InícioDicasDuas Rodas e uma Nação: o livro que conta a história da...

Duas Rodas e uma Nação: o livro que conta a história da motocicleta no Brasil

Mais de uma década após o surgimento da ideia, o  Motostory – A História da Motocicleta no Brasil, lança o primeiro livro  dedicado a contar a história da motocicleta no nosso país, incluindo os personagens e as marcas que fizeram, e fazem, a história de sucesso no 6º maior mercado motociclístico do mundo. O livro Duas Rodas e uma Nação é a história da motocicleta no Brasil.

O livro Duas Rodas e uma Nação é a história da motocicleta no Brasil.
O livro Duas Rodas e uma Nação é a história da motocicleta no Brasil.

O lançamento oficial de Duas Rodas e uma Nação aconteceu na semana passada, no Centro Cultural Movimento – CCM, na Estância Hidromineral de Socorro, perto de São Paulo. Essa semana, acontece o lançamento na cidade de São Paulo, dia 09 de abril na Moto Remaza (Av. Ibirapuera, 2948).

Escrever um livro não é das tarefas mais fáceis, ainda mais quando se tenta comprimir 120 anos de história e de histórias em 256 páginas. Some-se a isso uma vasta coleção de documentos e retratos de época, relatos coletados com quem vivenciou as mudanças no passado e também, lembranças e recortes de uma rica história deixadas por aqueles que já se foram. Detalhes contados que colocam o leitor em pé de intimidade com os personagens e os faz sentir as mesmas emoções relatadas, seja este um amante das duas rodas ou não.

 

Carlãozinho Coachman, autor e coordenador editorial da obra diz que esta “é a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, Carlão, que infelizmente não poderá ver sua conclusão, mas que esteve presente em parte dos desafios e me inspirou a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que montaram na garupa nesta jornada.”

Sem pretensão de ser o manual definitivo do assunto, o livro Duas Rodas e uma Nação é enriquecedor para a cultura nacional como um todo, pois conta com registros que retratam desde o surgimento da motocicleta e das competições em duas rodas no país até a atualidade, são mais de 120 anos de história, um pouco de nostalgia, claro e muita evolução. Competições, tecnologia e desenvolvimento do veículo em si e da indústria como um todo, dentre tantos assuntos para ver, ler e se encantar. Uma vasta coleção de modelos e depoimentos de quem é apaixonado por motos nas palavras de quem entende do assunto.

Uma compilação de acervos familiares, de registros e principalmente pessoas, sem as quais esse projeto não teria sido realizado. As mais importantes coleções de motos do país, relíquias guardadas a sete chaves por amigos, amigos desses amigos e outros que nutrem uma paixão inexplicável pelas motocicletas e que agora vão estar ao alcance de todos.

Ceccarelli 1948 - Uma das raridades do Centro Cultural Movimento, Socorro - SP
Ceccarelli 1948 – Uma das raridades do Centro Cultural Movimento, Socorro – SP

Não importa se seu coração bate apenas por um modelo ou época específicos, ou se seu sangue pulsa por um único estilo e aquele lifestyle encantador, no fim, todos se entendem quando o assunto envolve um guidão e duas rodas, e é daí que surgem as melhores histórias.

Como a “garagem” de Justiniano Proença, com incontáveis modelos e um belíssimo acervo, mas que faltava algo para contar as histórias por trás dessa coleção. “Moto é uma doença que a gente pega ainda pequeno, eu peguei do meu pai e transmiti para meu filho, que tenho certeza que vai manter essa história viva e reluzente quando eu não estiver mais aqui.”, conta Justiniano. Entra aí também, o fotógrafo Wel Calandria, que busca entender a essência daquilo que está fotografando, seja uma pequena e delicada joia ou um veículo grande e pesado, “quero chegar à raiz e mostrar o que alguém pensava quando criou aquilo. […] Enquanto um arquivo digital pode se perder com o tempo, o registro através do livro vai ser perpetuado e passado de geração em geração com aquelas imagens.”

CG-125-FH-1976 - Centro Cultural Movimento, Socorro - SP
CG-125-FH-1976 – Centro Cultural Movimento, Socorro – SP

“Quando ainda era editor na revista Motociclismo tive a ideia de fazer um livro sobre a história da moto baseado nas memórias de meu pai, Carlão.” conta o autor. Com a morte de Carlão em 2006, tendo em mãos algumas anotações deixadas pelo pai, Carlãozinho, que tem esse apelido por uma brincadeira com o nome do pai, começou a criar a base e solidificar sua ideia. Pouco a pouco o tempo foi passando e as parcerias sendo agregadas, as pesquisas dando resultado e o material sendo lapidado até que, 16 anos depois, o projeto finalmente ganha um corpo para libertar essa alma.

Duas Rodas e uma Nação é uma verdadeira produção literária de 256 páginas, cujo autor usou como referência uma exposição realizada no Guggenheim Museum, Nova Iorque, a “The Art of the Motorcycle”, que se tornaria um livro pouco tempo depois. “Naquele momento percebi que faltava uma obra dessa magnitude no Brasil, temos um grande mercado consumidor, pessoas que se afeiçoam as suas motos e muita história que poderia ser contada e registrada para as futuras gerações”, comenta Carlãozinho.

Wladimir Candini, diretor cinematográfico da Octoworks, “descobrimos um material tão surpreendente que seria possível realizar um filme com todas essas histórias”.

Alexandre Zaninotto, Grupo Remaza, “lembro do dia que liguei para contar a novidade ao Carlãozinho, falei, tenho um presente de Natal pra você, conseguimos a verba… e o cara caiu da cadeira do outro lado da linha (risos). […] Existem muitas exposições e coleções a mostra por aí, mas nenhuma que reúna e conte a história da motocicleta como esse livro faz.”

O livro conta com apoios e patrocínios que tornaram viável a produção dessa obra, como a lei de incentivo a cultura, a Honda do Brasil, Moto Remaza e toda equipe que topou “subir na garupa” ao acreditar no potencial dessa ideia, mesmo quando ainda não havia recurso disponível.

Além da paixão pelas duas rodas, o livro Duas Rodas e uma Nação tem conteúdo histórico, conhecimento e anos de experiências para compartilhar com o público.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS