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O que é mais barato: prestação da moto ou andar de ônibus todos os dias?

As motos são boas aliadas do bolso quando o assunto é economia de combustível e manutenção em relação aos automóveis. Nos grandes centros urbanos, também é sinônimo de redução de custos e maior agilidade no transporte.

Prestação da moto ou pagar ônibus todos os dias?
Prestação da moto ou pagar ônibus todos os dias? – A CG 160 vendeu em 2022, 383 mil unidades.

Queda de braço: prestação da moto x ônibus

Um cálculo simples mostra que, para quem precisa se deslocar todos os dias para o trabalho ou para a faculdade, comprar uma moto ou scooter é mais vantajoso do que gastar dinheiro com passagens de ônibus ou abastecer um carro com frequência.

Ao colocar os gastos no papel, e levando em conta a comodidade em rodar em duas rodas, entende-se o motivo de o segmento de duas rodas estar aquecido. Em 2022, o crescimento nas vendas foi de 17,7% no comparativo com 2021, o melhor desempenho nos últimos oito anos (1,43 milhão de unidades), segundo a Abraciclo – associação que reúne os fabricantes de motocicletas.

A CG 160 foi o modelo mais emplacado, com mais de 383 mil exemplares negociados – a líder Honda fechou o ano passado com 75,8% do mercado.

Para perceber os benefícios de ter uma moto, basta usar o exemplo da pessoa que utiliza diariamente quatro passagens de ônibus em Curitiba – para ir ao trabalho e depois à faculdade. Ela vai desembolsar R$ 24 por dia – a tarifa teve um reajuste recente e subiu para R$ 6,00. Ao fim dos 22 dias úteis, ela terá gasto R$ 528.

Essa quantia equivale à prestação mensal de uma Honda Biz 110i zero km, usando como parâmetro uma alternativa de locomoção mais econômica e acessível no mercado. O modelo pode ser financiado em 48 parcelas de R$ 529,25 para uma entrada de R$ 2 mil, referente a cerca de 14% do preço sugerido do veículo.

A Honda Biz 110 é um dos modelos mais econômicos. No final, a prestação da moto vale também pela comodidade
A Honda Biz 110 é um dos modelos mais econômicos. No final, a prestação da moto vale também pela comodidade

“Como pode ver, o valor gasto com passagem fica próximo ao valor investido numa prestação para aquisição de uma moto, que é um bem e pode ser negociado no futuro”, observa Rudney Doscher, diretor de Operações da Honda Blokton, rede de concessionárias de motos do Paraná, com 21 lojas no estado.

Outra vantagem: o motociclista pode determinar seu horário de saída de casa, sem ficar refém da escala do ônibus, de perder o horário da linha, ou mesmo se sujeitar às superlotações comuns em horários de pico, além de que os deslocamentos ocorrem em menor tempo.

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Economia no combustível paga a prestação da moto

O público do segmento de duas rodas é bastante variado. Porém, os perfis mais comuns são aqueles cujos quesitos economia e rapidez estão entre os principais fatores de compra.

A moto de baixa cilindrada, como as de 110cc a 160cc, roda em média 40 quilômetros com 1 litro de combustível. Considerando que no tanque cabem cerca de 5 litros, o motociclista consegue percorrer 200 km na cidade desembolsando R$ 29 – o custo médio de R$ 5,83 pelo litro da gasolina em Curitiba. Já o automóvel 1.0 flex de menor consumo no Brasil atualmente precisaria de cerca de 13 litros de gasolina ou R$ 76 para percorrer a mesma distância.

Honda Elite 2023

Consórcio poder ser ainda mais vantajoso

Quem não tem pressa de sair pilotando em duas rodas pode investir na modalidade consórcio e assumir parcelas bem menores. Para a Honda Elite 125, por exemplo, o gasto mensal é de R$ 287,97 numa cota de 60 vezes e carta de crédito de R$ 13,7 mil.

Agora, se a ideia é pagar menos ainda na prestação, há opção da Honda Pop 110i, com a prestação da moto de R$ 168,91 ao mês num plano de 80 vezes e carta de crédito de R$ 10,2 mil. Quem prefere uma moto maior, pode recorrer ao catálogo das seminovas ou usadas. Na Blokton, por exemplo, a CG 125 Fan 2018 é oferecida com parcelas mensais de R$ 384,58 para uma entrada de 20% (R$ 2,1 mil).

Mais informações sobre Blokton em https://www.blokton.com.br/

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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