quinta-feira, 29 fevereiro 2024
English Portuguese Spanish

Conheça a moto elétrica que se partiu ao meio no Dakar 2024 e viralizou no Instagram

Uma das cenas que vai marcar o Dakar 2024 é o da moto elétrica que se partiu ao meio enquanto atravessava as dunas da Arábia. O piloto que nasceu de novo tem nome: Francisco José Gómez Pallas.

 

Francisco José Gómez Pallas e sua moto elétrica que se partiu ao meio - enquanto ainda estava inteira
Francisco José Gómez Pallas e sua moto elétrica que se partiu ao meio – enquanto ainda estava inteira

A cena é realmente impactante: enquanto atravessava as dunas na Arábia Saudita, durante o Dakar 2024, a moto elétrica do piloto venezuelano Francisco José Gómez Pallas se parte ao meio e a queda chega a doer até em quem está assistindo.

O vídeo já foi assistido e compartilhado em várias redes sociais e viralizou principalmente no Instagram. O próprio Francisco compartilhou o momento do tombo (veja abaixo) em sua conta na rede social, explicando que doeu mais não poder completar a prova do que a queda. A moto se partiu na penúltima etapa.

“Ficamos sem moto a apenas 12 quilômetros da meta, uma imagem vale mais que 1000 palavras… Eu tinha alcançado os pilotos na frente, foram eles que me ajudaram depois e agradeço muito a eles. Fiquei apenas com uma fratura na costela, o resto está bem, a maior dor é não poder fazer amanhã os últimos 45 quilômetros para terminar o projeto (Dakar 2024)” – escreve em sua publicação.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Como era moto elétrica que se partiu ao meio no Dakar 2024

Francisco esta competindo na nova modalidade Dakar Future – Mission 1000. Já falamos a respeito quando apresentamos a moto elétrica Tacita Discanto, uma das favoritas, e que completou o desafio.

O objetivo desse projeto é fazer com que todos os veículos que participem do Dakar até 2030, sejam elétricos ou utilizem energia alternativa, desde que não emitam gás carbônico.

Francisco com sua moto elétrica - estrutura semelhante à KTM
Francisco com sua moto elétrica – estrutura semelhante à KTM

A missão vai ser bastante difícil, pelo que pudemos perceber. Neste ano, as elétricas cumpriram um circuito específico, em média de 100 km por dia. Bem diferente do circuito original (combustão) de média de 480 km por dia. Segundo informação do próprio Dakar, os veículos elétricos ainda competem como protótipos.

A moto em que Pallas estava competindo era praticamente artesanal, criada e construída por seu amigo Joan Puig, durante 3 anos.

A equipe venezuelana adaptou uma bateria de aproximadamente 90 kg, responsável pelo motor elétrico. A estrutura da moto seria similar a de uma KTM, por exemplo, mas talvez o fator peso extra, tenha contribuído e muito para que a moto partisse ao meio.

Momento exato em que moto elétrica que se partiu ao meio
Momento exato em que moto elétrica que se partiu ao meio

Ficha técnica e potência da moto não foram divulgados. Neste momento o que fica para todos os competidores é mais um aprendizado. Para Francisco, além do aprendizado, a fama de ser “o piloto da moto que partiu ao meio”. Mas muito mais que isso, a gratidão e sorte de não ter entrado na lista das fatalidades da maior e mais difícil competição de rali do mundo.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.

Relacionados

Deixe uma resposta

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.