O correndo em casa, o “mezzo” italo-brasileiro Franco Morbidelli conseguiu sua primeira vitória na categoria principal da MotoGP.

Franco Morbidelli conquista sua primeira vitória na MotoGP "em casa". - Foto reprodução da rede social do piloto
Franco Morbidelli conquista sua primeira vitória na MotoGP “em casa”. – Foto reprodução da rede social do piloto

Na Itália, faça como os italianos. O ditado é romano, mas nunca foi tão verdadeira a adaptação. A festa foi quase totalmente italiana na categoria principal da MotoGP, não fosse Valentino Rossi perder o pódio de San Marino muito pouco.

Mas nada disso tira o mérito de seu pupilo, Franco Morbidelli. O piloto da Petronas Yamaha SRT foi perfeito. Foi para a ponta desde o início. Segurou Valentino nas primeiras voltas, mas conseguiu abrir uma vantagem que acabou sendo decisiva no final.

Morbidelli levou a bandeira quadriculada 2.217 à frente do compatriota Francesco Bagnaia (Pramac Racing), que comemora seu primeiro pódio na categoria principal, com Joan Mir, da Suzuki,  levando a melhor sobre o “dono da casa” Valentino Rossi na última volta.

Franco Morbidelli conquista sua primeira vitória na MotoGP "em casa".

Enquanto isso, o agora ex-líder do Campeonato Fabio Quartararo caiu duas vezes no Circuito Mundial de Misano, Marco Simoncelli. Dovizioso terminou em sétimo lugar mas apesar disso, agora lidera o Campeonato depois dos “tombos” de Quartararo. Isso completa a festa italiana.

A volta de Bagnaia depois de uma grande lesão não podia ter sido melhor. De longe o mais rápido piloto da Ducati em Misano. Já Joan Mir produziu uma surpreendente segunda metade da corrida e superou Rossi na última volta em Misano – poucos pilotos podem dizer isso. Com Bagnaia também no pódio, são 12 finalistas de pódio diferentes nas últimas seis corridas de 2020.

Para Rossi, deve haver alguma decepção por perder um pódio em casa por apenas três décimos. No entanto, foi um desempenho magnífico do piloto de 41 anos, que agora estará tão determinado como nunca a conquistar o 200º pódio daqui uma semana.

Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT:
“Acho que esta foi uma semana mágica para mim. Tudo estava indo bem, então, ao entrar no dia de hoje, pensei que talvez algo bom fosse possível. Acontece que foi algo ótimo! Nunca ganhei uma corrida de Campeonato Mundial em casa antes, por isso fazê-lo na MotoGP é a maior conquista da minha vida. Estou muito orgulhoso de poder dizer isso. Quero agradecer a todas as pessoas que trabalham comigo, não sou só eu. Essa vitória é resultado do trabalho em equipe. No momento, estou muito orgulhoso do que conquistamos, não apenas hoje, mas em geral. Há sete anos, corria aqui com uma 600, agora ganho uma corrida de MotoGP. É simplesmente incrível, especialmente porque é a primeira corrida com público neste ano. Foi ótimo poder saudar a multidão após a corrida. Fazemos isso por eles, então comemorar com eles foi um sentimento muito bom.”

O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli foi o vencedor da sexta etapa do Mundial de MotoGP - Foto: Petronas SRT
O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli foi o vencedor da sexta etapa do Mundial de MotoGP – Foto: Petronas SRT

Top 10 – Circuito Mundial de Misano, Marco Simoncelli 
1. Franco Morbidelli (Petronas Yamaha SRT)
2. Francesco Bagnaia (Pramac Racing) + 2.217
3. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) + 2.290
4. Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha MotoGP) + 2.643
5. Alex Rins ( Team Suzuki Ecstar) + 4.044
6. Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha MotoGP) + 5.383
7. Andrea Dovizioso (Ducati Team) + 10.358
8. Jack Miller (Pramac Racing) + 11.155
9. Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) + 10.839
10 Pol Espargaro (Red Bull KTM Factory Racing) + 12.030

Classificação do Campeonato após 6 etapas:
1º) Andrea Dovizioso / 76 pontos
2º) Fabio Quartararo  / 70 pontos
3º) Jack Miller / 64 pontos
4º) Joan Mir / 60 pontos
5º) Maverick Viñales / 58 pontos
6º ) Valentino Rossi / 58 pontos
7º) Franco Morbidelli / 57 pontos

O próximo compromisso dos pilotos será no final de semana que vem, com a segunda corrida da rodada dupla no Circuito de Misano.

Deixe uma resposta