A Triumph Scrambler 400X 2024, assim como a sua “irmã” Speed 400 estão prometidas para chegar ao Brasil no início de 2024. Ambos os modelos compartilham o mesmo motor, além de outros detalhes, como já mostramos anteriormente. Porém a Scrambler tem algumas particularidades que a tornam mais próxima dos modelos Scrambler da Triumph de maior cilindrada.
Triumph Scrambler 400X; no Brasil em 2024
A Triumph Scrambler 400X e a Speed 400 chegam no início de 2024, isso é fato. Ambos os modelos são feitos a partir da parceria entre Triumph e Bajaj. A distribuição dos modelos ficará a cargo da marca indiana.
Vamos ver mais sobre a Triumph Scrambler 400X 2024.
A Scrambler 400X remete aos traços de design robusto das Scrambler 900 e 1200, com um pedigree off-road que remonta às primeiras Scramblers de fábrica da década de 1950.
O visual e características são projetadas para enfrentar todo terreno. A Scrambler 400X é uma boa escolha para quem busca mais aventuras em seus roteiros.
Entre alguns diferenciais todo o terreno da Scrambler 400X estão recursos práticos e propositais, incluindo proteção para o farol, radiador e cárter, bem como protetores de mão, um apoio de guidão acolchoado e um para-lama dianteiro mais longo. Esses elementos foram projetados para garantir a durabilidade e o desempenho da motocicleta mesmo nas condições mais desafiadoras.
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Desempenho e Estabilidade
A Scrambler 400X foi desenvolvida para oferecer um desempenho em qualquer terreno. Possui uma distância entre eixos mais longa que a Speed 400, suspensão com maior curso, roda dianteira maior de 19 polegadas e guidão largo para maior estabilidade e controle ao pilotar em superfícies acidentadas. Além disso, sua posição de pilotagem mais vertical e dominante proporciona ao condutor uma sensação de confiança e controle total sobre a motocicleta.
Pedal de freio de aço fundido maior e pedais de alta aderência que são posicionados mais baixos e mais largos também contribuem para uma posição de pilotagem mais natural fora de estrada. Essas características garantem que o piloto tenha um controle preciso da motocicleta, mesmo em terrenos acidentados. O disco de freio dianteiro maior de 320 mm e o composto de pastilha otimizado oferecem um desempenho de frenagem progressivo e reconfortante em todas as condições.
Novo motor TR-Series
O motor TR tem esse nome para celebrar a linhagem de motores Triumph ‘Trophy’, das motos de corrida do início do século XX. Ele oferece 40 cv de potência máxima a 8.000 rpm, com torque de 3,8 mkgf a 6.500 giros. O câmbio, com 6 velocidades, é equipado com embreagem assistida e deslizante, o que facilita o acionamento do manete e evita o travamento das rodas durante as reduções de marcha.
As principais características do novo motor:
• Potência máxima de 40 cv líder da classe e pico de torque de 37,5 Nm
• Refrigerado a líquido, monocilíndrico, atende a legislação de emissões Euro 5
• Refrigeração a líquido oculta e aletas de refrigeração usinadas
• Invólucros do motor revestidos a pó preto típicos
• Entrega de potência característica, atraente e responsiva
• Ruído de escapamento evocativa, rica e distinta
• Caixa de transmissão de seis velocidades
Tecnologias
Aceleração ride-by-wire
A gestão do motor Bosch com a aceleração ride-by-wire proporciona uma resposta linear e intuitiva da aceleração com uma entrega de potência previsível para maior capacidade de condução, segurança e controle.
Controle de Tração e ABS
O sistema de controle de tração em ambos os modelos é comutável com uma seleção simples de ligar ou desligar, para que o piloto possa desativar a intervenção de forma rápida e fácil. O ABS de canal duplo da Bosch oferece frenagem garantida em todas as condições para maior segurança e tranquilidade, e a Triumph Scrambler 400X também pode ser desativada para maior controle ao pilotar fora de estrada.
Painéis de instrumentos de formato duplos
Os painéis de instrumentos com formatos duplos, limpos e contemporâneos, apresentam um grande velocímetro analógico e uma tela LCD integrada que inclui tacômetro digital, marcador de combustível restante e indicador de marcha proeminente, claramente visíveis em todas as condições de iluminação.
