Honda convoca recall da Sahara 300 por problema elétrico. Mais de 24 mil unidades podem ser afetadas.

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Honda convoca recall da Sahara 300
Honda convoca recall da Sahara 300

O recall da Sahara 300 acontece com pouco mais de 7 meses depois do seu lançamento. O motivo é por problema de fios elétricos, podendo inclusive acontecer rompimento do filamento do fusível, desligando o motor.

A Honda Brasil anuncia o recall da Sahara 300, chamando os proprietários de todas as versões do modelo para uma inspeção e possível substituição da fiação principal. A campanha, que abrange 24.369 unidades, começa a atender os clientes em 08 de julho de 2024. A inspeção visa evitar desligamentos repentinos do motor, que podem causar graves acidentes.

Os proprietários do modelo Sahara 300, estão sendo convocados a agendarem uma visita em uma concessionária autorizada a partir de 04 de julho. A ação faz parte do recall da XRE 300 Sahara, em todas as versões. Confira na tabela abaixo, de acordo com a fabricação e número do chassi.

VERSÃOCHASSIS – DECHASSIS – ATÉPRODUÇÃO – INICIOPRODUÇÃO – FINAL
Sahara 300 STDRR000006RR00941227/09/202321/05/2024
Sahara 300 RallyRR100004RR10728227/09/202327/05/2024
Sahara 300 AdventureRR200030RR20774927/09/202324/05/2024

O agendamento pode ser efetuado pelo site www.honda.com.br/recall ou pela Central de Atendimento no 0800-701-3432 (de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h – horário de Brasília).

Para conferir os endereços das concessionárias Honda, acesse www.honda.com.br/concessionarias.

Motivo do Recall

O recall da Sahara 300 envolve a inspeção e, se necessário, a substituição da fiação principal do modelo. Em algumas unidades, há risco de rompimento do filamento do fusível principal, o que pode resultar no desligamento repentino do motor. Tal situação, especialmente em alta velocidade, pode causar quedas, danos materiais, lesões graves e até fatais.

Início dos Reparos

Os reparos terão início em 08 de julho de 2024. A Honda garantiu que todos os procedimentos serão realizados de forma gratuita nas concessionárias autorizadas. Os proprietários devem agendar o atendimento o quanto antes para garantir a segurança e evitar possíveis riscos.

Honda convoca recall da Sahara 300
Honda convoca recall da Sahara 300

A Honda Brasil reforça a importância de todos os proprietários do modelo Sahara 300 atenderem à convocação para o recall. A inspeção e a substituição da fiação principal são medidas preventivas essenciais para garantir a segurança dos motociclistas e de terceiros.

Triumph ofertas para julho: Confira os preços e condições até o dia 31

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Triumph ofertas para julho: Street Triple 765 R
Triumph ofertas para julho: Street Triple 765 R

Triumph ofertas para julho. A marca inglesa preparou neste mês algumas condições com preços especiais. Modelos da família Tiger 1200 e Street Triple 765 R estão com descontos até o dia 31.

A Triumph está com uma série de ofertas para este mês de julho de 2024. A marca britânica preparou condições especiais de financiamento e descontos exclusivos em alguns de seus modelos selecionados. As ofertas incluem parcelas reduzidas e segundo a própria Triumph, vantagens que tornam ainda mais atrativa a aquisição de uma moto da marca neste mês.

A palavra-chave “Triumph ofertas para julho” é destaque nesta temporada de promoções. Com ela, é possível descobrir condições para modelos como a Street Triple 765 R, a Tiger 1200 Rally Pro, e outras opções da linha Tiger. Não perca a chance de conferir todos os detalhes e aproveitar essas oportunidades até o fim do mês.

Street Triple 765 R

Um dos grandes destaques das ofertas Triumph para julho é a Street Triple 765 R, disponível por R$ 53.990,00. Este modelo, conhecido por seu estilo distinto e premiado, apresenta melhorias significativas em ergonomia e geometria, resultando em uma agilidade impressionante. A Street Triple 765 R é ideal para quem busca uma motocicleta com excelente manobrabilidade e desempenho superior nas estradas.

Triumph ofertas para julho: Street Triple 765 R
Triumph ofertas para julho: Street Triple 765 R

Tiger 1200 Rally Pro

Para os apaixonados por aventuras, a Tiger 1200 Rally Pro 2024 surge como uma boa opção de escolha. Aliás, a linha Tiger 1200 2024 continua sendo a grande concorrente da nova BMW R 1300 GS no mundo inteiro. O preço promocional é de R$ 98.990,00 durante o mês de julho, este modelo oferece uma pilotagem confortável e precisa. A moto conta com um tanque de combustível mais estreito, proporcionando uma posição de pilotagem ideal e um baixo centro de gravidade, essenciais para uma experiência de condução segura e prazerosa.

Tiger 1200 Black Edition

Outra oferta atraente é a Tiger 1200 Black Edition 2024, que tem o preço promocional em R$ 88.990,00. Este modelo se destaca pelo design e pela tecnologia avançada, sendo uma opção perfeita para os motociclistas que apreciam estilo e inovação. Além disso, ao comprar uma Tiger 1200 nas versões GT Explorer e Rally Explorer, os clientes recebem malas laterais e top box gratuitos, agregando mais valor e conveniência às suas aventuras.

Triumph ofertas para julho: Tiger 1200 Rally Black Edition com preço de R$ 88.990
Triumph ofertas para julho: Tiger 1200 Rally Black Edition com preço de R$ 88.990

Família Tiger 900

Os modelos da família Tiger 900 também estão com condições especiais neste mês de julho. As versões GT Pro e Rally Pro podem ser adquiridas com parcelas de R$ 900,00. Entrada de 30% e parcela final 20%. A Tiger 900 é conhecida por sua versatilidade e desempenho, ideais tanto para uso urbano quanto para aventuras off-road.

Bonneville T100

Para os amantes das motocicletas clássicas, a Triumph oferece a T100. Com um motor de 900cc, 65cv de potência e 80Nm de torque, a T100 mantém o charme e a sofisticação da linha Bonneville. A promoção funciona da seguinte maneira: entrada de R$ 33.894,00 (60%), 23 prestações fixas de R$ 769,00, mais parcela final no 24° mês de R$ 17.707,00.

