As motos começaram a ser fabricadas na França no século XIX. Era uma época de grandes transformações na sociedade, com progresso nas ciências e na economia. A indústria automobilística estava surgindo e as motocicletas eram uma espécie de precursoras dos automóveis.
No Brasil, os primeiros motociclos começaram a chegar no início do século XX, mas seu uso só se difundiu mesmo a partir dos anos 1910. Até então, os modelos eram praticamente bicicletas motorizadas.
![Motos Peugeot foram largamente anunciadas em São Paulo, no início do Século XX - Foto: Reprodução Motos Peugeot foram largamente anunciadas em São Paulo, no início do Século XX - Foto: Reprodução](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/05/moto-Peugeot.jpg)
Segundo informações do livro Duas Rodas e uma Nação, a maioria dos anúncios de jornais, fazendo referência às motocicletas, formam publicados nessa época. Pouco importava a marca, mas quando citada, o nome Peugeot era o que mais se destacava. Potência até então importava muito mais do que marca ou cilindrada.
Ainda segundo informações do livro, o Brasil hoje é o sexto maior mercado em se tratando de duas rodas e o segundo maior mercado da América Latina, atrás apenas da Argentina. São mais de 33 milhões e 800 mil motociclistas no Brasil – segundo dados de 2020 da Abraciclo – e a expectativa é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.
Ainda segundo dados da Abraciclo, o país conta com uma frota de mais de 29 milhões de motocicletas e motociclos. Isso representa quase 27% de toda a frota de veículos do Brasil.
Yamaha: das cinquentinhas da década 70 às modernas Super Esportivas
A Yamaha RD 50 é considerada a primeira moto fabricada no Brasil. Produzida em 1974 na cidade de Guarulhos, São Paulo, esta motocicleta chamava atenção por seu design simples, mas compatível com outros modelos de maiores cilindradas.
![A cinquentinha RD 50 da Yamaha em propaganda também emblemática em 1975. A cinquentinha RD 50 da Yamaha em propaganda também emblemática em 1975.](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/05/yamaha-rd-50-propaganda.jpg)
Por que cinquentinha?
A cinquentinha – chamada assim em alusão ao motor 2 tempos de 50cc – foi fabricada no Brasil até 1978. Foi substituída pela RD 75 e logo depois pela RX 80. Ainda em 1978 a Yamaha colocaria mais potência, lançando a RD 125, que posteriormente se consolidaria como a moto de entrada da Yamaha.
A marca japonesa procura trazer para o Brasil linhas que agradam a todos os gostos. Desde esportivas, naked, roadsters e scooters.
Além disso, as motos Yamaha contam com tecnologia de ponta, o que garante maior segurança e performance para os pilotos.
Para quem gosta de esportes, a Yamaha traz modelos esportivos, que oferecem alta velocidade e adrenalina. Já para quem prefere os modelos mais urbanos, a Yamaha tem uma linha de naked, que são mais robustas e resistentes, ideais para os trajetos urbanos.
![Nova Yamaha Fazer ABS 2022.](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fazer-FZ25-ABS_azul1.jpg)
Motos Honda: liderança absoluta no mercado brasileiro
A Honda foi inaugurada em em 1948, no Japão, por Soichiro Honda, seu fundador. Já no Brasil, a história começou em 1971 ainda como importadora dos modelos japoneses.
![CG-125-1976 - em exposição no Centro Cultural Movimento, Socorro - SP CG-125-FH-1976 - Centro Cultural Movimento, Socorro - SP](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CG-125-FH-1976.webp)
A fábrica da Honda Brasil começou a funcionar em 1976. Teve inclusive a figura de Pelé, como garoto propaganda da CG 125. As históricas CG da Honda se tornaram sinônimo de motos baratas. A CG atravessou décadas e praticamente se tornou “brasileira”.
A partir de meados dos anos 80, a liderança da Honda no mercado brasileiro é de se fazer inveja a qualquer marca de qualquer produto, seja ele qual for, em que segmento esteja. A partir de 1985, a fatia de mercado da Honda foi algo em torno dos 80% (em média). Sim, você não leu errado. Em alguns anos aumenta, outros tem uma queda. Mas a média, nesses quase 40 anos, é isso mesmo. O domínio é gigante, e boa parte desse mercado está na CG!
![Honda CG 160 Titan 2022 Honda CG 160 Titan 2022](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/05/COL4_CG-160-Titan_Amarelo-Perol_-2.jpg)
A CG passou a ser 150cc e logo depois aumentou mais um pouco para 160cc. Diversificou cores, modernizou acessórios e segurança. O segmento de scooters da Honda cresceu bastante, mas a CG continua impulsionando muito as vendas e a liderança do mercado.
Atualmente a Honda procura lançar no Brasil, alguns modelos de sucesso mundo afora, como é o caso da CB 1000R – Black Edition – Neo Cafe.
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A tendência é de que as motocicletas continuem cada vez mais populares no Brasil, não só porque são uma forma de transporte mais econômica e prática, mas também por causa do espírito de liberdade e aventura que elas representam.
As elétricas estão chegando com tudo
Atualmente, as elétricas começam a despertar a atenção. Não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Na Ásia e Europa, boa parte das vias já estão preparadas para os modelos elétricos.
![Moto elétrica com bateria em nióbio! Tudo feito no Brasil. Moto elétrica com bateria em nióbio! Tudo feito no Brasil.](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/04/moto-eletrica-niobio2.jpg)
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