Iluminação Full LED - em ambos os modelos
CB 500X 2023 – Iluminação Full LED – em ambos os modelos

A iluminação full-LED teve o farol dianteiro de ambas CB 500 aperfeiçoado visando uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto, e veio acompanhada de novos piscas dianteiros, mudanças estas complementadas por cores inéditas para a naked CB 500F e aventureira CB 500X.

CB 500F 2023

Na CB 500F as novas rodas, agora mais leves, tem cinco raios em formato de Y e são calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira.

Na CB500F houve leve incremento na massa que grava sob o eixo dianteiro. O percentual de distribuição de peso agora passou a ser de 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira (antes 46,8/53,2%), o que melhorou a maneabilidade da motocicleta e a aderência do pneu dianteiro. A distância entreeixos permaneceu em 1.409 mm e o cáster e trail são de 25,5º e 102 mm respectivamente.

Na mudança de visual, um novo farol dianteiro, agora com LEDs mais potentes assim como os piscas dianteiros. O posicionamento do painel Blackout LCD, o assento baixo, a apenas 789 mm do solo, as novas pedaleiras de alumínio e o guidão cônico resultam em uma postura do piloto que favorece a pilotagem agressiva.

O desenho interligado das aletas laterais ao tanque, que com 17,1 litros de capacidade proporciona autonomia superior a 450 km, dá total destaque ao motor, enquanto as tampas laterais formam um conjunto com o assento que ressalta o estilo anguloso e muscular. O compacto para-lamas dianteiro deriva diretamente do que equipa a CB 650R.

Honda CB 500F 2023
Honda CB 500F 2023

Preço da CB 500F 2023

O preço sugerido para a CB 500F 2023 é de R$ 39.100,00. Preço base Brasília – DF. Garantia de três anos, sem limite de quilometragem. Nas concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022.

Cores da CB 500F 2023

CB 500X 2023

Na CB 500X a roda dianteira, agora mais leve graças a adoção de raios mais estreitos, foi modificada para poder receber o par de discos de freio de 296 mm de diâmetro que substituíram o disco único de 310 mm. Importante ressaltar que o pequeno aumento de peso resultante da troca do disco simples pelo par de discos foi plenamente compensado pela redução de pressão exigida na alavanca do freio, assim como a roda dianteira de menor peso reduziu a massa não suspensa, beneficiando a maneabilidade. Em relação aos pneus da CB 500X, permaneceram os modelos mistos on-off, sem alterações nas medidas, 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.

[arve url=”https://youtu.be/H2pKjKJfG2o” title=”Honda CB 500X” description=”Honda CB 500X” align=”center” duration=”31S” maxwidth=”800″ loop=”no” muted=”no” /]

A distribuição de peso da CB 500X entre roda dianteira e traseira foi levemente modificada. Agora o percentual entre frente e traseira é de 48,7/51,3% (antes 48/52%). A distância entreixos permaneceu de 1.443 mm, com cáster e trail de 27,5º/108 mm.

Em relação à mudança de visual, a CB 500X tem um marcante estilo direcionado para a aventura, que se percebe pelas longas aletas laterais do tanque, que protegem o novo radiador e proporcionam um conjunto que se une de maneira harmoniosa ao banco, laterais e rabeta.

Destaque merece a carenagem frontal e para-brisa, este regulável em duas posições de altura, que oferece a devida proteção contra as intempéries e “quebra” a pressão aerodinâmica sobre o piloto em trechos rodoviários realizados em velocidades elevadas. O novo farol, de LEDs mais potentes, assim como os piscas, resulta em plena melhoria da visibilidade. O banco, situado a 834 mm do solo, tem conformação que favorece a movimentação do condutor e o alcance dos pés no solo, e também ajuda nas manobras de estacionamento o amplo ângulo de rotação do guidão, de 76º de batente a batente.

Preço da CB 500X 2023

O preço sugerido para a CB 500X 2023 é de R$ 41.600,00. Preço base Brasília – DF. Garantia de três anos, sem limite de quilometragem. Nas concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022.

Cores da CB 500X 2023

CB 500F 2023 e CB 500X 2023 – MOTOR

O bicilindro paralelo arrefecido a líquido que equipa as Honda CB 500F e CB 500X é um DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) no qual o acionamento das quatro válvulas de cada cilindro se dá por meio de balancins roletados. Os comandos, por sua vez, são movimentados por corrente com tratamento da superfície em Vanádio, que garante grande durabilidade.

Capacidade de óleo de 3,2 litros. Caixa de câmbio de seis marchas, gerenciada por uma embreagem assistida e deslizante. Câmbio de seis velocidades e a transmissão final por corrente vedada tipo 520. Fixado ao chassi de arquitetura tipo Diamond por quatro pontos de ancoragem.

Para tirar dúvidas, acesse o site oficial: Honda Brasil

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS