No final de 2022, durante o EICMA, a Honda apresentou alguns modelos que realmente chamaram a atenção. Alguns devem ser lançados no Brasil, mas nem todos. É o caso da Honda CL 500 2023 que deverá chegar à Europa entre abril e maio de 2023. A scrambler da Honda cairia como uma luva no Brasil! Ou será que não?
Honda CL 500 para enfrentar a Royal Enfield 650
A Honda CL 500 chega ao mercado europeu com o preço sugerido de 6.850 Euros, em uma conversão direta, cerca de R$ 37.600 Reais. Claro, sem levar em consideração impostos, taxa de frete, entre outras taxas. Já a nova Royal Enfield Interceptor 650, teve seu preço reajustado para o novo modelo colorido. Na Inglaterra, o preço dela está em 6.599 Libras. Nesse caso, também em conversão direta, o preço ficaria em cerca de R$ 40.500 Reais.
Obviamente, que a Interceptor 650 da Royal não é uma Scrambler. Mas possivelmente o público alvo de ambas sejam parecidos: os que buscam modelos retrô, com direito a toda tecnologia oferecida pelas marcas atualmente.
A Honda CL 500 foi concebida incialmente buscando o público jovem. Algumas cores chegam a ser bastante chamativas, como o azul e o laranja. O preto e o verde são modelos um pouco mais discretos, em termos de cor.
Conheça a Honda CL 500 2023
Há mais ou menos um ano atrás, falamos sobre os projetos da Honda Scrambler. No caso da CL 500, ficou de fora a denominação “Scrambler”, ficando apenas como o nome do modelo. Havia um forte indício de que haveria também uma CL 250. Até o momento, somente a CL 500 realmente teve seu lançamento confirmado.
A Honda CL 500 utiliza um motor bicilíndrico paralelo. Tem 471 cm³ com potência máxima de 47cv a 8.500 rpm e e torque máximo de 43,4 Nm a 6.250 rpm. Refrigeração a líquido e 8 válvulas.
É o mesmo motor que já conhecemos por aqui com a CB 500F e a CB 500X. No caso da CL 500, as informações da Honda são de que o motor foi reajustado para o modelo, oferecendo acelerações mais rápidas.
A plataforma é a mesma da “Bobber” Rebel 500. Na CL500 foi utilizado um quadro de aço tipo Diamnod, com suspensões de longo curso, roda dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas, ambas com pneus de uso misto, ou cravo como são conhecidos.
Algo que chama muito a atenção no visual da Honda CL500 é escapamento duplo, alto. Típico para as motos “todo terreno”, ou scrambler mesmo. Basta lembrar dos modelos da Ducati ou da Triumph.
Ainda fazem parte do modelo a iluminação toda em LED, mostrador LCD e freios ABS de série. Além disso, ela vem com o sistema ESS, que liga os picas traseiros em caso de frenagem brusca.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
História da Honda CL 500
A inspiração para a nova Scrambler da Honda, é a CL 72 dos anos sessenta e setenta, modelo que especialmente nos Estados Unidos deixou saudades por conta de suas qualidades, entre elas a capacidade de encarar estradas sem pavimentação.
Era uma moto leve, ágil, com um comportamento semelhante ao de uma moto off-road, mas voltada a uma utilização todo terreno. Isso fazia com que fosse bastante versátil, tanto para uso urbano, como para quem encarava caminhos nas quais estradas sem pavimentação faziam parte do roteiro.
Consumo da Honda CL 500
De acordo com a Honda, a CL 500 conta com um tanque de 12 litros e faz cerca de 27,7 Km/l, ou seja, um autonomia estimada de mais de 300 km.
Ainda fazem parte da gama de visual, as proteções de borracha colocadas no tanque. Mais um detalhe para chamar a atenção para o estilo.
A Honda Brasil em momento nenhum confirmou qualquer indício de que a CL500 poderia ser comercializada por aqui. Mas, algumas vezes a marca nos surpreende! Vamos aguardar ao longo de 2023.