Além disso, este modelo possui um intervalo de revisão de 16.000 km e mais de 115 acessórios para customização, permitindo que os motociclistas personalizem sua moto de acordo com suas preferências.

Triumph ofertas para julho: Bonneville T100
Triumph ofertas para julho: Bonneville T100

Triumph Smart: Recompra

Já falamos a respeito do plano com recompra da Triumph. O Triumph Smart tem como base um financiamento exclusivo para os clientes da marca, com entrada variável, taxas de juros especiais e até 23 parcelas mensais que cabem no bolso do cliente. No final deste prazo, restará uma parcela residual que também é variável de acordo com a entrada e o valor das parcelas mensais.

Caso o cliente tenha interesse, ele pode aproveitar o benefício da Recompra Garantida, na qual a Rede de Concessionários Triumph garante a recompra daquela moto usada. Outro benefício do Triumph Smart é a possibilidade de o cliente incluir no financiamento a compra de roupas e acessórios para moto.

No momento da parcela balão, o cliente também poderá escolher o que fazer: quitar o valor, refinanciar a parcela ou escolher um novo modelo Triumph dentro do plano. O cliente ainda tem opção de montar o plano que melhor se encaixa no seu bolso. Para mais informações sobre o Triumph Smart: https://triumphsmart.com.br/

As “Triumph ofertas para julho” oferecem mais uma oportunidade para os entusiastas da marca adquirirem seus modelos com condições especiais. Com opções que vão desde a ágil Street Triple 765 R até a robusta Tiger 1200 Rally Pro, a Triumph garante que há uma motocicleta ideal para cada perfil de piloto. As promoções acontecem até o dia 31 de julho de 2024.

Preços das Motos da Yamaha: Atualização com Modelos 2025. Confira.

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Preços das Motos da Yamaha: a MT-07 já é 2025
Preços das Motos da Yamaha: a MT-07 já é 2025

Esses são preços das motos da Yamaha de acordo com as mais recentes atualizações, já com os modelos da linha 2025. Confira os preços de todas as motos da marca japonesa.

Os preços das motos da Yamaha no Brasil foram atualizados, de acordo com passagem da linha 2024 para 2025. Nem todos os modelos fazem parte da linha 2025, mas isso deverá acontecer ao longo do ano. Desde motos de entrada até as esportivas de alta cilindrada, a nova linha promete agradar a todos.

Como já vimos, a principal novidade neste ano, por parte da Yamaha foi a apresentação da Ténéré 700, durante o Festival Interlagos 2024. O modelo porém, só deverá chegar em 2025. Nesse caso específico, não existe absolutamente nenhuma ideia de preço. Para que tenhamos pelo menos uma base, na Europa o preço da T7 (apelido da Ténéré 700) parte de 10.950 Euros, o equivalente a cerca de R$ 60.800 reais em conversão direta do dia. Acreditamos que no Brasil deverá chegar próximo de R$ 90.000 reais. Mas isso é apenas uma estimativa.

Este é catálogo com todas as motos da Yamaha até o momento. As categorias estão divididas em: Scooter, Street, Trail, Esportiva, Sport Touring e as motos da Série MT, que ficaram separadas, mas são Naked Street.

ATENÇÃO: Todos os preços foram pesquisados a partir do site oficial da Yamaha Brasil, em junho de 2024. O site Tudo de Motos apenas faz a pesquisa e informa. Não faz vendas e não controla os preços.

Confira os modelos e preços das motos da Yamaha

Categoria Scooter Yamaha

Yamaha tem motos na linha 2025: Yamaha Fluo 2025
Yamaha tem motos na linha 2025: Yamaha Fluo 2025

YAMAHA NEO 125 UBS 2025: a partir de R$ 12.790,00
YAMAHA FLUO ABS 2025: a partir de R$ 15.290,00
YAMAHA NMAX CONNECTED 160 ABS 2024: a partir de R$ 20.990,00
YAMAHA NMAX CONNECTED 160 ABS SE 2024: a partir de R$ 21.290,00
YAMAHA XMAX ABS 2024: a partir de R$ 31.990,00
Todos os modelos com preço público sugerido. Frete não incluso. Impostos não inclusos.

Categoria Street Yamaha

Motos Yamaha 2024: FZ15 2024
FZ15 2024

YAMAHA FACTOR 125I UBS 2025: a partir de R$ 15.090,00
YAMAHA FACTOR 150 ED UBS 2024:
a partir de R$ 16.090,00
YAMAHA FAZER 150 UBS 2025:
a partir de R$ 17.190,00
YAMAHA FAZER FZ15 ABS 2024:
a partir de R$ 19.190,00
YAMAHA FAZER FZ25 ABS 2024:
a partir de R$ 22.790,00
Todos os modelos com preço público sugerido. Frete não incluso. Impostos não inclusos.

Categoria Trail YamahaMotos Yamaha 2024: Crosser Z ABS

Motos Yamaha 2024: Crosser Z ABSYAMAHA CROSSER 150 S ABS 2024: a partir de R$ 20.190,00
YAMAHA CROSSER 150 Z ABS 2024:
a partir de R$ 20.390,00
YAMAHA LANDER 250 ABS 2024:
a partir de R$ 25.790,00
Todos os modelos com preço público sugerido. Frete não incluso. Impostos não inclusos.

Categoria Esportiva  Yamaha

A R3 já faz parte da linha 2025 da Yamaha
Preços das Motos da Yamaha: A R3 já faz parte da linha 2025 da Yamaha

YAMAHA R15 ABS 2024: a partir de R$ 20.990,00
YAMAHA R3 ABS 2025:
a partir de R$ 34.190,00
YAMAHA R3 Monster 2024: a partir de R$ 34.090,00
Todos os modelos com preço público sugerido. Frete não incluso. Impostos não inclusos.

