Piloto da equipe Honda Racing vence o Rally RN 1500, prova válida pelo Brasileiro de Rally Cross Country com sua CRF 450RX

Tunico Maciel, da equipe Honda Racing, vence a 22ª edição do Rally RN 1500 2020. Crédito: Doni Castilho/Mundo Press
Tunico Maciel, da equipe Honda Racing, vence a 22ª edição do Rally RN 1500 – 2020. Crédito: Doni Castilho/Mundo Press

Após liderar a classificação das motos nos quatro dias de prova com a CRF 450RX, o mineiro Tunico Maciel conquistou o título do 22º Rally RN 1500 neste domingo (13/9), em Mossoró (RN). O piloto da equipe Honda Racing foi o mais rápido no percurso que totalizou 986 quilômetros, sendo 764,4 de trechos cronometrados (especiais). Na classe Brasil, direcionada a produtos de fabricação nacional, o paulista Bissinho Zavatti e a motocicleta Honda CRF 250F dominaram as disputas. A prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country teve início em Campina Grande (PB), na última quinta-feira (10/9), sem acesso do público por conta da pandemia de coronavírus.

A disputa pelo título geral das motos no Rally RN 1500 foi eletrizante. Atual campeão brasileiro da modalidade e bicampeão do Sertões, Tunico Maciel fechou a prova com vitória na última etapa, neste domingo, formada por 245 km (219 de especiais) na região de Mossoró. A performance, somada ao desempenho que rendeu a liderança das motos desde a primeira etapa, foi fundamental para confirmar vitória no duelo acirrado com o francês Adrien Metge, vice-campeão da tradicional prova nordestina.

O francês Adrien Metge, da Yamaha faturou o vice no 22º Rally RN 1500 - Foto: Claudiney Sandro
O francês Adrien Metge, da Yamaha faturou o vice no 22º Rally RN 1500 – Foto: Claudiney Sandro

“Apliquei um ritmo forte desde o início e estava confiante e tranquilo para essa última etapa. A equipe Honda Racing me deixou muito confortável para a batalha final e consegui um ótimo resultado no Rally RN 1500”, comemora Tunico Maciel. “O Adrien é um piloto muito rápido, foi incrível essa nossa disputa, sempre bastante equilibrada. A equipe toda tem papel nesse título, mecânicos, motorista, cozinheiro e todos os meus companheiros de time, a Honda Racing foi muito importante”, destaca.

Completando o pódio, Adrien Metge da Yamaha ficou com a segunda colocação,  Gregório Caselani em terceiro lugar e Jean Azevedo, em quarto, no ranking geral das motos. As colocações dos pilotos foram as mesmas na disputa pela categoria Moto 1 (Super Production). Assim como Maciel, a dupla já está de olho no próximo desafio, o Sertões, que além de ser a principal prova do calendário nacional de rali ainda define os títulos do Campeonato Brasileiro da modalidade.

“Consegui um bom ritmo e deu tudo certo no Rally RN 1500. Sem dúvidas participar da prova também foi muito importante para a preparação do Sertões 2020”, comenta o gaúcho Caselani. Azevedo complementa: “Terminamos mais um Rally RN 1500, foi uma boa prova, ainda mais para a Honda Racing, com a vitória do Tunico. Temos um mês e meio para focar nos treinos e chegar o melhor possível no Sertões, que é o grande desafio da temporada”.

Jean Azevedo em mais uma imagem de cartão postal
Jean Azevedo em mais uma imagem de cartão postal

Com vitória em todas as etapas e títulos nas provas realizadas pelo Brasileiro de Rally Cross Country 2020, Bissinho Zavatti segue como grande destaque da categoria Brasil. De quebra, ele conduziu a motocicleta Honda CRF 250F ao nono lugar da classificação geral das motos no Rally RN 1500, em ranking dominado pelos produtos importados.

“Foi uma prova diferente dos anos anteriores, com menos areia no percurso, mas muito técnica e prazerosa de andar. Foi preciso ter muita atenção na planilha e, no final, conquistei um resultado super positivo. O desempenho no Campeonato Brasileiro mostra que piloto e a CRF 250F estão preparados para os desafios, então que venha o Sertões”, conclui Zavatti.

22º Rally RN 1500 – Resultados extraoficiais

Classificação Geral Motos
1 – #1 – Tunico Maciel – 11:03:28
2 – #21 – Adrien Metge – 11:04:10
3 – #2 – Gregório Caselani – 11:16:57
4 – #4 – Jean Azevedo – 11:24:40
5 – #5 – Tulio Malta – 11:25:45
9 – #11 – Bissinho Zavatti – 12:08:10

Deixe uma resposta