Toda essa funcionalidade é acessada por meio de um botão de rolagem intuitivo, fácil de usar, montado no guidão, e o visor é pré-ativado para mostrar o status do acessório de manoplas aquecidas, se instalado. Uma tomada de carregamento USB-C convenientemente localizada permite o carregamento em movimento de dispositivos montados no guidão, como smartphones e sistemas de navegação.
Embreagem deslizante e assistida
Este sistema engenhoso reduz o esforço da alavanca de embreagem para reduzir a fadiga durante a parada/início da pilotagem, além de melhorar a confiança e a tranquilidade do piloto, evitando o travamento das rodas traseiras durante as reduções de marcha.
Iluminação totalmente em LED
Projetado para desempenho e presença, o poderoso farol apresenta uma luz diurna distinta com assinatura Triumph de DRL, enquanto a lanterna traseira também inclui uma assinatura de luz moderna, juntamente com guias de luz moldadas e marca Triumph. Indicadores finos e contemporâneos completam o pacote.
Segurança instalada de fábrica
A Scrambler 400 X vem equipada com uma trava de direção e um imobilizador anti-furto como padrão. O chip transponder integrado na chave de ignição garante que apenas o proprietário possa ligar o motor.
Cores
A Scrambler 400 X está disponível em três esquemas de cores, cada um com a faixa de tanque ‘Scrambler’ e o emblema triangular da Triumph, com opções Matt Khaki Green e Fusion White, Carnival Red e Phantom Black e Phantom Black e Silver Ice.
Preço
A Triumph Brasil não revelou absolutamente nada a respeito de preço. A única informação é que os modelos – tanto a Speed 400 quanto a Scrambler 400X – terão preços competitivos em relação aos principais concorrentes.
Triumph Scrambler 400X 2024 – Ficha Técnica
MOTOR E TRANSMISSÃO
Tipo: Refrigerado a líquido, 4 válvulas, DOHC, monocilindro
Cilindrada: 398,15 cc
Diâmetro: 89,0 mm
Curso: 64,0 mm
Compressão: 12:1
Potência Máxima: 40 cv / 39,5 bhp (29,4 kW) a 8.000 rpm
Torque Máximo: 37,5 Nm @ 6.500 rpm
Sistema de Combustível: Injeção eletrônica de combustível Bosch com controle de aceleração eletrônico
Escape: Sistema de cabeçote de pele dupla inoxidável com silenciador de aço inoxidável
Acionamento Final: Corrente de anel em X
Embreagem: Multiplacas banhadas em óleo, deslizante e assistida
Caixa de transmissão: 6 marchas
CHASSI
Estrutura: Coluna/perímetro híbrido, aço tubular, subquadro traseiro aparafusado
Braço oscilante: Liga de alumínio fundido de duas faces
Roda Dianteira: Liga de alumínio fundido, 10 raios, 19 x 2,5 pol
Roda Traseira: Liga de alumínio fundido, 10 raios, 17 x 3,5 pol
Pneus: Metzeler Karoo Street
Tamanho do Pneu Dianteiro: 100/90 R19
Tamanho do Pneu Traseiro: 140/80 R17
Suspensão Dianteira: Garfos de pistão grandes de 43 mm invertidos. Curso de 150 mm
Suspensão Traseira: RSU de monochoque a gás com reservatório externo e ajuste de pré-carga. Curso de 150 mm
Freios Dianteiros: Disco fixo de 320mm, pinça radial de quatro pistões, ABS
Freios Traseiros: Disco fixo de 230 mm, pinça flutuante, ABS
Instrumentos: Velocímetro analógico com tela LCD multifuncional integrada
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento: 2117 mm
Largura (guidão): 825 mm
Altura (sem espelhos): 1190 mm
Altura do assento: 835 mm
Entre-eixos: 1418 mm
Rake: 23,2 °
Trail: 108 mm
Peso em ordem de marcha*: 179 kg
Capacidade do tanque de combustível: 13 litros
*(90% combustível – massa em ordem de marcha)