Segundo os jornalistas japoneses da Young-Machine, a Yamaha R9 deverá ser lançada ainda em 2024, no lugar da R1. Será mesmo?
Parece algo fora da realidade. Afinal, porque a Yamaha iria tirar a R1 de circulação? Um dos maiores sucessos mundiais da marca! Enfim, no Brasil a R1 já não existe mais desde 2016, quando chegou custando, na época R$ 126 mil reais.
Razões para isso não faltam. Ultimamente a R1 está sendo comercializada no mercado europeu. E sua última atualização aconteceu em 2022. Está bastante defasada. Aparentemente a Yamaha está deixando essa “filha” morrer. A razão seria o Euro5+, o programa de despoluição do velho continente, onde a R1 já não consegue mais se encaixar, e uma possível atualização do modelo parece ser inviável.
No final do mês passado, um comunicado da Yamaha UK (Reino Unido) deixou os fãs europeus da R1 ainda mais preocupados:
“A Yamaha continua totalmente empenhada em competir com a R1 nas principais corridas de produção realizadas em todo o mundo, incluindo o Campeonato do Mundo de Superbike da FIM (WSBK) e o Campeonato do Mundo de Endurance (EWC). Esta iniciativa também se estende ao apoio a equipas e utilizadores que continuam a competir com o modelo superdesportivo emblemático da Yamaha.”
“A produção da R1 continuará, assim como o programa de desenvolvimento que conquistou títulos mundiais no WSBK e no EWC. Continua a ser uma escolha popular para aqueles que querem aprimorar as suas habilidades. Portanto, dado o desafio de cumprir os requisitos de homologação Euro 5+, planejamos lançar uma R1 com especificações de pista, semelhante à R6, a partir de 2025.”
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Basicamente, o comunicado revela duas coisas: a primeira que a R1 comercializada no mercado europeu não deverá mais acontecer até 2025 e a segunda, é para os fãs da MotoGP. Só foram citados no comunicado o Mundial de Superbike e o Endurance. Ou seja, pode ser que o modelo baseado atualmente na R1, seja substituído também na MotoGP (será??).
Sobre a Yamaha R9
Algumas publicações europeias já dão como certo o lançamento da Yamaha R9 ainda neste ano de 2024. E não apenas a YZF-R9, mas também a versão R9M, que será uma versão mais “apimentada”, ideal para as pistas e onde possivelmente a MotoGP utilizaria como base a partir de 2025.
No último Salão de Milão de 2023, a Yamaha apresentou a XSR900 GP, um modelo retrô, que lembrava os antigos modelos de competição da Yamaha, mas já com um motor 890cc adaptado às novas normas europeias e que deve servir de base para todos os outros futuros lançamentos da marca como a nova Yamaha R9, a R9M, a MT09, Tracer 9 GT+ e a XSR900. Isso é praticamente uma “afirmação” do site português Moto Mais.
Já os japoneses do site Young-Machine acreditam que acontecerá sim a troca, mas ainda não dão como certa a data. Possibilidade para 2024 ou 2025. Para eles, a nova Yamaha R9 seria bem mais próxima da YZF-R6, de um visual moderno, com asas, um farol minúsculo em LED, suspensões, freios e a parte eletrônica totalmente atualizados. A Young-Machine não “prevê” uma R9M, como acreditam os europeus.
Sobre motor, a expectativa por parte dos europeus é de que a futura R9 ofereça pelo menos 120 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 94 Nm a 7.300 rpm. O peso, em torno de 195kg.
Em relação ao nome e a marca YZF-R9, a Yamaha tem o registro desde 2022, conforme destaca o site Financial Express. Esperava-se que a nova superesportiva fosse lançada no ano passado, mas uma das prováveis causas do atraso, pode ter sido a atualização e revisão mecânica da MT-09, também para cumprir as exigências da Euro5+. A nova naked foi lançada no ano passado e teria preferência de atualizações por já estar no mercado.
Como dizem, onde há fumaça, pode haver fogo. Ano passado a Honda apresentou uma série de lançamentos quentes. Quem sabe neste ano seja a vez da Yamaha? Salão de Milão 2024 está logo ali.