InícioMarcasHarley-DavidsonHarley-Davidson 1908 por quase 5 milhões de Reais! Conheça essa história!

Harley-Davidson 1908 por quase 5 milhões de Reais! Conheça essa história!

Harley-Davidson 1908, a moto de quase 5 milhões de Reais, ou quase 1 milhão de Dólares. A raríssima Harley-Davidson Strap Tank foi leiloada no final do mês de janeiro de 2023 e virou inclusive artigo da Forbes! Veja mais detalhes agora.

Uma Harley-Davidson 1908 se tornou a moto mais cara já vendida em leilão no mundo
Uma Harley-Davidson 1908 se tornou a moto mais cara já vendida em leilão no mundo

No dia 28 de janeiro de 2023, um exemplar raríssimo da Harley-Davidson 1908 Strap Tank foi arrematada por US$ 935 mil em um evento da maior empresa de leilão de carros e motos dos Estados Unidos, a Mecum.

O leilão aconteceu em Las Vegas e dessa forma, essa Harley se tornou a motocicleta mais cara já vendida em um leilão. Em uma conversão simples atual, a moto custaria em Reais, algo em torno de pouco menos de R$ 5 milhões.

Por que a Harley-Davidson 1908 era chamada de Strap Tank?

Strap Tank: Harley-Davidson 1908 tinham alças de aço niquelado sustentando o tanque
Strap Tank: Harley-Davidson 1908 tinham alças de aço niquelado sustentando o tanque

Os primeiros modelos da Harley-Davidson eram chamados de Strap Tank por causa de duas alças de aço que suspendiam o tanque de combustível e de óleo (Strap = Alça). Em 1908 a Harley produziu exatamente 450 exemplares desse modelo, quase artesanal.

No contexto histórico, foi praticamente uma virada nos negócios da marca, já que até 1906 a Harley-Davidson produzia suas motos em um galpão de madeira, até se mudar o local onde se encontra até hoje a sua sede.

Essas primeiras motos ainda se pareciam muito com as bicicletas. Mas a motorização já fazia bastante diferença. Elas tinham 440cc e potência de cerca de 5cv. Na época era um motor bastante forte! Em termos de comparação, atualmente uma Honda Pop 110 tem 6,5cv de potência.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Importância Histórica

Harley-Davidson 1908 - Descoberta em celeiro, no interior dos Estados Unidos
Harley-Davidson 1908 – Descoberta em celeiro, no interior dos Estados Unidos

Em termos de importância histórica essa moto pode ser considerada a mais importante para a história da marca e quem sabe até do motociclismo. Essa Harley-Davidson 1908 Strap Tank foi descoberta em um celeiro em 1941 e praticamente manteve o seu estado original durante mais 66 anos até a data do leilão.

Nenhuma outra tão antiga e de forma tão original conseguiu chegar nem perto.

E as primeiras Harley-Davidson Strap Tank são as mais cobiçadas, já que estabeleceram um padrão para as futuras. Além disso, ficaram marcadas pela durabilidade, já que possuíam peças resistentes para um trabalho pesado e um motor um pouco maior e mais forte do que as demais. Algo que era extremamente necessário em uma época de  pouca pavimentação.

Filme sobre a Harley-Davidson

Harley-Davidson: A Série
Harley-Davidson: A Série – foto: DNI

O canal Discovery Turbo exibiu há um tempo atrás uma série sobre o início da Harley-Davidson. Intitulado como Harley-Davidson: A Sérieainda pode ser conferido em canais do Youtube.

Harley-Davidson 1908
Harley-Davidson 1908
Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

MAIS ACESSADOS

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.