A Suzuki GSX-8R chega ao Brasil com um motor bicilíndrico potente, design aerodinâmico e tecnologia avançada. O moto (irmã da GSX-8S) deverá chegar às lojas neste mês de março.

A Suzuki Motos do Brasil anunciou oficialmente a chegada da GSX-8R, um lançamento bastante aguardado pelos fãs da marca. A nova esportiva é a versão carenada da GSX-8S, naked que já está mercado nacional desde o ano passado. A GSX-8R promete combinar desempenho esportivo com conforto e tecnologia, oferecendo uma opção diferenciada dentro da categoria.
A data marcada (inicialmente) para o lançamento oficial e chegada às concessionárias brasileiras é 13 de março de 2025. A expectativa é que o modelo se torne uma alternativa interessante para motociclistas que buscam uma esportiva, moderna e equilibrada.

Potência e Desempenho
A GSX-8R compartilha a mesma base mecânica da GSX-8S, mas traz alguns diferenciais. Seu motor bicilíndrico paralelo de 776 cm³, refrigerado a líquido, gera 84 cv a 8.500 rpm e um torque de 7,95 kgf.m a 6.800 rpm. Pouca coisa, mas são 2 cv a mais em relação à GSX-8S.
O modelo adota um virabrequim a 270º, que melhora a entrega de potência e proporciona um ronco encorpado, semelhante ao de um motor em V. Além disso, a tecnologia “Suzuki Cross Balancer” reduz vibrações (segundo a marca), garantindo uma condução mais suave, principalmente em baixas e médias rotações.
A transmissão conta com câmbio de seis marchas e sistema de embreagem assistida (SCAS), que diminui o esforço no manete e evita travamentos da roda traseira. Outro destaque é o quickshifter bidirecional de série, que permite trocas de marcha sem uso da embreagem, tornando a pilotagem mais dinâmica.
Aerodinâmica e Conforto
O grande diferencial da GSX-8R em relação à sua versão naked está na carenagem integral, que não apenas melhora a aerodinâmica, mas também oferece maior proteção contra o vento. Esse fator contribui para mais conforto em viagens longas e melhor estabilidade em altas velocidades.
O chassi em treliça de aço proporciona um equilíbrio entre rigidez e leveza. A suspensão dianteira é equipada com garfo invertido Showa SFF-BP de 41 mm, enquanto na traseira um monoamortecedor Showa ajustável completa o conjunto. Essas características garantem um rodar refinado, absorvendo bem as irregularidades do asfalto.

Os freios contam com discos duplos de 310 mm na dianteira, equipados com pinças radiais Nissin, além de um disco simples na traseira. O modelo roda em pneus esportivos de 17 polegadas, garantindo aderência nas mais diversas condições de pilotagem.
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Tecnologia de Ponta para Mais Segurança
A Suzuki equipou a GSX-8R com um painel TFT colorido de 5 polegadas, garantindo uma interface moderna e de fácil leitura. O modelo também traz o Suzuki Intelligent Ride System (SIRS), que engloba os sistemas Suzuki Drive Mode Selector (SDMS) e Suzuki Traction Control System (STCS).
Os três modos de condução permitem ao piloto personalizar a resposta do acelerador:
- Modo A: entrega mais agressiva e esportiva;
- Modo B: configuração padrão para uso misto;
- Modo C: reduz a potência para maior segurança em superfícies molhadas.
O controle de tração possui três níveis de atuação, além da opção de desligamento. Para completar o pacote tecnológico, o conjunto óptico Full LED proporciona melhor visibilidade e um visual moderno.
Lançamento e Preço Estimado
O lançamento oficial da Suzuki GSX-8R no Brasil a princípio, está marcado para 13 de março. Ainda não há informações concretas sobre o preço, mas na Europa o modelo custa 9.999 euros, o equivalente a cerca de R$ 59.600 em conversão direta. No mercado nacional, a GSX-8S tem preço sugerido de R$ 51.500, sem contar frete e impostos.
Agora, resta aguardar sua chegada às concessionárias e a revelação oficial de cores e valores para o público brasileiro. A princípio teremos todas as cores no Brasil.
