As novas Suzuki 800cc retrô foram oficialmente apresentadas neste dia 04 de julho, como duas motocicletas que aliam estética clássica e desempenho atual: a naked GSX-8T e a esportiva GSX-8TT. Ambas fazem parte da nova fase das 800 cilindradas da marca japonesa, com lançamento previsto para setembro na Europa.

Suzuki 800cc retrô: estilo clássico e tecnologia moderna
Desenvolvidas no centro de design da Suzuki em Turim, Itália, as motos resgatam referências visuais marcantes de modelos como a lendária T500 Titan, dos anos 1960, e da GS1000, ícone das pistas norte-americanas nos anos 1980. No vídeo de lançamento da GSX-8TT, uma T500 aparece logo início. Assista no final do artigo.
A proposta combina visual nostálgico com um conjunto mecânico moderno, voltado para quem busca personalidade e desempenho na pilotagem.

Os preços ficaram assim: a GSX-8T parte de 9.599 libras, enquanto a GSX-8TT custa a partir de 9.999 libras. Preços obviamente no Reino Unido.
Para efeitos de comparação, a GSX-8S, lançada no Brasil no ano passado, tem o preço na Inglaterra, partindo de de 7.499 libras. Uma diferença de 28% a menos para o novo modelo naked retrô. Na comparação com a retrô esportiva, a diferença aumenta para 33%. Ou seja, os modelos já chegaram a com régua mais alta, em relação a preço.

Motor da nova família de 800cc
As duas versões da linha Suzuki 800cc retrô utilizam o mesmo motor bicilíndrico paralelo com 776 cm³, duplo comando no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro. Esse conjunto é capaz de gerar 83 cv de potência a 8.500 rpm e 7,9 kgf·m de torque a 6.800 rpm. Basicamente o mesmo motor da família 800 que conhecemos por aqui com as V-Strom 800, GSX-8R e GSX-8S.
Segundo a Suzuki, o consumo médio é de 23,8 km/l, conforme o ciclo WMTC. O chassi tubular de aço em treliça é leve e rígido, contribuindo para o bom comportamento dinâmico. A marca ainda destaca o sistema exclusivo Suzuki Cross Balancer, com dois contrapesos posicionados a 90° do virabrequim, o que ajuda a reduzir vibrações e melhorar o conforto na pilotagem.

Estética retrô com toques modernos
O design das novas Suzuki 800cc retrô reforça o caráter nostálgico, mas com detalhes contemporâneos. O tanque de 16,5 litros tem formas arredondadas que remetem diretamente ao estilo das clássicas dos anos 1970. O logotipo GSX-8 nas carenagens laterais lembra uma bola de bilhar, reforçando o apelo visual.

Outros destaques incluem farol circular com moldura metálica e faixa de LED, lanternas compactas, piscas em LED e, pela primeira vez em modelos da marca, retrovisores do tipo bar-end, montados nas extremidades do guidão. Esses espelhos não apenas ampliam a visibilidade, como também colaboram para a estética retrô. Os protetores laterais do motor têm acabamento escurecido, criando contraste visual com o restante da moto.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Ergonomia
O conforto do piloto também foi considerado no projeto das Suzuki 800cc retrô. A GSX-8T tem assento a 815 mm do solo, enquanto a GSX-8TT oferece uma posição 5 mm mais baixa. Ambas contam com entre-eixos de 1.465 mm. As suspensões são KYB: garfo dianteiro invertido de 43 mm e monoamortecedor traseiro com ajuste de pré-carga.

As rodas de 17 polegadas utilizam pneus Dunlop Sportmax RoadSport 2, nas medidas 120/70 na frente e 180/55 atrás. Os freios são de alto nível: dois discos dianteiros de 310 mm com pinças Nissin de quatro pistões e montagem radial, além de disco traseiro de 240 mm.
Tecnologia embarcada de última geração
O pacote eletrônico é um dos destaques da nova geração da Suzuki 800cc retrô. Ambas as versões vêm equipadas com o sistema Suzuki Intelligent Ride System (SIRS), que oferece:
- Controle de tração com três níveis e opção de desligamento
- Modos de pilotagem selecionáveis
- Acelerador eletrônico (ride-by-wire)
- Assistente de partida em baixa rotação
- Câmbio rápido bidirecional (quickshifter)
- Sistema de partida facilitada

Além disso, o painel digital em TFT colorido de 5 polegadas traz excelente visibilidade e exibe todas as informações de forma clara. A presença de uma porta USB tipo C permite recarregar dispositivos móveis durante o trajeto.
Cores e versões disponíveis
A GSX-8T chega em três cores: Candy Burnt Gold, Metallic Matt Steel Green e Metallic Matt Black, sempre com assento preto, rodas pretas e protetor de radiador escovado.
Já a GSX-8TT será vendida nas cores: Glass Sparkle Black com rodas vermelhas e grafismos vermelhos/dourados, e outra em Pearl Matt Shadow Green com rodas douradas e detalhes bronze e dourado.
As entregas no mercado europeu estão previstas para começar em setembro de 2025. Até o momento, o grupo J.Toledo não se manifestou sobre a chegada dos modelos ao Brasil. Vamos ficar na expectativa!