O turco Kenan Sofuoglu já havia escrito seu nome na história do motociclismo mundial: tetracampeão mundial da Supersport e atual líder da temporada 2016 na categoria é sem dúvida um dos mais bem sucedidos pilotos do seu país. Mas agora ele também deve entrar para o livro dos recordes: Sofuoglu chegou a 400 km/h com a Kawasaki Ninja H2R, a superesportiva de 321 cv vindos do seu motor quatro cilindros de 1.000 cc superalimentado (supercharged).
A façanha foi alcançada dia 30 de junho, na inauguração da ponte Ozman Gazi. Com 2.682 metros de extensão, é a quarta maior ponte suspensa do mundo e atravessa a baía de Izmit, localizada a 50 km de Istambul, a maior cidade da Turquia.
Para alcançar tal feito, Sofuoglu e sua Ninja H2R precisaram de pneus com compostos especiais feitos pela Pirelli; um combustível desenvolvido especialmente pela ELF para que o motor entregasse ainda mais potência do que os 321 cv (!) e a fabricante de equipamentos Rev’it confeccionou um macacão especial que oferecesse menos resistência ao ar, porém com o mesmo nível de proteção.
Mas a grande preocupação era mesmo com aos pneus: Sofuoglu teria somente 30 segundos para atingir os 400 km/h. Caso não conseguisse, teria de desistir, pois os pneus não aguentariam mais tempo em velocidades tão altas e poderiam estourar. Mas, felizmente, o turco foi bem sucedido e quebrou o recorde de velocidade com a H2R.
Por Arthur Caldeira – Infomoto