A Honda apresentou essa semana no Salão de Milão a nova versão de um dos grandes nomes da marca: a XL 750 Transalp. Agora sem o motor em “V”, que foi sua marca registrada nos modelos anteriores até 2014. Por outro lado, possui um grande pacote tecnológico.
Mais uma apresentação de peso no EICMA 2022. Dessa vez, um nome que fez bastante sucesso tanto na Europa quanto no Brasil. Nada menos que a Transalp. Agora com o nome de XL 750 Transalp 2023. Para os saudosistas, pouca coisa além do nome e do grafismo vão encontrar de semelhança com a big trail do passado. Isso porque o novo modelo abandou o motor em “V” que era uma de suas marcas registradas, e adotou o mesmo motor bicilíndrico paralelo de 755cc da nova Hornet 2023.
O motor 2 cilindros em linha de 755cc é quase idêntico entre a Transalp 2023 e a Hornet 2023, com exceção do acelerador eletrônico (Ride-By-Wire) que está ajustado para uma resposta um pouco mais suave na XL 750 Transalp. Fora isso, a potência é exatamente a mesma em ambos os casos: 92 cv a 9.500 rpm e 75 Nm a 7.250 rpm.
Pacote Tecnológico
Já em termos de tecnologia, o pacote é realmente bom. No painel, um display de instrumentos colorido de 5 polegadas fornece a interface para controlar os kits eletrônicos da nova Transalp 2023, apresentando a mesma gama de possibilidades dos outros modelos atuais da Honda. Do mesmo modo os interruptores do guidão e especialmente do lado esquerdo, onde a maioria dos controles da tela está alojada.
O gerenciamento eletrônico do motor permite que o piloto pode escolha entre quatro modos de pilotagem predefinidos que ajustam a potência do motor, frenagem, controle de tração e ABS. Além dos modos esportivo, padrão, chuva e cascalho, existe um modo que pode ser definido pelo usuário, onde o piloto pode salvar qualquer combinação que não esteja coberta pelas predefinições.Equipada com suspensão não ajustável que proporciona deslocamento adequado para off-road; 200 mm para os garfos Showa SFF-CA e 190 mm para o monoamortecedor traseiro Showa. A altura ao solo é de 210 mm para manter a parte inferior da moto relativamente segura de terrenos acidentados.
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Apesar da postura alta, a altura do assento fica em 850 mm, acessível o suficiente para a maioria das pessoas e criando uma posição de pilotagem segura para a nova XL 750 Transalp.
Além dos recursos eletrônicos do motor, ela inclui também uma unidade de comunicação Bluetooth que habilita o sistema de controle por voz (Honda) do smartphone, sinais de parada de emergência e indicadores de autocancelamento.
Até o momento a Honda não se pronunciou a respeito do preço. Existe uma esperança de que o novo modelo possa também ser apresentado no Brasil, já que a sua terceira geração marcou presença por aqui entre os anos de 2011 e 2014. Porém até o momento são apenas suposições e especulações. Nada oficial até o momento.
As cores da nova XL 750 Transalp são: Branco (Padrão), Preto Fosco Metálico, e Cinza Fosco Metálico.