Motos Yamaha Série MT

Preços das Motos da Yamaha: A MT-03 já faz parte da linha 2025
Preços das Motos da Yamaha: A MT-03 já faz parte da linha 2025

YAMAHA MT-03 ABS 2025: a partir de R$ 32.690,00
YAMAHA MT-07 ABS 2025:
a partir de R$ 48.790,00
YAMAHA MT-09 ABS 2024:
a partir de R$ 60.890,00
Todos os modelos com preço público sugerido. Frete não incluso. Impostos não inclusos.

Sport Touring Yamaha

Motos Yamaha 2024: Tracer 900 GT ABS
Motos Yamaha 2024: Tracer 900 GT ABS

YAMAHA TRACER 900 GT ABS 2024: a partir de R$ 68.590,00
Todos os modelos com preço público sugerido. Frete não incluso. Impostos não inclusos.

BMW Brasil inicia produção da BMW R 12 em Manaus, prometida para setembro

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BMW Brasil inicia produção da BMW R 12 em Manaus
BMW Brasil inicia produção da BMW R 12 em Manaus

Nesta sexta-feira, 28 de junho de 2024, a BMW Motorrad deu início à produção da BMW R 12 em Manaus. Com lançamento no mercado brasileiro previsto para setembro, o modelo promete atrair atenção com seu design clássico e motor robusto.

Produção da BMW R 12 em Manaus

A nova geração da BMW R 12 apresenta um design mais limpo e clássico, característico das Cruisers. Com um motor boxer de arrefecimento misto e deslocamento de 1.170 cc, a R 12 entrega 95 cv a 6.500 rpm.

O design clássico da BMW R 12 é marcado pelo tanque em formato de gota, assento ergonômico e um amplo paralama traseiro. As são de rodas de 19” e 16” e contribuem para uma posição de pilotagem mais confortável, tornando-a uma escolha interessante tanto para passeios urbanos quanto para viagens mais longas.

A BMW R 12 combina elegância e desempenho, características que a tornam uma opção excepcional para os entusiastas de motocicletas. O visual é atemporal e aliado à tecnologia de ponta.

BMW Brasil inicia produção da BMW R 12 em Manaus
BMW Brasil inicia produção da BMW R 12 em Manaus

Planta da BMW em Manaus

A fábrica de Manaus é a única planta da BMW totalmente dedicada à produção de motocicletas fora da Alemanha. Fundada em 2016, ela é responsável por 99% do portfólio de motos da BMW Motorrad no Brasil. Com uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados, a planta tem capacidade para produzir até 17 mil motocicletas por ano.

A planta de Manaus adota práticas de sustentabilidade, utilizando energia de fontes renováveis e promovendo a redução de emissões de CO2. Desde 2018, a energia consumida é compensada proporcionalmente pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos, localizado em Campo Formoso, Bahia.

“A produção da BMW R 12 na planta de Manaus já está a todo vapor. Como a única fábrica fora da Alemanha a produzir motos BMW de forma exclusiva, nossa equipe se dedica incansavelmente para garantir que cada unidade da BMW R 12 seja produzida com qualidade e excelência, desde o design até a montagem final”, afirma Alex Donatti, diretor da fábrica do BMW Group em Manaus.

Nos seus sete anos de operação, a planta de Manaus já produziu mais de 100 mil unidades de motocicletas, consolidando-se como um pilar importante para a BMW Motorrad no Brasil.

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Modelos Produzidos em Manaus

Além da BMW R 12, a fábrica de Manaus produz diversos outros modelos, incluindo BMW C 400 X, BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1300 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 800 GS, BMW F 900 GS, BMW F 900 GS Adventure e BMW F 900 R. Este portfólio diversificado demonstra a capacidade e a flexibilidade da planta em atender às demandas do mercado brasileiro.

BMW Brasil inicia produção da BMW R 12 em Manaus
BMW Brasil inicia produção da BMW R 12 em Manaus

Preço da BMW R12

O preço da BMW R 12 para o Brasil ainda não foi revelado. Na Europa ela é vendida por 15.900 euros, aproximadamente R$ 95.300 Reais em conversão direta (junho 2024), sem taxas ou frete.

A outra cruiser “Heritage” da marca, a BMW R 18 é vendida aqui pelo preço sugerido de R$ 154.500 – sem frete ou impostos. Com certeza, a BMW R 12 deverá ficar bem abaixo desse preço, já que a sua possível concorrente, Triumph Bonneville T120 Black, tem o preço partindo de R$ 62.690, também sem frete ou impostos.

SHI 250 e mais Duas. Shineray anuncia 3 modelos 250cc para o Brasil em 2024.

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Shineray SHI 250. Como será o novo modelo trail da Shineray?
Shineray SHI 250. Como será o novo modelo trail da Shineray?

A SHI 250 um modelo que deverá dar continuidade à trail linha SHI 175, será lançado ainda neste ano, juntamente com outras duas motos estradeiras da Lifan.

A Shineray está completando 18 anos de Brasil e durante o comunicado comemorativo, nas entrelinhas, a marca confirmou aquilo que muitos estão aguardando, mas que até o momento não havia sido oficialmente dito, ou seja o lançamento de modelos de 250 cilindradas para o mercado brasileiro em 2024: SHI 250, Titanium 250 e Iron 250.

Estes modelos deverão trazer opções diversificadas ao nosso mercado de motocicletas, atendendo a diferentes preferências. A SHI 250, em particular, se destaca como a evolução da linha SHI 175 (SHI 175 EFI e SHI 175s EFI), oferecendo uma nova opção na categoria trail.

A SHI 250

A SHI 250, uma das novas apostas da Shineray, será uma continuação da linha SHI 175, já bastante conhecida no Brasil. A expectativa é que a SHI 250 mantenha suas características trail, mas com melhorias em potência e design.

Detalhes específicos sobre o modelo ainda não foram divulgados, mas espera-se que ele siga a tradição das motos trail, oferecendo robustez e versatilidade para diferentes tipos de terreno. A SHI 250 deve atrair tanto os motociclistas urbanos quanto os aventureiros que gostam de explorar trilhas e estradas de terra.

O design da SHI 250 ainda é uma incógnita, mas é provável que combine elementos dos modelos anteriores com novas características que a tornem mais moderna e atraente.

