Enduro da Independência, o mais famoso do país está confirmado e parte da Estância Hidromineral de Socorro (SP) com destino ao sul de Minas Gerais.

Enduro da Independência -  de 3 a 7 setembro - Foto: VGCOM - Misto Quente - Léo Tavares
Enduro da Independência – de 3 a 7 setembro – Foto: VGCOM – Misto Quente – Léo Tavares

De 3 a 7 de setembro, percorrendo novas trilhas no Circuito das Águas Paulistas e Mineiras, a 38ª edição do Enduro da Independência terá novos desafios para os pilotos e novo formato de cobertura, como explica Lucio Ribeiro, um dos coordenadores do evento. “Toda transmissão será online e o foco do evento este ano será única e exclusivamente na competição. Atendendo aos protocolos de segurança não serão realizadas atividades para o público, que não poderá acompanhar presencialmente esta edição do Enduro”.

Um dos mais aguardados eventos dentro do projeto Socorro, Destino Duas Rodas, o Enduro da Independência acontece desde 1983, data em que foi recriada a última viagem de Dom Pedro I saindo do Rio de Janeiro com destino a Vila Rica, em roteiro que ficaria conhecido como caminho novo da Estrada Real, pouco antes da proclamação da Independência e o famoso grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822. De lá para cá o percurso foi adaptado em função da logística para acomodar uma caravana itinerante. São mais de 2 mil pessoas apenas entre pilotos, apoios, mecânicos, organizadores e outras.

Começa hoje o 38º Enduro da IndependênciaPrevista para o dia 3, a cerimônia de abertura será realizada em Socorro (SP), na sequência o primeiro dia de prova, que terá aproximadamente 117km. No sábado (05/09) a caravana deixa a cidade rumo a Itajubá (MG), longos 237km separam o pórtico de largada e o de chegada neste trecho da competição. No domingo o desgaste físico é colocado à prova. Os competidores encaram outros 158km em rota que liga Itajubá a Caxambu (MG), uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais e conhecida também assim como Socorro, como importante estância hidromineral. No último dia de competição, 7 de setembro, os pilotos fazem o esforço final e completam mais 123km de percurso num dos mais duros enduros do país e são premiados após a linha de chegada.

Para quem não está familiarizado com a modalidade, o Enduro de Regularidade é um tipo de competição fora de estrada bastante difundida no Brasil. Uma prova de longa duração onde atingir o máximo de velocidade não é fator principal. Dividida em categorias, a prova consiste em roteiro pré-estabelecido e entregue aos pilotos sob a forma de planilha, com indicação da rota a ser seguida e que pode ser composta por trilhas, estradas, travessias de riachos e uma variedade de obstáculos, incluindo a velocidade que devem conduzir em cada trecho. Vence aquele que cumprir as determinações da planilha da forma mais rigorosa possível, respeitando os limites de velocidade indicados, sem atrasar ou adiantar nos pontos de checagem.

Enduro da Independência -  Foto: VGCOM - Misto Quente - Léo Tavares
Enduro da Independência – Foto: VGCOM – Misto Quente – Léo Tavares

“Aguardávamos ansiosamente a liberação das competições para poder confirmar a realização do Enduro. Este é um dos maiores eventos que a cidade de Socorro sediará este ano, todo levantamento de rotas, logística e burocracias organizacionais começaram ainda em 2019, quando selamos um acordo com a organização no lançamento do calendário de eventos, durante o Salão Duas Rodas”, comenta Luciano Peixoto, coordenador do projeto Socorro, Destino Duas Rodas.

“Esta será uma edição atípica, onde daremos ênfase à competição restringindo as atividades com público, seguindo as diretrizes da confederação (CBM), dos órgãos de saúde e OMS. Ainda assim, preparamos diversas novidades para o público que é sempre tão presente e participante no EI conseguir se sentir na trilha conosco, mesmo sem sair de casa”, comenta Lucio Ribeiro, um dos coordenadores do evento.

Enduro da Independência -  Foto: VGCOM - Misto Quente - Léo Tavares
Enduro da Independência – Foto: VGCOM – Misto Quente – Léo Tavares

Medidas de precaução:   A coordenação da competição elaborou uma série de medidas a serem adotadas de forma obrigatória por pilotos e equipes de apoio, em que são estabelecidas as diversas formas de precaução em função do momento. As medidas, de amplo alcance, foram adotadas em consonância com os cuidados indispensáveis ao enfrentamento da pandemia e todos os envolvidos com a competição terão que segui-las.

Serviço:
38º Enduro da Independência

Data: 3 a 7 setembro 2020
Largada: Socorro – SP
Chegada: Caxambu – MG
Saiba mais sobre a competição:   endurodaindependencia.com

Sobre: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, polo dos aventureiros especiais, uma das nove a integrar o Circuito das Águas Paulista. Especializada em turismo sustentável, ecoturismo e atividades de aventura. Gastronomia, lazer e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas, certificação pelo Ministério do Turismo, mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público

Site oficial: socorrodestinoduasrodas.com.br

Por: VGCom

Deixe uma resposta