A Harley-Davidson Pan America ST 2025 foi apresentada nos Estado Unidos como um modelo preparado para não sair do asfalto. Com praticamente o mesmo motor da Pan America 1250 e ajustes no design, a moto busca manter a essência aventureira, mas sem sair da estrada.
O lançamento da Pan America ST 2025, aconteceu neste início de ano. Esta versão, parte da linha Pan America, pretende oferecer uma experiência de pilotagem otimizada para estradas pavimentadas, diferente da proposta do modelo original lançado em 2021.

O seu motor é o Revolution Max V-Twin de 1250 cc. Com 149 cv e 12,4 kgf.m de torque. Esse motor deve atender às expectativas dos motociclistas que buscam desempenho digamos, mais esportivo.
Pensando em termos de comparação, não é diferente da proposta da Kawasaki Versys, por exemplo. Com altua e visual de uma Big Trail, mas sem a vocação de seguir como “fora de estrada”. A Suzuki V-Strom 1050, também segue a mesma linha. Diverente da V-Strom 1050XT, a V-Strom 1050 é voltada para a jornada na estrada, assim como modelo ST da Harley. As configurações de altura e suspensões facilitam uma variação maior de terreno, mas é a estrada de asfalto o seu habitat natural.

Alterações e Impactos no Design
A Pan America ST 2025 só tem rodas de liga leve de 17 polegadas, diferente da Pan America 1250 Special (único modelo vendido no Brasil) que tem opção em rodas raiadas, mas com 19 polegadas na frente. Essa escolha resulta na redução de 12 kg em comparação ao modelo 1250 Special, e com isso deve simplificar a pilotagem em ambientes urbanos. Outros ajustes estéticos, como um para-brisa mais curto e a eliminação de algumas carenagens, são projetados para melhorar a aerodinâmica, enquanto mantém um visual contemporâneo.
O sistema de exaustão atualizado não apenas melhora o som da moto, mas também contribui para a redução de peso. Esses ajustes, no entanto, levantam questões sobre como influenciam a durabilidade e a manutenção a longo prazo.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Tecnologia e Segurança
Com modos de condução personalizáveis, freios Brembo com ABS, e um conjunto de funcionalidades de segurança, a moto parece bem equipada para enfrentar o dia a dia também no tráfego urbano.
Outras funcionalidades, como o controle de tração, controle contra derrapagens e controle de empinada, são atrativos adicionais. A presença de um assistente de partida em rampa e um sistema quick-shifter certamente adicionam conforto à experiência de pilotagem.
Com a Pan America ST 2025, a Harley-Davidson parece estar a um passo de fortalecer sua presença no segmento das adventure bikes voltadas ao asfalto. A marca ainda carrega o peso de manter sua tradição enquanto explora novos territórios, e a Pan America ST pode ser o teste definitivo dessa nova fase.

E o preço?
A principio a Pan America ST 2025 está sendo lançada somente nos Estados Unidos, em 3 cores diferentes, vermelha, cinza e preta. Seu preço parte de US$ 19.999, em conversão direta (janeiro 2025), aproximadamente R$ 117.500. No Brasil, Pan America 1250 Special tem o preço sugerido de R$ 119.900, sem o frete. Porém, ainda na versão 2024.
Segundo informações que conseguimos com o atendimento das lojas, a linha 2025 da Harley-Davidson deverá chegar ao mercado nacional partir do mês de abril. Os novos preços ainda não foram definidos.