Novas Titanium 250 e Iron 250

Além da SHI 250, a Shineray também trará ao mercado brasileiro as motos Titanium 250 e Iron 250. A Titanium 250, conhecida como Lifan V16 em alguns mercados, apresenta um estilo “custom moderno” com diversos recursos tecnológicos, como freios ABS de duplo canal e painel digital completo. O diferencial no Brasil será motor de 250 cm³

Por outro lado, a Iron 250, também conhecida como K19, combina estilo, performance e utilidade em um único pacote. Equipado com freios a disco na dianteira, garfos telescópicos tradicionais e um farol quadrado com três divisões em LED, o modelo oferece uma aparência robusta e moderna. O motor monocilíndrico de 250cc com refrigeração líquida garante uma boa performance tanto para uso urbano quanto para viagens mais longas.

Lifan V16 ou Tinanium 250: lembra (de longe!) uma VMax
Lifan V16 ou Tinanium 250: lembra (de longe!) uma VMax

Titanium 250: Características e Desempenho

A V16 ou Titanium 250 (nome que receberá no Brasil), tem motor em V de 250 cm³, que entrega 19,2 cv a 8.000 rpm e 19 Nm de torque a 6.000 rpm. Possui sistema de freios ABS de duplo canal, suspensão traseira bi-shock e dianteira telescópica. A iluminação full LED e o painel digital são outros destaques que aumentam a modernidade do modelo. A V16 é disponibilizada nas cores vermelha e preta. Ainda não sabemos se teremos essas mesmas cores disponíveis por aqui.

Lifan K19 ou Iron 250: no Brasil com motor de 250cc
Lifan K19 ou Iron 250: no Brasil com motor de 250cc

Iron 250: Estilo e Utilidade

A Lifan K19 ou Iron 250 (nome que receberá por aqui), combina um design clássico com características modernas. No Brasil, o motor será um monocilíndrico de 250 cm³, refrigeração líquida e partida elétrica, essa moto entrega 27,9 cavalos de potência a 9.000 rpm e torque de 2,4 kgfm a 7.000 rpm. Esse deverá ser o diferencial do modelo brasileiro, já que no exterior a K19 tem motor de 150cc.

O sistema de freios a disco com ABS de duplo canal e o painel misto analógico e digital são alguns dos recursos que tornam a Iron 250 uma opção prática para os motociclistas. Em relação às cores, o mesmo comentário da Titanium 250. Originalmente são oferecidos modelos em vermelho, preto e branco, mas ainda não sabemos as cores que poderão ser disponibilizadas no mercado brasileiro.

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Sobre os Lançamentos da Shineray

A introdução da SHI 250, Titanium 250 e Iron 250 ao mercado brasileiro em 2024 marca um novo capítulo para a Shineray no país. Com esses lançamentos, a empresa busca atender a um público diversificado, oferecendo modelos que variam desde a trail SHI 250 até a elegante custom Titanium 250 e a versátil Iron 250.

A montadora já lançou neste ano dois novos modelos, a Free 150 EFI e a Urban 150 EFI. Ambas são motos de 150 cilindradas, mas com propostas distintas de pilotagem e que agradam aos mais diversos públicos.

18 anos da Shineray

O aniversário de 18 anos da montadora é comemorado no dia 29 de junho. “A Shineray celebra seu melhor momento, vivemos a concretização de um sonho que começou em 2005. Atingimos um patamar de qualidade e tecnologia que marcam uma nova era da Shineray no mercado nacional. Oferecer produtos com excelente custo-benefício está no nosso DNA, mas também passamos a investir fortemente na nossa relação com o revendedor e na padronização das lojas, além de trazer produtos de maiores cilindradas para o nosso portfólio”, reforça o CEO da Shineray do Brasil, Edson Medeiros.

Linha do tempo 

2006 – Nasce a Shineray do Brasil

2015 – No dia 29 de junho, era inaugurada a primeira montadora de duas rodas do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco

2021 – O ano da expansão nacional, com a abertura da primeira loja própria no Recife Outlet, em Moreno (PE), e planejamento estratégico para o Sudeste

2023 – A marca atinge recorde histórico de vendas, com 31 mil unidades emplacadas em todo o país

2024 – A marca se consolida e completa 18 anos de operações. De janeiro a junho, já atingiu quase 45 mil unidades vendidas

Perguntas

1. Quando a SHI 250 será lançada no Brasil? A SHI 250 está prevista para ser lançada ainda em 2024, mas sem data estipulada.

2. Quais são as principais características da SHI 250? A SHI 250 deve oferecer maior cilindrada e potência em comparação à linha SHI 175, com design robusto e versátil para diferentes tipos de terreno.

3. O que diferencia a Titanium 250 das outras motos? A Titanium 250, também conhecida como Lifan V16, possui motor em V de 250 cm³, freios ABS de duplo canal, painel digital e iluminação full LED, destacando-se pelo seu estilo “custom moderno”.

4. Qual é a principal vantagem da Iron 250? A Iron 250 combina um design clássico com características modernas, como motor monocilíndrico de 250 cm³, refrigeração líquida e partida elétrica, oferecendo uma boa performance tanto para uso urbano quanto para viagens.

Câmbio Automático para Motos: É uma tendência? Entenda os tipos Transmissão.

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Câmbio automático para motos tem se mostrado uma tendência: sem manete de embreagem
Câmbio automático para motos tem se mostrado uma tendência: sem manete de embreagem

O câmbio automático para motos tem se mostrado uma tendência entre as marcas do mundo inteiro. Mas isso é uma tendência passageira ou vem pra ficar? Confira as diferenças entre os tipos de transmissão e como acontecem.

Por Marcelo Martin

Nos últimos anos, o mercado automotivo tem assistido a um crescimento significativo na adoção de câmbios automáticos. Um estudo da Webmotors revelou que a procura por veículos automáticos novos aumentou 140% entre março de 2023 e março de 2024, em todo o Brasil.

Esse aumento é impulsionado principalmente pelo conforto e conveniência oferecidos por esses veículos, eliminando a necessidade de troca manual de marchas, algo particularmente útil em trânsito intenso e trajetos longos. Com o avanço da tecnologia, os veículos automáticos apresentam melhor desempenho e sistemas mais econômicos. Mas será que essa tendência também impactará o mercado de motocicletas?

