InícioNotíciasMoto ElétricaTacita Discanto: conheça a Moto Elétrica que irá participar do Dakar 2024

Tacita Discanto: conheça a Moto Elétrica que irá participar do Dakar 2024

A moto elétrica que vai desafiar a maior prova de rali do mundo tem nome: Tacita Discanto. Vamos conhecer um pouco mais da moto e como deverá enfrentar o desafio chamado Dakar 2024.

Tacita Discanto: A Moto Elétrica que irá participar do Dakar 2024
Tacita Discanto: A Moto Elétrica que irá participar do Dakar 2024 – Foto: redes sociais

Algo que até pouco tempo atrás parecia impensável: colocar moto elétrica em uma prova de rali. E não vai ser qualquer rali, vai ser no Dakar. Simplesmente o maior rali do mundo e até onde se sabe, o mais desafiador. A grande ironia, fica por conta da prova desse ano ser disputada na Arábia Saudita, um dos maiores produtores de petróleo e claro, seus derivados combustíveis.

A marca italiana Tacita, costuma fazer suas motos elétricas exclusivas, geralmente sob encomenda. Dessa vez vai encarar o Dakar, o maior rali do planeta. A equipe escolheu a Discanto como seu modelo principal, cujo design pode não ser o mais esteticamente agradável, mas, como diz o ditado, a verdadeira beleza está no interior. O objetivo da Tacita é testar suas máquinas nos ambientes mais extremos antes de disponibilizá-las ao público.

Tecnologia e Inovação

A equipe Tacita Formula Corsa competirá com duas motos e uma equipe completa de mecânicos e especialistas em eletrônica. A Discanto, de acordo com a Tacita, apresenta um novo quadro e um inovador balanceamento de baterias, com uma distribuição de peso reequilibrada. Com um peso de 180 kg, essas motos podem atingir uma velocidade máxima limitada a 150 km/h.

Para manter um ritmo competitivo digno do Dakar, a Tacita desenvolveu um sistema de troca de baterias, chamado de BATTERY SWAP, que permite a substituição por baterias carregadas em poucos minutos, aproveitando os intervalos concedidos durante a corrida para reabastecimento.

Curiosamente, a Tacita Discanto, assim como todos os modelos da empresa com sede em Turim, se destaca de outras motos elétricas pela presença de uma caixa mecânica de cinco marchas, refrigeração líquida para o motor, além de um sistema avançado de gerenciamento de bateria (BMS).

Moto elétrica Tacita Discanto
Moto elétrica Tacita Discanto

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Veja Também:
Kevin Benavides vence o Dakar 2023! É a segunda do piloto argentino!
Toby Price vence o Rally Dakar pela segunda vez
O feito de Kevin Benavides no Rally Dakar 2021
Dakar 2023: Brasil assume a liderança nos UTVs T4 com Rodrigo Luppi/Maykel Justo
Lincoln Berrocal aos 60 anos: de repente Rally Dakar

Dakar Future – Mission 1000 – Sustentabilidade e Inovação

O desenvolvimento do projeto Dakar Future – Mission 1000 é um passo ousado do Dakar, que visa eliminar motos e qualquer outro veículo à combustão até 2030. O objetivo tornar o Dakar completamente sustentável até essa data.

Contrariamente ao que se poderia esperar, as motos elétricas não farão a prova completa junto com as demais fabricantes e competidores. Este protótipo serve como um teste específico para a categoria Dakar Future – Mission 1000, que contará apenas com veículos não carbonizados.

A equipe que levará a Tacita Discanto para o deserto da Arábia Saudita contará com os pilotos Oscar Polli e Sylvain Espinasse. Eles terão a oportunidade única de experimentar a área de corrida intitulada “NO NOISE”/“NO CO2” – um circuito que representa a visão futurista da categoria, caracterizado por ausência de barulho e emissões de CO2.

O circuito é alimentado pelo T-STATION, um projeto autossuficiente de energia móvel da fabricante TACITA. Este projeto inovador combina fontes de energia renovável como painéis solares e geradores eólicos, juntamente com o uso de hidrogênio, destaca-se como uma abordagem única no mundo das corridas.

Moto elétrica Tacita Discanto
Moto elétrica Tacita Discanto

Sobre o Rally Dakar 2024

A quinta edição do rali Dakar na Arábia Saudita está programada para ocorrer entre os dias 5 e 19 de janeiro de 2024, com início na histórica cidade de Al-Ula. O percurso abrangerá o país em direção ao Empty Quarter, culminando em Yanbu, às margens do Mar Vermelho.

Ao longo de 12 etapas distribuídas ao longo de 14 dias de corrida, competidores de diversas partes do mundo enfrentarão um desafio de 7.891 quilômetros, dos quais cerca de 5.000 serão trechos cronometrados, também conhecidos como especiais. A competição promete proporcionar momentos emocionantes e testar as habilidades dos participantes em diferentes tipos de terreno, contribuindo para a rica tradição do rali Dakar.

Mapa com percurso do Dakar 2024 na Arábia Saudita
Mapa com percurso do Dakar 2024 na Arábia Saudita

Este ano o Brasil não terá pilotos nas motos. A maior parte dos brasileiros irão competir nos UTVs. 

O navegador Gustavo Gugelmin forma parceria com o norte-americano Austin Jones, pilotando um Can-Am Maverick pela equipe Red Bull Off-Road Team USA. Os atuais campeões do Sertões na categoria carros, Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, fazem sua estreia no Dakar com um UTV MCE-5. Além disso, Gunter Hinkelmann conduzirá o mesmo modelo, em dupla com Fabrício Bianchini.

O experiente Lourival Roldan, campeão do Dakar ao lado de Leandro Torres, assume a função de navegador para o piloto paraguaio Oscar Peralta, que compete com um Can-Am Maverick na categoria T3.

Cristiano Batista, vencedor de uma etapa em 2023 em seu ano de estreia, está de volta na categoria T4, agora em parceria com o português Fausto Mota, pilotando um Can-Am Maverick pela equipe South Racing / Transmáquinas. A dupla, que conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo FIA de Rally Baja, busca mais sucessos no Dakar. Jorge Wagenfuhr e Humberto Ribeiro, conhecido como Piauí, também marcam presença na categoria. Rodrigo Varela, em dupla com Enio Bozzano, representa a Família da Poeira em um Can-Am Maverick.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.