InícioMarcasHondaHonda XR 300L Tornado 2025 chega em agosto de 2024; Saiba o...

Honda XR 300L Tornado 2025 chega em agosto de 2024; Saiba o preço da nova Off-Road

A Honda divulgou o preço da nova XR 300L Tornado 2025.
A Honda divulgou o preço da nova XR 300L Tornado 2025.

A Honda divulgou o preço da nova XR 300L Tornado 2025. Ela deverá chegar às lojas no próximo mês de agosto custando mais que a versão de entrada da Sahara 300: R$ 27.690.

A nova Honda Tornado 300 chega ao mercado brasileiro resgatando um nome de sucesso, combinando a tecnologia atual com características clássicas que conquistaram boa parte dos motociclistas no passado. Com um motor atualizado, design robusto e um foco na versatilidade, a nova Tornado promete atender tanto ao uso urbano quanto ao off-road.

A Honda XR 300L Tornado 2025 é mais um modelo “com o nome de volta para o passado” que surge como outra aposta da marca por um modelo que alie tradição (e saudosismo) com inovação. A nova Tornado resgata um nome consagrado dos anos 2000, e traz uma série de aprimoramentos técnicos e estéticos que podem posicioná-la como uma das principais opções no segmento on-off do mercado brasileiro.

Mas na parte financeira, se havia alguma esperança de que ela ficasse mais barata que a XRE 300 Sahara, para concorrer com a Yamaha Lander 250, a Honda Brasil tratou de enterrar essa expectativa. O “preço sugerido” acabou ficando quase R$ 2 mil reais a mais que o modelo da Yamaha e exatamente igual ao modelo Rally da Sahara, que é a versão intermediária.

A nova XR 300L Tornado 2025 foi projetada para atender tanto aos “trilheiros” quanto aos que utilizam a motocicleta no dia a dia. Com um chassi derivado da Honda CRF 250F, a moto se destaca pela robustez e eficiência ciclística. Essa estrutura tubular de aço é complementada por componentes de alta especificação técnica, como suspensões de longo curso, rodas raiadas de alumínio e freios ABS.

O motor da XR 300L Tornado 2025, compartilhado com a Sahara 300, recebeu ajustes específicos para melhorar a performance, segundo a Honda. Comparado ao modelo anterior, o motor atual oferece um ganho significativo em potência e torque, mantendo-se dentro das normas ambientais. Além disso, a nova Tornado ganhou câmbio de seis velocidades, dando um desafogo para o motor.

Honda XR 300L Tornado 2025: deverá agradar aos trilheiros
Honda XR 300L Tornado 2025: deverá agradar aos trilheiros

Características Técnicas

A XR 300L Tornado 2025 se destaca pelo chassi derivado da CRF 250F, como já dissemos. Isso dá ao modelo uma melhor performance off-road. O chassi tubular de aço é acompanhado de suspensões de longo curso e rodas raiadas, com aro de alumínio de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, ideais para enfrentar terrenos acidentados.

O motor é o mesmo da XRE 300 Sahara, de 293,5 cm³, SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, que foi ajustado para otimizar a performance da Tornado 2025. Com a tecnologia FlexOne, que permite o uso de gasolina ou etanol, o motor entrega 24,8 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgf.m de torque a 5.750 rpm (etanol). A transmissão de seis marchas, equipada com embreagem deslizante e assistida, garante trocas de marcha suaves e seguras, especialmente em reduções extremas.

Design e Ergonomia

O design da XR 300L Tornado 2025 carrega toda a herança dos modelos off-road. O assento plano, que se estende até a parte posterior do tanque, facilita a movimentação do piloto em trilhas. A moto também apresenta coifas de proteção para as bengalas da suspensão dianteira e aros com predisposição para travas de pneu, destacando sua vocação para o uso fora de estrada.

Segundo a Honda, a ergonomia foi projetada para garantir conforto tanto em uso urbano quanto off-road. O painel totalmente digital oferece diversas informações, incluindo indicador de marcha, marcador de nível de combustível e conta-giros, com cinco níveis de controle de luminosidade. A altura do banco, de 890 mm, e a elevada distância livre do solo, de 268 mm, são medidas que favorecem o desempenho em terrenos desafiadores.

Desempenho e Ciclística

A escolha do chassi tipo berço semiduplo fechado reforça a robustez e a agilidade da nova Tornado 2025. As suspensões, projetadas para uso extremo, incluem um garfo dianteiro telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso, além de uma suspensão traseira Pro-Link com conjunto mola/amortecedor regulável.

Na parte de freio, freios a disco com ABS de duplo canal, com um disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e um traseiro de 220 mm. O peso a seco da nova Tornado é de 143 kg. Isso é 4 kg mais leve que a versão de entrada da Sahara 300 e 10 kg a menos que a Yamaha Lander.

Disponibilidade e Preço

A Honda XR 300L Tornado 2025 estará disponível nas concessionárias a partir de agosto de 2024, com preço sugerido de R$ 27.690,00, sem incluir despesas de frete ou seguro. A garantia oferecida é de três anos, sem limite de quilometragem, e inclui óleo Pro Honda grátis em sete revisões.

Especificações Técnicas da Honda XR 300L Tornado 2025

Motor

Tipo: OHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento a ar.
Cilindrada: 293,5 cc
Diâmetro x curso: 77,0 x 63,0 mm
Potência máxima: 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina)/ 24,8 cv a 7.500 rpm (etanol)
Torque máximo: 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina)/ 2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão: 9,3: 1
Sistema de lubrificação: Forçada, por bomba trocoidal
Transmissão: Seis velocidades
Embreagem: Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida: Elétrica
Combustível: Gasolina / Etanol

Sistema elétrico

Ignição: Eletrônica
Bateria: 12 V – 5 Ah
Farol: LED

Chassi

Tipo: Berço Semi Duplo
Suspensão dianteira / curso: Garfo telescópico / 245 mm
Suspensão traseira / curso: Pro-Link / 227 mm
Freio dianteiro / diâmetro: Disco / 256 mm
Freio traseiro / diâmetro: Disco / 220 mm
Pneu dianteiro: 90/90 21M/C (54S)
Pneu traseiro: 120/80 18M/C (62S)

Características

Comprimento x largura x altura: 2.201 mm x 828 mm x 1.298 mm
Distância entre eixos: 1.429 mm
Distância mínima do solo: 268 mm
Altura do assento: 890 mm
Capacidade do tanque: 13,8 litros (3,7 litros para a reserva)
Óleo do Motor: 2,0 litros (1,5 litros p/troca)
Peso seco: 143 kg

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.