O ano de 2024 promete ser promissor para o mercado de motocicletas no Brasil. A Fenabrave projeta a venda de 1,83 milhão de motos zero-quilômetro até o final do ano, um aumento de 16% em comparação a 2023.

A Abraciclo estima que a produção no setor chegue a 1,7 milhão de unidades, representando um aumento de 7,4% em relação ao ano passado. Com essas perspectivas positivas, a discussão sobre a adoção de câmbios automáticos em motos tem ganhado força entre especialistas e fabricantes do setor automotivo.

Nova Honda Pop 110i 2025 - Dispensa o manete de embreagem
Nova Honda Pop 110i 2025 – Dispensa o manete de embreagem

Câmbio Automático para Motos – Tipos

Atualmente, existem dois principais tipos de câmbios automáticos para motocicletas: o CVT (Transmissão Continuamente Variável) e o DCT (Transmissão de Dupla Embreagem).

O CVT utiliza um sistema de polias e uma correia ou corrente para proporcionar uma faixa contínua de relações de transmissão, sem mudanças de marcha definidas, oferecendo uma condução mais suave e otimização da eficiência de combustível.

O DCT, por sua vez, conta com dois conjuntos de embreagem que permitem mudanças rápidas e suaves de marcha, melhorando a aceleração e a eficiência de combustível. Ambos os sistemas visam proporcionar conforto, economia e melhor dirigibilidade.

Avanços Tecnológicos e Implementação em Scooters

Inicialmente, a implementação de câmbios automáticos começou em scooters, motos projetadas para uso diário. A nova POP 110i 2025 já é semiautomática. No entanto, recentemente, montadoras como a BMW anunciaram novos modelos com câmbio automático, reforçando a tendência no mercado de motocicletas de maior porte. Essa evolução tecnológica está tornando as motos automáticas uma opção cada vez mais viável para diversos perfis de motociclistas.

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Manutenção Preventiva

Independentemente do tipo de transmissão, a manutenção preventiva é fundamental para garantir o bom desempenho e a segurança das motocicletas. Proprietários de motos automáticas devem seguir rigorosamente os cronogramas de revisão, realizar trocas regulares de óleo e fluido de transmissão, e utilizar lubrificantes de alta qualidade conforme recomendado no manual do proprietário.

Lubrificantes específicos para motos são formulados para resistir a altas temperaturas e manter a lubrificação em condições extremas, essenciais para a longevidade e desempenho da transmissão.

Desafios Culturais na Manutenção Preventiva

Apesar dos avanços tecnológicos, ainda existe um desafio cultural em inserir a manutenção preventiva na rotina dos motociclistas. Ressaltar a importância desses cuidados é crucial para assegurar não apenas a melhor performance das motos, mas também a segurança dos condutores. À medida que a tecnologia avança, novas tendências surgem, e é fundamental aproveitar essas inovações de maneira segura e eficaz.

Marcelo Martini é Gerente de Vendas do Aftermarket da FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo.
Marcelo Martini é Gerente de Vendas do Aftermarket da FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo.

Perguntas Frequentes

1. Quais são os benefícios do câmbio automático para motos?

Os câmbios automáticos oferecem maior conforto e conveniência, eliminando a necessidade de troca manual de marchas, o que é especialmente útil em trânsito intenso e trajetos longos.

2. Qual a diferença entre o câmbio CVT e o DCT?

O CVT utiliza um sistema de polias e correia para proporcionar uma faixa contínua de relações de transmissão, enquanto o DCT possui dois conjuntos de embreagem para mudanças rápidas e suaves de marcha.

3. Como deve ser feita a manutenção das motos automáticas?

A manutenção deve incluir revisões regulares, trocas de óleo e fluido de transmissão, e o uso de lubrificantes de alta qualidade conforme recomendado no manual do proprietário.

4. As motos automáticas são mais econômicas?

Sim, os avanços tecnológicos nos câmbios automáticos têm contribuído para melhorar a eficiência de combustível das motos automáticas.

5. A adoção de câmbios automáticos em motos é uma tendência permanente?

Embora ainda seja cedo para afirmar se é uma tendência permanente, os avanços tecnológicos e a crescente adoção pelos consumidores indicam que os câmbios automáticos têm um futuro promissor no mercado de motocicletas.

Yasuna Fly 150: Cara de MT-15 e preço de Biz 110. Veja a Ficha Técnica e Preço

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Yasuna Fly 150
Yasuna Fly 150

A Yasuna Fly 150 vai entrar na nossa lista das mais baratas disponíveis no Brasil. O modelo impressiona por duas coisas, o preço já com frete incluso e a semelhança com a Yamaha MT-15.

A Yasuna Motors tem uma história que, pelo que pesquisamos não está tão clara a sua entrada no mercado brasileiro. As primeiras informações datam de 2016, onde a  China Yasuna Group estaria investindo R$ 62 milhões de Reais em uma planta própria no sul da Bahia. De lá pra cá pouco se ouviu falar em qualquer tipo de progresso da marca no Brasil.

Porém recentemente vários modelos da marca estão sendo divulgados. Um dos destaques é a Yasuna Fly 150, uma moto tem o design inspirado na Yamaha MT-15 e pelo seu preço de R$ 11.799 reais, já com frete incluso e pelo que conversamos com um dos atendimentos da marca, emplacamento grátis.

Veja Também:

Yasuna Fly 150

A chegada de novas marcas de motos sempre desperta grande expectativa e curiosidade. A Yasuna Motors, apesar de como dissemos, ter uma história não tão recente no país, começa a mostrar seus modelos. Entre eles a Yasuna Fly 150, uma moto barata que combina um visual que pode-se dizer bastante atraente e preço acessível. Ainspiração parece ter vindo da Yamaha MT-15.

A Yasuna Fly 150 é um dos destaques no portfólio da Yasuna Motors, que inclui desde scooters elétricas até motos de 200 cilindradas. O preço como já dissemos é de R$ 11.799. A estratégia visa tornar a motocicleta acessível e atrativa para diversos consumidores.

Desafios na Apresentação

Apesar da proposta atraente, a Yasuna Motors enfrenta desafios em sua apresentação no país. A falta de imagens e a ausência de fotos detalhadas nos materiais promocionais e no site oficial são pontos que podem comprometer as vendas.

Não existe um endereço oficial de loja ou fábrica no site da marca. Porém, ao entrar em contato, nos foi passado o seguinte endereço: Av. Lauro de Freitas, 913 – Ipiaú – BA, 45570-000, Brasil. Tudo isso pode fazer aumentar a desconfiança. Para saber mais sobre as motos da marca Yasuna, acesse: https://motoyasuna.com

Segundo o responsável pelo atendimento, o preço de R$ 11.799 já inclui o frete para qualquer lugar do Brasil e também o emplacamento. Porém, segundo as ultimas informações, neste momento, não existem modelos a pronta entrega. A marca deverá aguardar um novo lote para conseguir atender a demanda.

Especificações Técnicas da Yasuna Fly 150

A Yasuna Fly 150 possui um motor de 150 cilindradas, seis velocidades, semi-automático, que entrega 14,9 cv a 8.000 rpm de potência e torque de 1,40 kgf.m a 7.000 rpm, segundo informação oficial da marca.

Freio a disco nas duas rodas e sistema de injeção eletrônica. A moto também conta com partida elétrica, iluminação Full LED e painel LCD Digital + LED. A capacidade de combustível é de 13,5 litros. Em termos de segurança, a moto é equipada com rodas de liga leve, freio a disco com CBS e alarme bloqueador anti-furto.

Outros modelos da Yasuna, como a Yasuna Naipe 125 e a Yasuna Full 200, também trazem inovações tecnológicas, incluindo transmissão semi-automática e partida elétrica. Segundo informações a Yasuna Full 200 é a moto mais vendida da marca atualmente.

Yasuna Full 200
Yasuna Full 200

Facilidades na Compra da Yasuna Fly 150

Além das funcionalidades avançadas e do design atraente, a Yasuna Motors busca facilitar a aquisição de suas motos. A empresa oferece benefícios como emplacamento gratuito e entrega sem custo adicional em todo o país. Essas vantagens são amplamente divulgadas no site oficial da Yasuna e nas suas plataformas de mídia social, onde os modelos são detalhadamente apresentados.

No entanto, é importante que os consumidores mantenham um olhar crítico. A Yasuna Motors é uma marca nova no Brasil e ainda não possui um histórico comprovado de durabilidade e disponibilidade de peças de reposição. Portanto, é essencial que os interessados na Yasuna Fly 150 realizem uma investigação aprofundada sobre a empresa antes de concretizar a compra.

O site Tudo de Motos apenas faz a pesquisa e informa. Não faz vendas, não controla os preços e não tem como garantir a idoneidade das marcas.

Conclusão

A Yasuna Motors chega ao mercado brasileiro com uma proposta interessante, oferecendo uma moto barata e estilosa inspirada na Yamaha MT-15. Com um preço acessível e especificações técnicas robustas, a Yasuna Fly 150 tem potencial para se tornar uma escolha popular no país. No entanto, é vital que os consumidores se mantenham informados e cautelosos, garantindo que a Yasuna Motors cumpra suas promessas de qualidade e suporte no longo prazo.

Yasuna Fly 150 – Ficha Técnica

Motor: 150cc 14,9 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo: 1,40 kgf.m a 7.000 rpm

• Transmissão: Semi-Automática Com 6 Velocidades/Marchas.
• Motor Power Full 150cc com Dupla- Embreagem
• Transmissão Semi-Automática V- Tronic Com 6 Velocidades/Marchas.
• Sistema de Partida: Elétrica
• Sistema de alimentação: Injeção eletrônica EFI-PGM-FI
• Combustível: Gasolina
• Ignição: eletrônica
• Farol Full LED.
• Painel LCD DIGITAL + LED.
• BATERIA 12V-6 Ah.
• Tanque de Combustível 13,5 litros.
• Óleo do Motor 1,2 litros.
• Peso seco 127 kg.
• Suspensão King & Dupla Invertida.
• Rodas de Liga Leve.
• Pneus Sport Line Trazeiro 120/80/17 Dianteiro 90/90/17.
• Freios á Disco + CBS.

Shineray Rio 125 muda visual, Painel e Também o Preço; confira

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Shineray Rio 125: mudanças interessantes, mas não é confirmada como linha 2025
Shineray Rio 125: mudanças interessantes, mas não é confirmada como linha 2025

A Shineray Rio 125, conhecida por ser uma rival direta da Honda Biz, recebeu atualizações no visual e no painel totalmente digital. O preço também mudou, houve um aumento de R$ 500 em relação ao anterior. Apesar disso, a Shineray não confirma o modelo como sendo oficialmente da linha 2025.

Lançada no final de 2023, a CUB da Shineray conta com novos recursos que a tornam mais competitiva no mercado cub brasileiro (que não tem tanta variedade assim). Entre as principais novidades estão o painel digital e o farol de LED, que trazem modernidade e funcionalidade ao modelo.

Além dessas atualizações, a Shineray Rio 125 mantém características que a destacam, como as setas de LED, DRL (Daytime Running Light) e entrada USB. Esses itens de série, juntamente com o cavalete central e o espaço de armazenamento sob o banco, garantem praticidade e conforto para os usuários. O modelo também continua equipado com um motor monocilíndrico de 123,67 cm³, oferecendo um desempenho eficiente para o uso diário.

O preço sugerido mudou, agora passou a ser de R$ 11.190. Em relação ao preço de lançamento que era de R$ 10.490, já havia acontecido em aumento em maio, de R$ 200 reais. Mas na questão de preço, ainda está bem abaixo da Honda Biz 125, que tem seu preço sugerido a partir de R$ 14.610.

Shineray Rio 125: comparativo no visual com o modelo anterior
Shineray Rio 125: comparativo no visual com o modelo anterior

Novo Design

A atualização trouxe importantes mudanças para a Shineray Rio 125. O novo painel digital oferece maior visibilidade e acesso fácil às informações essenciais durante a pilotagem. Além disso, o farol de LED, com um novo design, melhora a iluminação e a segurança, especialmente em condições de pouca luz.

As setas de LED e a DRL complementam o pacote de iluminação, garantindo que a motocicleta seja bem vista em diferentes situações. A entrada USB é uma adição prática, permitindo que os usuários carreguem seus dispositivos móveis enquanto estão em trânsito.

O cavalete central e o espaço de armazenamento sob o banco continuam presentes, oferecendo conveniência para o dia a dia. O design atualizado, combinado com a tecnologia incorporada, coloca a Rio 125 em uma posição competitiva no mercado.

Novo painel totalmente digital. O anterior ainda carregava elementos analógicos.
Novo painel totalmente digital. O anterior ainda carregava elementos analógicos.

No site da Shineray, vimos somente a cor branca a disposição. No modelo anterior havia uma variedade maior.

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Desempenho e Especificações Técnicas

A Shineray Rio 125 EFI mantém seu motor monocilíndrico de 123,67 cm³, com injeção eletrônica, que oferece 8 cv de potência a 8.000 rpm e 0,9 kgf.m de torque. Esse desempenho é adequado para o uso urbano. O câmbio também sem mudanças, continua de 4 marchas.

O sistema de frenagem conta com disco na dianteira e tambor na traseira. As rodas, com 17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira, contribuem para uma boa estabilidade durante a pilotagem. O peso total do modelo é de 90 kg, o que facilita o manuseio e a condução.

Com um tanque de combustível de 4,2 litros, a Shineray Rio 125 é ideal para deslocamentos urbanos, oferecendo uma boa autonomia. O sistema de partida oferecido é elétrica a pedal.

O espaço embaixo do banco não teve mudanças
O espaço embaixo do banco não teve mudanças

Comparativo com a Honda Biz

A Honda Biz é uma referência no segmento de motos cub no Brasil, estando presente no mercado desde 1998 e com mais de 5 milhões de unidades vendidas. A Shineray Rio 125, no entanto, apresenta diferenciais que podem atrair novos consumidores, como a iluminação em LED e o painel digital, itens ausentes na Biz.

Em termos de preço, a Shineray Rio 125 EFI é mais acessível, com um preço sugerido de R$ 11.190, enquanto a Biz 125 custa a partir de R$ 14.610. Essa diferença pode ser um fator a ser levado em consideração.

Já na questão de motor, a Shineray Rio 125 também oferece um motor com potência mais parecida com a Biz 110. Ponto negativo, mas para quem não se importa, pode ser suficiente para muitos usuários urbanos ou a trabalho.

Fábrica da Bajaj no Brasil é inaugurada: Primeira da Marca fora da Índia.

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Fábrica da Bajaj no Brasil, em Manaus
Fábrica da Bajaj no Brasil, em Manaus

A Fábrica da Bajaj no Brasil foi inaugurada em Manaus, marcando a primeira unidade da empresa fora da Índia e encerrando a parceria com a linha de montagem da Dafra. 

A Fábrica da Bajaj no Brasil foi oficialmente inaugurada nesta terça, 25 de junho de 2024, em Manaus (AM). Esta planta é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, equipada com tecnologias avançadas e toda a estrutura necessária para garantir o crescimento consistente da empresa no mercado brasileiro nos próximos anos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de várias autoridades, incluindo o Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited, Rakesh Sharma, e o governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima.

Segundo Rakesh Sharma, a inauguração da fábrica é um marco significativo, resultado de uma estratégia de longo prazo para o mercado brasileiro, devido à sua complexidade e potencial. Ele destacou a importância da parceria estratégica com a Dafra, que permitiu à Bajaj focar na construção da marca e na estruturação da rede de concessionárias no Brasil.

O Managing Director da Bajaj do Brasil, Waldyr Ferreira, também expressou sua satisfação com o rápido progresso da marca no país. Desde o início das operações em dezembro de 2022, a Bajaj já estabeleceu 21 concessionárias, vendeu mais de 7.500 motocicletas e agora inaugura sua própria fábrica.

Expansão e Metas Futuras

A nova fábrica iniciou produzindo a Dominar 400, o principal modelo da marca no Brasil. A meta é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando aproximadamente 9 mil unidades em 2024. Combinado com as unidades já fabricadas em parceria com a Dafra, a Bajaj do Brasil espera alcançar a produção de 12 mil motocicletas este ano, triplicando o volume de 2023.

Para 2025, a expectativa é que a fábrica opere em plena capacidade, atingindo a produção de 20 mil unidades anuais. Atualmente, a unidade de Manaus emprega mais de 150 pessoas, com previsão de crescimento gradual da equipe.

Fábrica da Bajaj no Brasil, em Manaus
Fábrica da Bajaj no Brasil, em Manaus

A planta de Manaus opera em regime CKD (Completely Knock Down), realizando processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição. Os modelos em produção incluem a Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.

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Fábrica da Bajaj no Brasil – Desempenho no Mercado Nacional

A Bajaj planeja fechar o primeiro semestre de 2024 com 3.600 motocicletas vendidas, representando um crescimento de 46% em relação ao semestre anterior e um aumento de 143% em relação ao primeiro semestre de 2023.

Waldyr Ferreira acrescenta que, com a fábrica em operação e a rede de concessionárias em expansão, a Bajaj focará na ampliação de sua linha de produtos no Brasil para atender os diferentes perfis de motociclistas em todas as regiões do país.

Fábrica da Bajaj no Brasil, em Manaus
Fábrica da Bajaj no Brasil, em Manaus

A inauguração da Fábrica da Bajaj no Brasil representa um avanço significativo para a marca no país, com expectativas de crescimento e expansão tanto na produção quanto na rede de concessionárias. A empresa está empenhada em atender melhor os motociclistas brasileiros, oferecendo produtos diversificados e de alta qualidade.

Perguntas Frequentes

1. Qual é o diferencial da Fábrica da Bajaj no Brasil?

A inauguração da fábrica marca a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, permitindo à empresa expandir sua presença e capacidade de produção no mercado brasileiro.

2. Quais modelos de motocicletas serão produzidos na nova fábrica?

Atualmente, a fábrica produz os modelos Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.

3. Qual é a meta de produção da Bajaj para 2024 e 2025?

Para 2024, a meta é produzir aproximadamente 9 mil unidades, com a expectativa de alcançar 20 mil unidades anuais em 2025.

4. Como a Bajaj pretende expandir sua linha de produtos no Brasil?

A empresa planeja ampliar a linha de produtos disponíveis no Brasil para atender diferentes perfis e necessidades dos motociclistas brasileiros.

5. Qual é a previsão de crescimento das vendas da Bajaj no Brasil?

A Bajaj espera vender 3.600 motocicletas no primeiro semestre de 2024, representando um crescimento de 46% em relação ao semestre anterior e 143% em relação ao primeiro semestre de 2023.

Por que o selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil? Entenda.

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Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil
Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil

Qual a importância do selo do Inmetro no capacete? Descubra as exigências legais, os processos de certificação e os impactos dessa regulamentação no dia a dia dos motociclistas.

Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil

O selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil desde 2007. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) regulamenta os capacetes através de uma série de portarias que visam assegurar que esses produtos atendam aos requisitos técnicos necessários para proteção efetiva em caso de acidentes.

A obrigatoriedade do selo é uma forma de certificar que os capacetes comercializados no Brasil passaram por rigorosos testes de qualidade e segurança. Esses testes verificam, entre outros aspectos, a resistência do material, a eficiência do sistema de retenção e a proteção oferecida à cabeça do usuário.

Em algumas análises críticas, existe a crença de que o selo do Inmetro é utilizado apenas para facilitar o trabalho de fiscalização das autoridades de trânsito. O próprio Inmetro se defende, dizendo que esse controle rigoroso evita a circulação de capacetes falsificados ou de baixa qualidade, que não oferecem a proteção necessária e colocam em risco a vida dos motociclistas.

O selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil desde 2007
O selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil desde 2007

Como é o Processo de Certificação do Inmetro

O processo de certificação do Inmetro envolve várias etapas que garantem a conformidade dos capacetes com as normas de segurança estabelecidas. Primeiramente, os capacetes devem ser submetidos a ensaios laboratoriais que verificam sua resistência e durabilidade. Esses ensaios incluem testes de impacto, penetração, retenção e outros aspectos cruciais para a segurança do usuário.

Uma vez aprovados nos testes, os capacetes recebem o selo de identificação da conformidade, que deve ser afixado no produto de forma visível. Este selo é a garantia de que o capacete atende a todos os requisitos técnicos e pode ser comercializado no mercado nacional. Para capacetes importados, a certificação pode ser feita no país de origem, desde que os produtos atendam às normas brasileiras.

Capacetes fabricados no exterior precisam passar pelo processo de certificação a cada lote importado
Capacetes fabricados no exterior precisam passar pelo processo de certificação a cada lote importado

Os capacetes fabricados no exterior precisam passar pelo processo de certificação a cada lote importado. Isso significa que, mesmo que um modelo já tenha sido certificado anteriormente, novos lotes devem ser testados novamente para assegurar que mantêm o mesmo padrão de qualidade e segurança.

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Falta de Certificação

Utilizar um capacete sem o selo do Inmetro pode trazer sérias consequências para o motociclista. Em uma abordagem de fiscalização, a ausência do selo pode resultar em multas e apreensão do capacete, além de outros problemas legais. A Portaria nº 231, estabelece que todos os capacetes devem possuir a certificação do Inmetro com o selo externo ou a etiqueta interna para serem utilizados nas vias públicas.

A falta de certificação não apenas coloca o motociclista em risco de penalidades, mas também compromete a segurança em caso de acidente.

Além disso, o uso de capacetes não certificados pode influenciar negativamente na imagem de fabricantes e importadores que seguem as regulamentações. Isso porque a venda de produtos não conformes pode gerar desconfiança nos consumidores e afetar a credibilidade das marcas no mercado.

Existem outras Certificações para Capacetes?

Sim, existem outras certificações internacionais. Conheça algumas.

DOT

A certificação DOT (Department of Transportation) é exigida nos Estados Unidos. Os capacetes com selo DOT atendem aos padrões estabelecidos pela FMVSS 218 (Federal Motor Vehicle Safety Standard #218). Os testes incluem simulações de impactos, testes de penetração e avaliação do sistema de retenção. Embora seja menos rigorosa que a certificação Snell, a certificação DOT ainda garante um nível significativo de proteção.

ECE

A certificação ECE (Economic Commission for Europe) é amplamente reconhecida na Europa e em outros países. O selo ECE 22.05, e mais recentemente o ECE 22.06, indica que o capacete passou por uma série de testes rigorosos, incluindo impacto, penetração, e ensaios de sistemas de retenção. A certificação ECE é conhecida por sua abrangência e detalhamento nos testes, sendo uma das mais respeitadas mundialmente.

Snell

A certificação Snell é voluntária e considerada uma das mais rigorosas. Administrada pela Snell Memorial Foundation, os testes incluem múltiplos pontos de impacto, resistência à penetração e avaliação do sistema de retenção. Os capacetes que recebem o selo Snell são frequentemente preferidos por pilotos de competição devido ao alto padrão de segurança que oferecem.

Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil
Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil

Perguntas Frequentes sobre o Selo do Inmetro no Capacete

1. Posso usar um capacete comprado no exterior sem o selo do Inmetro?
Não, capacetes comprados no exterior sem a certificação do Inmetro não são permitidos para uso nas vias públicas brasileiras.

2. Qual a punição por usar um capacete sem o selo do Inmetro?
A punição pode incluir multa e apreensão do capacete, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

3. Como sei se meu capacete tem o selo do Inmetro?
Verifique a presença do selo de identificação da conformidade no interior ou na parte traseira do capacete.

4. Todos os capacetes vendidos no Brasil têm o selo do Inmetro?
Sim, todos os capacetes vendidos legalmente no Brasil devem possuir o selo do Inmetro para garantir que atendem aos requisitos de segurança.

5. Capacetes de tamanho superior a 64 precisam do selo do Inmetro?
Não, capacetes com numeração superior a 64 estão dispensados da certificação compulsória quando adquiridos no exterior por pessoa física.

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