Nem parece, mas já fazem 10 anos do lançamento da Honda PCX. Em 2013 uma moto com sistema “start-stop” (chamado pela Honda de Idling Stop) surpreendeu e causou curiosidade se realmente funcionava ou não. O principal atrativo era realmente essa novidade tecnológica que prometia entre outras coisas, uma boa economia de combustível.
A evolução da Honda PCX
Em 2013, a Honda introduziu no mercado brasileiro o modelo PCX, uma scooter que chamou a atenção pelo seu design e pela adoção de tecnologia de ponta. A PCX rapidamente se tornou a escolha ideal para aqueles que buscavam uma scooter versátil e de fácil pilotagem.
O grande diferencial da PCX na época de seu lançamento foi o “Start-Stop” ou o sistema registrado pela Honda como “Idling Stop System”. Esse sistema permitia que o motor fosse desligado automaticamente em marcha lenta após três segundos de inatividade, e o funcionamento era retomado com um simples acionamento do acelerador. Essa tecnologia, agora comum em automóveis, visava otimizar o consumo de combustível e reduzir as emissões.
Em 2022, a PCX passou por uma significativa renovação, incorporando importantes avanços tecnológicos. A versão mais recente do modelo apresenta um motor de 160cm³, mais potente do que seu antecessor. Esse motor utiliza a tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power Plus), que se concentra na redução do atrito interno e na implementação de tecnologias voltadas para a otimização da eficiência.
A PCX atualmente oferece 16 cv, com torque máximo de 1,5 kgm.f. O diâmetro do cilindro passou para 60,0 mm no motor 160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Além disso, o motor funciona de maneira mais suave e silenciosa, contribuindo para a redução no consumo de combustível e aumentando a durabilidade.
Atualmente, a Honda PCX está disponível em três versões: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX ABS. Todas essas versões oferecem recursos como a Smart Key, que permite operar a ignição e a abertura do assento com facilidade. Além disso, a PCX inclui alarme antifurto e garantia de três anos, com sete trocas de óleo gratuitas.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Mais de 280 mil emplacamentos
Desde o lançamento, em 2013, já são mais de 280 mil unidades emplacadas da PCX. Somente no último ano, foram cerca de 38 mil unidades emplacadas e, no último mês (setembro de 2023), a motocicleta atingiu um recorde: a maior média diária* de emplacamentos considerando a série histórica, com 190 unidades por dia.
* a média diária é obtida com base nos dados de emplacamento do mês, dividido pela quantidade de dias úteis do período.
O modelo é produzido na fábrica da Honda, em Manaus (AM), de onde já saíram mais de 500 mil scooters.
“Fácil de pilotar e cheia de estilo, a scooter mais vendida do Brasil completa sua primeira década. Com o motor mais potente, novo design, mais tecnologia e segurança, acredito que a PCX é ideal para os diversos perfis de clientes que buscam uma solução de mobilidade, conveniência e economia. O público das scooters busca inovação e é exigente, por isso a Honda está sempre atenta a isso e oferece um line up completo de scooters.”, afirma Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Honda Motos & CRM da Honda South America.