Maio Amarelo – Líder nacional em desenvolvimento de soluções para Sistemas de Transporte Inteligente apoia ações de conscientização, além de fornecer tecnologia para fiscalização, mobilidade e monitoramento urbano

Maio Amarelo - foto: Samuel Wesley Silva
Maio Amarelo – foto ilustrativa: Samuel Wesley Silva

A cada ano, 1,35 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito em todo o mundo, conforme informações divulgadas em 2020, na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela ONU/OMS. Já o Brasil registrou 31.945 vidas perdidas no trânsito em 2019, número mais baixo desde o ano de 2001, segundo dados disponibilizados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Além dos movimentos de conscientização, como o Maio Amarelo, a tecnologia tem sido uma grande aliada para a fiscalização e segurança no trânsito. Líder nacional em desenvolvimento de soluções para Sistemas de Transporte Inteligente, a Pumatronix reforça, neste mês, o seu apoio a iniciativas que visam a segurança no trânsito.

Neste ano, o tema da campanha Maio Amarelo é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito“. A ação tem como apoiador o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), que é ligado à Confederação Nacional do Transporte (CNT).

“Além da mobilização da sociedade durante o mês de maio, também temos a preocupação de manter essa conscientização o ano todo entre nossos colaboradores e parceiros, visto que, no Brasil, uma pessoa morre a cada 15 minutos por causa de acidentes de trânsito, conforme aponta o Observatório Nacional de Segurança Viária. Faz parte da nossa missão zelar pela segurança para a mobilidade”, afirma a coordenadora de marketing da Pumatronix, Juliana Panisson.

Ela ainda destaca que os constantes investimentos em pesquisa em desenvolvimento e inovação resultam em soluções inovadoras para a fiscalização e segurança no trânsito. “A tecnologia atua em favor da prevenção de acidentes, tanto nas cidades quanto nas rodovias. Somos uma empresa que vive diariamente essa inquietude. E, ao conceber nossas soluções, é justamente na prevenção que estamos pensando, somada ao desenvolvimento da cidadania”, aponta Juliana.

Ao oferecer soluções para a fiscalização, mobilidade, monitoramento e segurança, a Pumatronix comprova a sua missão de contribuir com a sociedade, a fim de promover qualidade de vida no trânsito. Ainda sobre o Maio Amarelo, a coordenadora traz uma reflexão: “se todos nós respeitássemos as regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito, teríamos menos mortes e acidentes. Por isso, a visão computacional que desenvolvemos em nossos equipamentos desempenha papel fundamental na solidificação desse cuidado com a sociedade. É praticamente considerar que dispositivos trabalhem em favor da segurança da sociedade.”

Sistemas inteligentes de trânsito contribuem para a redução de acidentes e vítimas no trânsito

O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com mais mortes em acidentes de trânsito no mundo, ficando atrás apenas da China, Índia e Nigéria – os dados são da Organização Mundial da Saúde. Foi pensando em reduzir o índice de imprudências no trânsito que a Pumatronix desenvolveu um sistema de gestão de infrações, o SiGAEM.

A coordenadora de marketing da empresa explica que a combinação de equipamentos de captura e processamento de imagens das placas de veículos (OCR/LPR) com softwares de inteligência artificial faz com que o sistema traga mais eficiência e produtividade ao efetivo humano, que gerencia e monitora o trânsito urbano por entregar informações e evidências das infrações de maneira mais eficiente.  “É como se tivéssemos as lentes de um dispositivo cuidando do trânsito por nós. A sensação de segurança na cidade é única”, relata.

“Homologada pelo INMETRO, a solução realiza a fiscalização de trânsito, sendo capaz de monitorar o avanço de sinal vermelho do semáforo, parada sobre faixa de pedestre, conversão em local proibido, circulação em faixa exclusiva, circulação em horários e locais não permitidos, fuga ou evasão de pesagem obrigatória de veículos, e mesmo a não conservação do veículo na faixa a ele destinada”, esclarece.

Por meio de sistemas como esse, as prefeituras podem reduzir as estatísticas de acidentes e vítimas de trânsito ao trabalhar de forma efetiva a educação viária. “A tecnologia não só resguarda vidas, como também garante a ordem e a segurança da cidade de forma eficiente. Vale destacar ainda que, além do SiGAEM, há um medidor de velocidade que faz a fiscalização junto aos radares e pode ser usado, inclusive, para conscientização no trânsito em locais específicos, próximo a escolas, por exemplo, e o VIGIA-VL fazendo a sincronia perfeita entre semáforos e cruzamentos – tudo em prol da segurança no trânsito. Vivemos o ‘Maio Amarelo’ desde a nossa concepção como empresa, ao desenvolver soluções que otimizam a vida no trânsito e cuidam das pessoas”, finaliza Juliana.

Sobre a empresa – A Pumatronix é uma indústria brasileira, líder em desenvolvimento de soluções para ITS (Sistemas de Transporte Inteligente) de alta tecnologia na captura e processamento de imagens e leitura de placas de veículos (OCR/LPR). Os constantes investimentos em P&D resultam em soluções inovadoras para mobilidade urbana e rodoviária, contribuindo assim para a modernização de Cidades Inteligentes. Saiba mais em: https://pumatronix.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui