Após sua apresentação global no final de setembro, a nova BMW R 1300 GS está confirmadíssima para o Brasil, e deverá ser montada em Manaus.
Sim a BMW R 1300 GS também será “verde e amarela”. Está confirmada para o mercado nacional, trazendo todas as inovações e desempenho do novo modelo que está substituindo a R 1250 GS. A informação inicial é do site Motor1, depois de uma confirmação de Dirk Biehler, diretor da BMW Motorrad para a América Latina.
Produção Nacional em Manaus
Dirk Biehler confirmou os planos da BMW Motorrad para a produção da nova R 1300 GS. As primeiras unidades serão fabricadas em Manaus (AM) a partir de janeiro, marcando um marco significativo para a indústria de motocicletas no Brasil. Contudo, um desafio inesperado surge devido à seca no rio Amazonas, podendo afetar as datas previstas para o início da produção.
Vendas Oficiais em Abril
Apesar dos desafios, a BMW está otimista quanto ao lançamento oficial no mercado brasileiro. As vendas da nova R 1300 GS estão programadas para começar em abril de 2024. Assim, como está acontecendo na Europa, o Brasil também deverá entrar em contagem regressiva para a substituição da bem-sucedida R 1250 GS, líder de vendas da empresa no país.
Mudanças Significativas no Modelo
Embora ainda não tenhamos informações detalhadas sobre preços e versões específicas para o Brasil, a BMW R 1300 GS passou por transformações notáveis em sua mecânica e chassi. Além disso, a motocicleta recebeu aprimoramentos em itens de segurança e oferece opções de rodas adequadas para um uso mais voltado ao asfalto.
Expectativas de Preços
Com tantas inovações, é natural esperar que os valores da nova R 1300 GS superem os atuais R$ 129.500 praticados pela versão de entrada da R 1250 GS, que também é fabricada no Brasil. Essa evolução justifica o entusiasmo em torno do lançamento e destaca o compromisso da BMW em oferecer produtos de alta qualidade aos consumidores brasileiros.
Novo Motor Boxer
A grande estrela da nova BMW R 1300 GS 2024 é, sem dúvida, o seu novo motor boxer com potência de 145 cavalos. Este novo motor de dois cilindros da BMW apresenta uma característica marcante – sua disposição única. A BMW conseguiu inovar, tornando-o ainda mais compacto do que seus antecessores.
A principal mudança no design reside na posição da caixa de marchas, agora situada sob o motor, e em uma nova disposição do eixo de comando. Essa engenhosidade resulta em um motor que ocupa menos espaço, proporcionando vantagens em termos de manobrabilidade e desempenho. Segundo a BMW, a diferença fica evidente com a nova R 1300 GS pesando 12 quilos a menos que a R 1250 GS.
Potência e Desempenho
Com uma capacidade de 1.300 cc, o novo motor boxer entrega uma potência robusta de 145 cv a 7.750 rpm. Além disso, produz um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Esses números fazem deste motor boxer o mais potente já produzido em série pela BMW.
Além da potência aprimorada, o novo design do motor oferece benefícios adicionais. A disposição única não só contribui para a redução de peso, mas também melhora a distribuição de peso da motocicleta. Isso se traduz em maior estabilidade, controle e agilidade nas curvas.
Comparação com a R 1250 GS
A diferença de 12 quilos na nova R 1300 GS em relação à R 1250 GS é significativa. Essa redução de peso não apenas aprimora a eficiência de combustível, mas também eleva a experiência de pilotagem. Aguardamos a nova R 1300 GS em terras brasileiras!