Moto elétrica é para os fracos! A Kawasaki está desenvolvendo uma moto que deve utilizar na combinação com elétrica, nada menos que hidrogênio. Ou seja, uma moto a hidrogênio híbrida. A revelação do protótipo foi feita na última semana no Salão de Milão. Além da Ninja a hidrogênio, a marca japonesa apresentou 2 modelos elétricos, em adiantada fase de testes.
Kawasaki: moto híbrida e motor a hidrogênio
![Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) - a moto a hidrogênio híbrida da Kawasaki e o motor ao lado. Foto: EICMA Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) - a moto a hidrogênio híbrida da Kawasaki e o motor ao lado. Foto: EICMA](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Kawasaki-hidrogenio.jpg)
Apesar de parecer estranho, a Kawasaki não é a única marca que estuda uma forma de motor híbrido, combinando o motor elétrico com hidrogênio. A chinesa Xiaomi também aposta nessa forma de combustível até 2025.
O principal benefício desse tipo de motor é a não poluição. O gás que sai do escapamento é praticamente vapor de água. O dióxido de carbono deve ser muito pouco ou praticamente zero.
Sobre o funcionamento, a Kawasaki revelou o seguinte: um compartimento armazena cartuchos de gás hidrogênio. Uma vez esgotado o combustível, esses componentes podem ser removidos e substituídos por outros com hidrogênio.
![Os cartuchos de hidrogênio ocupariam as laterais. Ainda em estudo. Os cartuchos de hidrogênio ocupariam as laterais. Ainda em estudo.](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/moto-hibrida-a-hidrogenio-Ninja-HEV-2.jpg)
O processo é parecido com a troca bateria de uma motocicleta elétrica em uma estação de carregamento. Neste caso, o cartucho contém evidentemente gás hidrogênio.
O modelo de moto híbrida a hidrogênio da Kawasaki recebeu o nome de Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle). Deverá conseguir mudar de forma rápida e fácil do motor a combustão interno para o elétrico! A previsão é de que esteja disponível já em 2024.
![Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) a moto a hidrogênio hibrida e motor elétrico Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) a moto a hidrogênio hibrida e motor elétrico](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/moto-hibrida-a-hidrogenio-Ninja-HEV-3.jpg)
Junto ao modelo híbrido, a Kawasaki apresentou um motor experimental a hidrogênio. Baseado no motor Ninja H2 Supercharged de quatro cilindros que usa injeção direta de hidrogênio comprimido como combustível. O motor a hidrogênio está atualmente sendo testado pela gigante japonesa, sendo que o passo seguinte é colocar essa tecnologia para testar em um protótipo de duas rodas.
![Motor a hidrogênio da Kawasaki Motor a hidrogênio da Kawasaki](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/moto-hibrida-a-hidrogenio-Ninja-HEV-motor-hidrogenio.jpg)
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As motos elétricas da Kawasaki
![Kawasaki apresentou as motos elétricas Z EV (street) e a esportiva Ninja EV, que devem chegar primeiro à Europa em 2023. Fotos: Divulgação/EICMA Kawasaki apresentou as motos elétricas Z EV (street) e a esportiva Ninja EV, que devem chegar primeiro à Europa em 2023](https://tudodemotos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Kawasaki-Z-EV.jpg)
A Kawasaki está determinada a alcançar a neutralidade da emissão de carbono. Para isso, as grande revelações da marca se mostraram principalmente mirando um futuro próximo.
Para o ano que vem, pelo menos dois modelos de motos elétricas deverão ampliar e talvez até finalizar os testes para serem comercializadas, a princípio na Europa. O anuncio foi foi feito pelo próprio presidente da fábrica, sr. Hiroshi Ito.
Junto da naked Z EV (Electric Vehicle), a Kawasaki também apresentou uma versão elétrica esportiva, até o momento chamada de Ninja EV. No entanto, ambos os modelos compartilham o mesmo motor elétrico que utiliza duas baterias com capacidade de 3,0 kWh.
Agora a parte da notícia que deve desanimar muita gente. A Kawasaki afirmou que as motocicletas elétricas deverão ocupar a categoria A1. Na Europa, a categoria A1 é uma licença que (assim como Brasil) a permite conduzir uma motocicleta com cilindrada entre 50 e 125 cc ou potência de até 11 kW. Ou seja, nesse primeiro momento o desempenho da primeira geração da Ninja elétrica não vai chegar nem perto das atuais esportivas da marca. Sua autonomia também precisa melhorar muito. Até o momento, o que se sabe é que fica apenas torno de 80 km rodados!