A nova Suzuki GSX-8R desembarca no Brasil com mesmo motor bicilíndrico de 776 cm³ da GSX-8S e algumas diferenças pontuais da esportiva. Disponível nas lojas a partir de 17 de março, com o preço sugerido de R$ 56.900, mais frete.
A Suzuki GSX-8R foi oficialmente lançada no Brasil, ampliando o portfólio de modelos da fabricante japonesa baseados na plataforma bicilíndrica. O modelo chega para complementar a linha que já conta com a V-Strom 800 DE e logicamente a GSX-8S (sua “irmã” naked), trazendo um design mais esportivo e um conjunto avançado de tecnologia.

Com preço sugerido de R$ 56.900, sem incluir o frete, a GSX-8R estará disponível nas cores amarelo, azul e preto. Uma versão prata estará à venda, somente a partir de maio de 2025. As primeiras unidades estão previstas para chegar às concessionárias da marca no dia 17 de março.
A nova esportiva promete agradar motociclistas que buscam um equilíbrio entre desempenho e conforto, com um conjunto mecânico robusto e eletrônica ajustável para diferentes estilos de pilotagem.

Tecnologia e design aerodinâmico
A GSX-8R compartilha vários componentes com sua irmã naked, a GSX-8S, como o painel digital em TFT, farol dianteiro e motor. No entanto, a esportiva se diferencia principalmente pelo conjunto de suspensão Showa SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston), que proporciona uma pilotagem mais precisa e estável.

O modelo conta com um pacote eletrônico avançado denominado Suzuki Intelligent Ride System (SIRS), que inclui:
- Três modos de pilotagem:
- Modo A: mais agressivo, voltado para desempenho esportivo;
- Modo B: equilibrado, indicado para uso cotidiano;
- Modo C: reduz a potência para maior segurança em condições adversas.
- Controle de tração ajustável;
- Quick shifter bidirecional para trocas de marcha sem embreagem;
- Sistema Low RPM Assist, que evita que o motor morra em baixas rotações;
- Embreagem deslizante, auxiliando na estabilidade nas reduções de marcha.

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O design da Suzuki GSX-8R é marcado por uma carenagem envolvente, com entradas de ar laterais que auxiliam na aerodinâmica. O para-brisa compacto oferece boa proteção contra o vento, enquanto os defletores laterais ajudam na estabilidade em altas velocidades.

Motorização e desempenho
O coração da GSX-8R é o motor bicilíndrico paralelo de 776 cm³, refrigerado a líquido, capaz de entregar 84 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m de torque a 6.800 rpm. Com essa configuração, a motocicleta alcança uma velocidade máxima (top speed) estimada de 210 km/h.
Para um desempenho mais dinâmico, o quick shifter permite trocas de marcha mais rápidas, sem necessidade de acionar a embreagem, proporcionando uma pilotagem mais fluida e esportiva.

Ergonomia e pilotagem
A nova Suzuki GSX-8R possui um chassi treliça tubular que equilibra rigidez e leveza. Sua ergonomia é ajustada para oferecer uma posição de pilotagem mais inclinada para frente, em comparação com a GSX-8S.
O modelo adota semiguidões fixados na mesa superior, que proporcionam maior controle e sensação esportiva ao pilotar. As pedaleiras mantêm uma posição intermediária, garantindo um compromisso entre conforto e performance.

Suspensão e sistema de freios
O conjunto de suspensão da nova Suzuki GSX-8R é um dos seus principais diferenciais em relação à versão naked. A dianteira conta com garfo Showa SFF-BP, calibrado para um comportamento mais esportivo, enquanto o amortecedor traseiro, também Showa, oferece ajustes de mola, compressão e retorno.
No quesito frenagem, a GSX-8R utiliza dois discos de 310 mm na dianteira, com pinças radiais de quatro pistões, proporcionando alto poder de frenagem. Na traseira, o freio conta com um disco de 240 mm e pinça de um pistão. O sistema ABS é de série, garantindo segurança adicional.

Nova Suzuki GSX-8R – Ficha Técnica
MOTOR
Tipo de Motor: Quatro tempos, DOHC, 2 cilindros em linha
Cilindrada: 776 cm3
Diâmetro do Cilindro: 84.0 mm
Curso: 70 mm
Taxa de Compressão: 12,8 : 1
Potência Máxima: 83 CV a 8500 rpm
Torque Máximo 7,95 kfg a 6800 rpm
Velocidade Máxima: 210 km/h
Refrigeração: Líquida
Alimentação: FI + ride by wire
Sistema de Partida: Elétrica tipo um toque
Transmissão: 6 velocidades (1a abaixo, demais acima)
Corrente de transmissão: RK 525SMOZ8, 118 links
Embreagem: Multidiscos em banho de óleo
Sistema de escapamento: 2 x 1 – ponteira curta
CHASSI
Chassi: Robusta armação em liga de aço, sub frame removível
Ângulo de esterçamento: 32° (direita e esquerda)
Cáster: 25°
Trail: 104 mm
Raio de Giro: 3,2 m
Suspensão Dianteira: Hitachi Astemo (SHOWA), telescópica invertida, tubos internos Ø41 mm, molas helicoidais, amortecida a óleo
Curso da Suspensão Dianteira: 130 mm
Suspensão Traseira: Balança, mono amortecedor Hitachi Astemo (SHOWA), mola helicoidal, amortecida a óleo, pré-carga ajustável
Curso da Roda Traseira: 130 mm
Sistema de Freio Diant.: Disco duplo Ø 310 mm, mordidos por pinças Nissin flutuantes de montagem radial
Sistema de Freio Tras.: Disco simples Ø 240 mm, mordido por pinça Nissin flutuante
Roda dianteira: Liga de alumínio, 17″
Roda traseira: Liga de alumínio, 17″
COMPONENTES ELÉTRICOS
Farol: LED empilhados verticalmente
Luz de Posição: LED
Setas Dianteiras: LED
Lanterna traseira: LED
Painel de Instrumentos: Multifuncional TFT LCD colorido de 5″, modos diurno/noturno automático