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Honda Sahara 300 é lançada em 3 versões; conheça a nova trail com fotos e ficha técnica

A aguardada Honda Sahara 300 foi oficialmente lançada no Brasil neste 17 de novembro de 2023, marcando a terceira geração dessa trail que passa por uma reformulação completa e é apresentada em 3 versões.

Honda Sahara 300 2024 é lançada nas versões Standard, Rally e Adventure
Honda Sahara 300 2024 é lançada nas versões Adventure, Rally e Standard

Apesar de oficialmente estar substituindo a XRE 300, o nome passa a ser apenas Honda Sahara 300, sem o “XRE”. A Honda Brasil finalmente revelou detalhes sobre o motor, potência, câmbio, suspensões e a ficha técnica. O preço ainda não foi anunciado, a expectativa é que isso aconteça ainda em novembro, com a produção iniciando no final deste mês e as vendas começando em dezembro.

A Sahara vai além de ser uma nova geração da XRE 300; é uma moto completamente reinventada. Seu design, chassi, motor e câmbio são totalmente distintos do modelo anterior, apresentando carenagens mais angulosas e linhas harmoniosas.

Herança da CRF 250F

O quadro e a balança traseira da Sahara foram herdados da CRF 250F, um modelo voltado para trilhas. As melhorias nas suspensões incluem um monoamortecedor traseiro com sete níveis de ajuste na pré-carga da mola e um garfo telescópico dianteiro com molas e válvulas retrabalhadas.

É importante mencionar que adaptações foram realizadas para integrar esse chassi à proposta da trail, incluindo a adição de um subchassi na parte traseira.

O peso final da moto é de 147 kg nas opções sem acessórios, representando uma redução de quase 2 kg em relação à XRE 300. Esse é um aspecto relevante, contribuindo para a agilidade e desempenho da Sahara.

Monoamortecedor traseiro Pro-Link
Monoamortecedor traseiro Pro-Link

Suspensões e Peso Reduzido

No que diz respeito às suspensões, embora os cursos tenham sido mantidos, a Sahara 300 apresenta conjuntos totalmente novos. A expectativa por uma suspensão do tipo invertida não aconteceu; em vez disso, foram mantidas as bengalas telescópicas com 240 mm de curso na dianteira.

Na traseira, a moto conta com um sistema monoamortecido Pro-Link, agora com ajustes de pré-carga. Essa configuração proporciona uma resposta eficiente em terrenos variados, mantendo o equilíbrio entre conforto e desempenho.

Honda Sahara 300 2024 - Versão Adventure
Honda Sahara 300 2024 – Versão Adventure

Aprimoramentos Técnicos

Destaca-se também que a suspensão dianteira passou por alterações, com uma redução no ângulo de cáster. Além disso, o entreixos da moto foi levemente aumentado, atingindo 1.425 mm. Essas modificações visam otimizar a estabilidade e a dirigibilidade da Sahara 300, especialmente em condições off-road.

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Motorização

A Honda Sahara 300 é impulsionada por um motor monocilíndrico de 293,5 cc, com 25,2 cavalos a 7.500 rpm com etanol. O motor é Flex, derivado da CB 300F Twister, mas com um ligeiro aumento de rendimento devido a ajustes específicos para a Sahara.

Além do aumento na potência, a XRE 300 Sahara se destaca pelo torque superior, embora a uma rotação mais elevada. A moto trail oferece 2,74 mkgf a 5.750 rpm, em comparação aos 2,6 mkgf a 5.500 giros da Twister. Essa diferença favorece o desempenho em situações off-road, proporcionando uma resposta mais robusta em rotações mais altas.

Houve uma mudança na concepção do motor, passando do antigo DOHC, com comando de válvulas duplo no cabeçote, para o OHC. Embora a comparação com a XRE 300 2023 revele reduções de potência e torque, a marca assegura uma entrega mais contundente em baixas rotações.

Honda Sahara 300 2024: motor derivado da CB 300F Twister
Honda Sahara 300 2024: motor derivado da CB 300F Twister

A Honda Sahara 300 adota um câmbio de seis marchas, um avanço em relação à XRE 300 que conta com cinco marchas. Essa atualização não apenas amplia a faixa de utilização do motor, mas também contribui para uma experiência de condução mais versátil.

Uma inovação no conjunto mecânico da Honda Sahara 300 é a embreagem assistida e deslizante. Essa tecnologia não apenas facilita as trocas de marcha, mas também previne o travamento da roda traseira em situações de redução abrupta de marcha, melhorando a segurança e o controle durante a pilotagem.

Tecnologia

No aspecto tecnológico, a nova Honda Sahara 300 oferece conveniência com uma entrada USB-C localizada no guidão, permitindo o carregamento de dispositivos móveis durante o percurso. Além disso, o novo painel 100% digital proporciona informações detalhadas sobre o desempenho da moto, garantindo uma experiência de pilotagem informada e conectada.

Honda Sahara 300: painel 100% digital e entrada USB
Honda Sahara 300: painel 100% digital e entrada USB

Iluminação Avançada: Conjunto Óptico FULL LED

A iluminação da Honda Sahara 300 adota a tecnologia FULL LED, abrangendo farol, lanternas e piscas. Essa escolha não apenas aprimora a visibilidade do piloto, mas também contribui para a estética moderna e sofisticada da moto.

Segurança em Destaque: Sistema ESS (Emergency Stop Signal)

Para reforçar a segurança, a XRE 300 Sahara incorpora o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que emite sinais de alerta em frenagens de emergência. Esse recurso adiciona uma camada extra de segurança, proporcionando uma resposta rápida em situações críticas na estrada.

Freios, Rodas e Pneus

Em relação ao sistema de freios, a Honda Sahara 300 passou por aprimoramentos significativos, mantendo o cáliper traseiro, mas introduzindo discos novos. O disco dianteiro agora possui um diâmetro de 256 mm, enquanto o disco traseiro apresenta 220 mm. Essa atualização visa aprimorar a eficiência de frenagem e proporcionar maior controle ao piloto.

Além disso, a moto está equipada com um sistema de ABS nas duas rodas, elevando os padrões de segurança. O ABS contribui para evitar o travamento das rodas durante frenagens bruscas, garantindo uma condução mais estável e segura em diversas condições de terreno.

Sistema ABS nas duas rodas
Sistema ABS nas duas rodas

As rodas, mantém as medidas anteriores de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, são confeccionadas em alumínio. Calçadas com pneus Metzeler Karoo Street, com medidas de 90/90-21 na frente e 120/80-18 na traseira.

Versões e Cores

Quanto às opções de cores e versões, a nova Honda XRE 300 Sahara estará disponível em três modelos distintos.

  1. Padrão (Standard): Pintura metálica em cinza, grafismos discretos e um para-brisa baixo e escurecido.
Standard
Standard – metálica em cinza
  1. Rally: Cores tradicionais vermelha, preta e branca, com freios a disco e ABS em ambas as rodas.
Rally - cores vermelha, preta e branca
Rally – cores vermelha, preta e branca
  1. Adventure: Versão única, a princípio a versão mais completa da Honda Sahara 300.
Adventure - bege/ areia
Adventure – bege/ areia

Ainda que o preço não tenha sido divulgado, a expectativa é que a versão Adventure seja a opção mais premium da linha, refletindo nas suas características adicionais. Os preços deverão ser divulgados ainda neste mês de novembro de 2023.

Honda Sahara 300 – Ficha Técnica

Motor: Um cilindro, OHC, arrefecimento a ar
Capacidade cúbica: 293,55 cm³
Potência máxima (declarada): 24,8 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 25,2 cv a 7.500 rpm (etanol)
Torque máximo (declarado): 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina) 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
Câmbio: Seis marchas
Embreagem: multidisco em banho de óleo, assistida e deslizante
Transmissão final: corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Berço semiduplo em aço
Suspensão dianteira: Garfos telescópicos convencionais com 245 mm de curso
Suspensão traseira: Balança de alumínio com monoamortecedor fixado por links com 225 mm de curso
Freio dianteiro: Disco simples de 256 mm de diâmetro (ABS)
Freio traseiro: Disco simples de 220 mm de diâmetro (ABS)
Pneus: Metzeler Karoo Street – 90/90-21 (D)/ 120/80-18 (T)
Comprimento: 2.193 mm
Largura: 829 mm
Altura: 1.270 mm
Distância entre-eixos: 1.425 mm
Distância do solo: 269 mm
Altura do assento 859 mm
Peso a seco: 147 kg/ 149 kg Adventure
Tanque de combustível: 13,8 litros

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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