CRF 450 Honda
A Moto CRF 450 – Honda é uma das motocicletas mais renomadas no universo do motociclismo, especialmente entre os amantes de motocross e off-road. Com um design robusto e tecnologia de ponta, essa moto se destaca pela sua performance em diversas condições de terreno. A CRF 450 é conhecida por sua potência e agilidade, tornando-se uma escolha preferida tanto para pilotos profissionais quanto para entusiastas do esporte.
Lançamento e Histórico
A Honda CRF 450 foi lançada pela primeira vez em 2002, entrando no mercado como uma motocicleta off-road projetada para competições de motocross. Desde então, a CRF 450 passou por várias atualizações e melhorias, consolidando-se como uma das principais escolhas para pilotos profissionais e entusiastas do motocross.
A Honda CRF 450 é conhecida por seu desempenho robusto e design otimizado para terrenos off-road. Com um chassi leve e resistente, a moto proporciona uma excelente estabilidade e manobrabilidade, essenciais para competições de alto nível.
Motor
O motor da Honda CRF 450 é um dos seus principais destaques. Trata-se de um monocilíndrico de quatro tempos, com refrigeração líquida, que proporciona um equilíbrio ideal entre potência e controle. O motor é equipado com um sistema de injeção eletrônica de combustível, que melhora a eficiência e a resposta do acelerador.
A Honda CRF 450 oferece números impressionantes de potência e torque. O motor é capaz de gerar cerca de 55 cavalos de potência a 9.500 rpm e um torque máximo de 47,9 Nm a 7.000 rpm. Esses números colocam a CRF 450 entre as motos mais potentes da sua categoria, oferecendo uma aceleração rápida e desempenho consistente em diferentes tipos de terreno.
Suspensão e Freios
A suspensão da Honda CRF 450 é outro ponto forte do modelo. A moto vem equipada com uma suspensão dianteira invertida Showa de 49 mm e uma suspensão traseira Pro-Link com ajuste de pré-carga, que proporcionam um excelente controle e absorção de impactos. Os freios são a disco em ambas as rodas, garantindo uma frenagem eficiente e segura.
O design da Honda CRF 450 foi pensado para maximizar o desempenho e o conforto do piloto. A moto possui uma estrutura compacta, com assento estreito e uma posição de pilotagem que facilita o controle em manobras rápidas. O tanque de combustível de 6,3 litros oferece uma boa autonomia para treinos e competições.
Ficha Técnica – Honda CRF 450
Motor
- Tipo: Monocilíndrico, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida
- Cilindrada: 449,7 cm³
- Diâmetro x Curso: 96,0 mm x 62,1 mm
- Taxa de Compressão: 13,5:1
- Potência Máxima: 53,5 cv a 9.500 rpm
- Torque Máximo: 5,1 kgf.m a 7.500 rpm
- Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
- Ignição: Digital CDI
- Sistema de Partida: Elétrica
Transmissão
- Tipo de Transmissão: Manual, 5 velocidades
- Transmissão Final: Corrente
Chassi
- Tipo de Chassi: Berço duplo em alumínio
- Suspensão Dianteira: Garfo telescópico invertido, 49 mm, ajustável, curso de 310 mm
- Suspensão Traseira: Pro-Link, ajustável, curso de 305 mm
- Freio Dianteiro: Disco simples de 260 mm, com pinça de 2 pistões
- Freio Traseiro: Disco simples de 240 mm, com pinça de 1 pistão
- Pneu Dianteiro: 80/100 – 21
- Pneu Traseiro: 120/80 – 19
Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 2.182 mm
- Largura: 827 mm
- Altura: 1.273 mm
- Distância entre Eixos: 1.481 mm
- Distância do Solo: 336 mm
- Altura do Assento: 965 mm
- Peso Seco: 110,6 kg
- Capacidade do Tanque de Combustível: 6,3 litros
- Capacidade de Óleo do Motor: 1,15 litros
Elétrica
- Bateria: 12V
- Farol: Não aplicável (moto de competição)
- Luz de Freio/Traseira: Não aplicável (moto de competição)
Recursos Adicionais
- Controle de Tração: HSTC (Honda Selectable Torque Control) com 3 níveis de ajuste
- Modos de Pilotagem: 3 modos programáveis (Standard, Smooth e Aggressive)
- Partida Elétrica: Sim, com sistema de fácil acesso
- Embreagem: HRC Launch Control para partidas rápidas
Observações
- Uso Recomendado: Competição e motocross
- Manutenção: Manutenção regular recomendada conforme manual do proprietário