InícioRoupas-AcessóriosCapacetesComo está a Lei do Capacete no Brasil? Afinal o que pode...

Como está a Lei do Capacete no Brasil? Afinal o que pode e o que não pode? Confira e evite multas.

Se tem uma coisa que ainda causa muitas dúvidas, é como ficou a Lei do Capacete no Brasil. Afinal, todos os tipos de capacete estão valendo ou não? E quais os valores das multas? É o que vamos ver agora.

Lei do Capacete no Brasil: Afinal, todos os tipos de capacete estão valendo ou não?
Lei do Capacete no Brasil: Afinal, todos os tipos de capacete estão valendo ou não? Imagem: Freepik

Primeira coisa, e coisa básica: se você utiliza motocicleta (com motor a combustão ou elétrica), motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado ou quadriciclo motorizado em vias públicas, então sim, você deverá usar um capacete! E isso vale para piloto e/ou garupa.

O capacete tem a função crucial de proteger a cabeça do motociclista, prevenindo concussões e traumatismos cranianos em caso de queda. De acordo com estudos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do capacete reduz os riscos de lesões graves na cabeça, cérebro e rosto em 72%, além de diminuir a probabilidade de morte em até 40%.

Lei do Capacete – Tipos de Multa

O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro classifica como infração gravíssima o não uso do capacete. A lei estipula como punição uma multa de R$ 293,47, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da suspensão do direito de dirigir. Nesse caso, perde o direito de dirigir qualquer coisa em vias públicas.

A viseira pode render outro prejuízo. Pilotar sem viseira ou com a viseira levantada, é considerada infração média com multa de R$ 136,16 reais, além de 5 pontos na CNH.
A viseira pode ser aberta quando a moto estiver parada, como no sinal por exemplo, mas deve ser baixada novamente antes de entrar em movimento.

E os capacetes abertos sem viseira? Nesse caso se faz necessário o uso de óculos de proteção com elástico (como os de pilotos de motocross) e que tenham espaço suficiente para colocar os óculos de correção de grau. Só o seu óculos de grau, ou óculos escuros não dá certo: § 2º Fica proibido o uso de óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI) de forma singular, em substituição aos óculos de proteção.

Outro caso de multa é se o capacete não estiver afivelado corretamente. A infração nesse caso é considerada leve, com 3 pontos na carteira e multa de R$ 88,38 reais.

Capacete é o principal item de segurança ao pilotar, além de obrigatório.
Capacete é o principal item de segurança ao pilotar, além de obrigatório.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Veja Também:
Maio Amarelo: uso de capacete reduz em até 70% a gravidade de ferimentos em acidentes de moto
Capacete Bom e Barato: Fly, da mesma Fábrica da Bieffe, lança a Linha Jet; Conheça
Acessível e Seguro: Conheça o novo Capacete da Peels
Motociclista pode ser autuado em vias públicas por causa do capacete

Diretrizes para o Uso do Capacete

Para circular em vias públicas, o uso do capacete é obrigatório para todos os motociclistas. No entanto, a lei do capacete no Brasil, também exige que o item tenha certificação de um órgão acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Portanto, ao adquirir um capacete, é necessário verificar se ele possui o selo do Inmetro afixado no casco e também uma etiqueta interna comprovando a certificação.

As etiquetas reflexivas nas laterais e na parte de trás, também é um item obrigatório de segurança. Não tire essas etiquetas! O tamanho de capacete 64, por ser um capacete difícil de ser encontrado no mercado brasileiro, é a única exceção ao selo do Inmetro.

A dita Lei do Capacete no Brasil foi publicada em março de 2022. Na ocasião, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 940, que estabelece as diretrizes para o uso do equipamento de proteção. Como já dissemos lá no começo, o texto regulamenta o uso de capacete por condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados em vias públicas.

uso de capacete reduz em até 70% a gravidade de ferimento
Uso de capacete reduz em até 70% a gravidade de ferimento

Quais são os capacetes permitidos no Brasil?

Antes de mais nada, os capacetes tipo “coquinho” não são permitidos, segundo a lei do capacete no Brasil. Apesar de estiloso, ele não protege a nuca, nem a região temporal e o queixo. Talvez, o capacete coquinho que você esteja usando até possua o selo do Inmetro, mas isso pode render um grande problema se for parado por um guarda de trânsito. Ou seja, evite dor de cabeça.

A certificação de segurança é realizada pelo Inmetro e se aplica a diferentes tipos de capacetes:

1. Capacete Integral (Fechado)

Capacete Integral (Fechado)
Capacete Integral (Fechado)

O capacete integral, também conhecido como capacete fechado, oferece a máxima proteção ao motociclista, cobrindo toda a cabeça. Este tipo de capacete é altamente recomendado por especialistas em segurança no trânsito devido à sua eficácia na prevenção de lesões graves em caso de acidente.

2. Capacete Modular e Escamoteável

Capacete Modular e Escamoteável
Capacete Modular e Escamoteável

Os capacetes modulares e escamoteáveis são uma opção versátil para os motociclistas, pois combinam a proteção de um capacete integral com a praticidade de um capacete aberto. Estes modelos possuem queixeira móvel, que pode ser levantada para facilitar a comunicação ou a ventilação durante a condução.

3. Capacete Aberto (Tipo Jet)

Capacete Aberto (Tipo Jet) - Esse modelo já vem com uma viseira.
Capacete Aberto (Tipo Jet) – Esse modelo já vem com uma viseira.

 

Os capacetes abertos, também conhecidos como capacetes tipo jet, são uma escolha popular entre os motociclistas que buscam mais conforto e ventilação. Embora ofereçam menos proteção em comparação com os capacetes integrais, eles ainda são permitidos por lei, desde que atendam aos padrões de segurança estabelecidos pelo Inmetro.

Dúvidas? Comentários? Mande o seu! O espaço para comentários lá embaixo, depois da publicidade.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS