InícioNotíciasLançamentosYamaha MT-03 é lançada no Brasil, com motor de 321cc

Yamaha MT-03 é lançada no Brasil, com motor de 321cc

Com o DNA da MT-09 e MT-07, a MT-03 entrega performance e agilidade para o uso urbano

Yamaha MT-03 - Black Metallic (preta)
Yamaha MT-03 – Black Metallic (preta)

A MT-03, produzida em Manaus, pode ser resumida como uma naked que entrega agilidade, performance, beleza e um ponto muito importante: uma ótima pilotagem, principal atributo da família MT.

O motor da MT-03 é o mesmo da YZF-R3. Um bicilíndrico em linha com capacidade cúbica de 321cc, duplo comando (DOHC – Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica. Potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.

Yamaha MT 03 – Tecnologia e Eletrônica

Para atingir o objetivo de uma moto leve, a Yamaha aplicou em sua produção processos modernos e materiais nobres, como pistões de alumínio forjado (semelhantes aos das motos de competição) e o cilindro, com tecnologia Yamaha DiASil, que consiste em uma liga de alumínio e silício que proporciona menos vibração, melhor dissipação de calor e desempenho incrível. O resultado é uma motocicleta de 166 kg na versão STD e 169 kg em ABS.

O ponto forte do MT-03 está na eletrônica. Uma unidade de controle de 16 bits controla o moderno sistema de admissão, que, juntamente com a injeção eletrônica, consegue atingir rapidamente a mistura ar/ combustível durante a combustão. O resultado é mais eficiência, consumo de combustível mais equilibrado e potencia e torque mais expressivos. Na prática você pode ver isso na resposta rápida do acelerador, na potência em baixas e médias rotações e em rotações mais altas.

O escapamento da MT 03 é do tipo 2 x 1
O escapamento da MT 03 é do tipo 2 x 1

O escape MT-03 é tipo 2 x 1 com um sistema de câmara alargada para reduzir o ruído e melhorar a eficiência. A ponteira é compacta e fica próximo ao centro do chassi para centralização de massa. Isso garante o equilíbrio entre a pilotagem esportiva e estabilidade.

Para oferecer toda a agilidade e velocidade que a MT-03 tem a oferecer, a Yamaha desenvolveu um chassi moderno e compacto feito de aço tipo diamante que oferece resistência e leveza.

Suspensão traseira, do tipo monocross
Suspensão traseira, do tipo monocross

Na frente, o MT-03 usa um garfo telescópico com 130 mm de curso e tubos internos de 41 mm. Isso resulta em mais controle e estabilidade devido à maior força e resistência à torção. A suspensão traseira é tipo monocross, tem um único amortecedor com sete configurações de pré-carga da mola que permitem que ela seja ajustada com base no peso, terreno ou estilo de condução.

Segurança nos freios em duas versões: Standard e ABS
Segurança nos freios em duas versões: Standard e ABS

O curso da roda é de 125 mm e balança – assimétrica -, além de resistente, tem design moderno. Seu comprimento é de 573 mm, o que confere à MT-03 a mesma relação de entre-eixos da R1 2014. O fato de ser longo reduz a variação do ângulo da balança em relação ao solo nas curvas ou nas acelerações e desacelerações, resultando em maior eficiência na transferência de potência para a roda traseira.

A MT-03 estará disponível em duas versões, a Standard e a ABS. Em ambas, o sistema dianteiro é composto por um disco ventilado do tipo flutuante, com 298mm de diâmetro e pinça de duplo pistão. Na traseira, o disco ventilado é de 220mm, e a pinça com pistão único.

MT 03 Matt Silver (Prata fosco e Azul)
MT 03 Matt Silver (Prata fosco e Azul)

Cores e preço da MT-03

A MT-03 chega com três versões de cores: a Matt Silver (Prata fosco e Azul); Red Metallic (Vermelha e laranja) e a Black Metallic (preta) que confere visual mais discreto, dando a motocicleta aspecto mais sofisticado.

O modelo de entrada da família MT estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da segunda quinzena de MAIO/2016. O preço sugerido para a versão Standard é de R$ 18.790,00 + frete, e para a versão ABS, de R$ 20.790,00 + frete.

Yamaha MT-03 Red Metallic (Vermelha e laranja)
Yamaha MT-03 Red Metallic (Vermelha e laranja)

Ficha Técnica MT-03 e MT-03 ABS

Peso e Dimensões
Comprimento Total: 2.090 mm
Largura Total: 745 mm
Altura Total: 1.035mm
Altura do assento: 780 mm
Distância entre-eixos: 1.390 mm
Altura Mínima do solo: 160 mm
Peso seco*: 150 kg
Peso líquido*: 166 kg / 169 (com ABS)
Raio mínimo de giro: 2.700 mm

Motor
Refrigeração líquida, 4 Tempos, DOHC, 8 válvulas
Cilindros: 2
Cilindrada real: 320,6 cm3
Diâmetro X Curso: 68 × 44.1 mm
Taxa de Compressão: 11,2 : 1
Potência Máxima: 42,01 cv (10.750 rpm)
Torque Máximo: 3,02 kgf.m / 9.000 rpm
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de Lubrificação: Cárter Úmido
Capacidade do Óleo do Motor: 2,4 L
Tipo de Combustível: Gasolina
Capacidade do Tanque (reserva): 14 L (3 L)
Tipo de alimentação: Injeção Eletrônica

Transmissão
Transmissão Primária: Engrenagens
Transmissão Secundária: Corrente
Tipo de Embreagem: Úmida, Multi-Disco

Relação
6 velocidades

Chassis
Tipo: Diamante
Ângulo do Cáster: 25° 0′
Trail: 95 mm
Pneu Dianteiro: 17M/C × MT2.75
Pneu Traseiro: 17M/C × MT4.00

Freios
Dianteiro:
Disco hidráulico (Sem ABS)/ Disco hidráulico com sistema antibloqueio (ABS)
Diâmetro dos discos Dianteiros (externo): 298 mm

Traseiro:
Disco hidráulico (Sem ABS)/ Disco hidráulico com sistema antibloqueio (ABS)
Diâmetro do disco Traseiro: 220 mm

Suspensão
Dianteira: Garfo telescópico
Curso da Roda: 130 mm
Traseira: Balança Traseira
Curso da Roda Traseira: 125mm

Elétrica
Sistema de Ignição: TCI (Transistor controlled ignition)
Bateria: 12v 6 Ah

Painel Multifuncional
• Velocímetro
• Hodômetro Total
• Hodômetros Parciais (1 e 2)
• Hodômetro de Reserva de Combustível
• Hodômetro de Óleo
• Indicador de Combustível
• Consumo Instantâneo de Combustível
• Consumo Médio de Combustível
• Indicador de Marcha
• Indicador de Temperatura
• Relógio
• Luz Indicadora de marcha
• Visor do Controle de Luminosidade

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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