sexta-feira, 29 março 2024
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Estúdio de Tarso Marques cria conceitos de customização com impressora 3D

Estúdio de Tarso Marques cria conceitos de customização com impressora 3D

O empresário e ex-piloto de Fórmula 1, Tarso Marques, que comanda o quadro “Lata Velha” no Caldeirão do Huck e no AutoEsporte, da TV Globo, releva detalhes do projeto precursor no uso da impressão 3D para a customização de motos no Brasil. Desde o início da customização com impressoras 3D mais de 20 veículos personalizados foram entregues.

Modelar carenagens que serão feitas em aço, alumínio ou fibra de carbono ou ainda fabricar peças finais de plástico como faróis, filtro de ar, suportes e peças para luzes de freio. Essas são algumas das aplicações das modernas impressoras 3D, distribuídas pela catarinense Wishbox Technologies, para a customização de motos feitos pelo estúdio TMC dirigido por Tarso Marques, ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, e que comanda renomado quadro de programas de TV nacionais sobre personalização de veículos. Precursor no uso da tecnologia para a customização de carros e motos no país, o empresário revela detalhes de projeto considerado um divisor de águas para customização no Brasil.

Começamos a trabalhar com impressoras 3D em projetos há quase dois anos e de lá até o momento posso afirmar que a evolução é constante. A primeira moto desenvolvida com a tecnologia representa um divisor de águas no conceito de customização de veículos no Brasil. A impressão 3D nos permitiu que inseríssemos muitas novidades desde o conceito mais ‘clean’ até as rodas grandes, suspensão, entre outros detalhes. Hoje, já temos várias motos desenvolvidas com a impressão 3D e outras em processo de fabricação. Algumas, inclusive, que devemos levar para disputar campeonatos neste ano”, comenta o empresário Tarso Marques.

Estúdio de Tarso Marques cria conceitos de customização com impressora 3D

Também estamos fazendo uma quantidade enorme de peças nas impressoras 3D. Não apenas como moldes, mas para fabricar componentes que ficarão na moto porque são altamente resistentes e com ótimo acabamento. Por tudo isso, as perspectivas da impressão 3D não têm limites. Aprendemos diariamente através das impressoras 3D e pretendemos ir além neste novo conceito de customização”, complementa o empresário.

A personalização é uma tendência em diversos segmentos e está crescendo de forma exponencial. Por isso, ter a oportunidade de levar a impressão 3D para dentro de um renomado estúdio de customização de veículos, como é o caso da oficina do Tarso Marques, e ver o quanto tem sido utilizada nos projetos demonstra o quanto a tecnologia tem a agregar. Os resultados finais são um prova disso e reforçam a ideia de que esse recurso proporciona quase infinitas possibilidades na prototipagem de peças”, explicam os diretores da Wishbox Tiago e Rodrigo Marin.

Conheça os detalhes da moto precursora no uso de impressão 3D

Cerca de seis meses foi o período necessário para o desenvolvimento do projeto até a finalização completa da primeira moto customizada através do uso de impressão 3D pelo estúdio TMC.

A criação do conceito e desenvolvimento técnico foram muito demorados por se tratar do primeiro exemplar com uso da impressão 3D e porque tivemos que modelar muitas coisas. O projeto foi mais lento do que a construção em si, mas inseriu muitas novidades. Eram elementos com diferenciais fabricados pela primeira vez no país como é o caso das rodas grandes, os freios até a suspensão”, diz o empresário Tarso Marques.

Estúdio de Tarso Marques cria conceitos de customização com impressora 3D

A moto baixa e super conceitual com desenho agressivo e limpo. Foi criada com base no design específico que o cliente solicitou e ficou como queríamos. Algo que não fosse exageradamente grande e com uma ciclística perfeita.  Agradável para andar tanto em viagens longas como no dia-a-dia na cidade. Também atendeu a necessidade de garupa mesmo com o para-lama próximo ao pneu. Além disso, trouxe inovações como a suspensão diferenciada; o centro de gravidade mais baixo que uma moto original; uma frente totalmente usinada e as rodas com aro 26 na frente e 18 na traseira. Tudo feito aqui”, complementa.

Com relação ao motor, utilizamos o Evolution de 1340cc de 1995, um verdadeiro marco na história da Harley-Davidson. É um dos últimos com a versão de motor moderno e carburado porque depois elas ganharam injeção eletrônica. Dessa forma, temos uma moto com alta cilindrada, porém carburada para ter uma marcha lenta com o som e o charme da marca”, conclui.

Por Rotas Comunicacao – Fotos: Divulgação

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttp://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.

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