E não é que ela chegou?! A tão aguardada Fazer 150 premium da Yamaha finalmente chegou ao Brasil, batizada como Fazer FZ15 ABS. A marca japonesa havia apresentado um modelo no final do ano passado como FZ 15, mas não se sabia se realmente seria apresentada no mercado nacional. Agora é pra valer: estará disponível no meio do mês de setembro de 2022, a partir de R$ 16.990, sem frete!
A série Fazer FZ está crescendo! A Fazer FZ15 ABS inaugura a versão mais recente equipada com o motor Yamaha 150cc, em uma categoria premium de motocicletas urbanas de baixa cilindrada. Ela é pioneira em oferecer faróis com projetor, posição e lanternas traseiras em Full LED, freios ABS nas rodas dianteiras, freios a disco nas duas rodas, suspensão monocross, pneus largos e painel 100% digital completo.
Segundo a Yamaha, o design exclusivo e a tecnologia fazem da Fazer FZ15 um produto de maior valor agregado do mercado. O preço sugerido é a partir de R$16.990,00 + frete ( R$17.555,00 + frete para o Estado de São Paulo) e pode ser adquirida na BLU STORE, o e-commerce da Yamaha, ou nas mais de 480 concessionárias autorizadas e pontos de venda ao redor do país, que terão unidades de test ride disponíveis em meados de setembro.
A diferença de preço entre a Fazer 150 UBS atual e a nova FZ15 ABS é de R$ 1.800 reais. Visualmente, a nova FZ15 ABS 2023 é muito parecida com a Fazer FZ25, a Fazer 250 2022. O fato de ter ABS e ajuste de pilotagem na suspensão já mostram uma grande evolução em relação à atual Fazer 150 UBS.
Na nova Fazer FZ15, a Yamaha utilizou o conceito de “Fighting Pose”, ou “Posição de Combate” em português, com a linha de frente composta pelo conjunto do tanque de combustível, entradas de ar laterais e motor criando uma massa centralizada que confere ao modelo uma aparência muscular, como um animal em posição de luta.
Farol e lanterna
O conjunto óptico da Fazer FZ15 ABS dá mais modernidade ao modelo. Conta com luz de posição e farol com projetor de LED de última geração, e é bifuncional, com luz baixa e luz alta projetadas num único projetor de alta performance. Do ponto de vista prático, este tipo de projetor se mostra mais eficiente, oferecendo maior amplitude de luminosidade, já que os fachos de luz do farol baixo e do alto, são mais homogêneos e abrangentes, iluminando uma área bem maior à frente da motocicleta e minimizando os efeitos de ofuscamento dos veículos que trafegam no sentido contrário.
Painel
Na Fazer FZ15 ABS, o painel é completo. É 100% digital, iluminação em LED e o fundo é preto para contrastar com as informações do display, facilitando a leitura durante a condução diurna e noturna.
Motor
O motor de 150cc é o mesmo dos modelos Factor 150, Fazer 150 e Crosser 150 ABS. O motor Fazer FZ15 é um motor monocilíndrico refrigerado a ar com 149cc e potência máxima de 12,2cv com gasolina e 12,4cv com etanol. Chama a atenção pela sua respiração, principalmente pela suavidade de seu funcionamento, com baixíssimo índice de vibração.
Ele é alimentado por um sistema de injeção eletrônica de combustível Blueflex que permite abastecer com gasolina, etanol ou uma mistura dos dois, proporcionando melhor torque e distribuição de potência em todas as faixas de velocidade.
Rodas e pneus
Rodas de liga leve. Em relação aos pneus, ambos têm 17 polegadas de diâmetro, 2,5 polegadas de largura na frente e 4,0 polegadas de largura na parte de trás. Pneus radiais Pirelli Diablo II são semelhantes aos da FZ25. Medindo 100/80-17 na dianteira e 140/60-17 na traseira – este é o pneu mais largo para 150cc no Brasil e o primeiro radial.
Além da estética, os pneus radiais mais largos garantem um comportamento mais estável e maior aderência da motocicleta nas curvas, tornando a pilotagem mais segura.
Freios
Uma das qualidades mais surpreendentes na FAZER FZ15 é o seu poder de frenagem. Ela é capaz de parar em espaços curtos, alcançando um desempenho muito superior ao oferecido pelas motocicletas dessa faixa de cilindrada disponíveis no mercado. Isso acontece tanto pela dimensão do conjunto na dianteira, composto por uma pinça de duplo pistão e um grande disco de 282mm – o maior dentre todas as motos até 160cc no Brasil –, quanto pelo fato do sistema traseiro ser a disco. Composto por um disco de 220 e pinça de um pistão, este sistema é inegavelmente mais potente e progressivo que o sistema a tambor.
A Fazer FZ15 é a única da categoria equipada com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS – Anti-lock Bracking System – na roda dianteira, importantíssimo para uma condução mais controle. Ele impede o travamento da roda em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.
Preço e cores da Yamaha Fazer FZ15 ABS
Três opções de cores: Azul Metálico (Racing Blue), Vermelho Metálico (Magma Red) e Preto Metálico (Midnight Black), e estará disponível na Rede de Concessionários Yamaha em meados de setembro de 2022, com o preço público sugerido a partir de R$16.990,00 + frete (para o Estado de São Paulo R$ 17.555,00 + frete), e condições especiais de financiamento junto ao Banco Yamaha, com taxa a partir de 1,99% a.m.
Veja mais: FAZER FZ15 ABS
FICHA TÉCNICA – FAZER FZ15 ABS
Motor | |
SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar | |
Potência (Gasolina) | 12,2 cv (7500 rpm) |
Potência (Etanol) | 12,4 cv (7500 rpm) |
Torque (Gasolina) | 1,3 kgf.m / 6000 rpm |
Torque (Etanol) | 1,3 kgf.m / 6000 rpm |
Quantidade de Cilindros | 1 |
Cilindrada real arredondada | 149 cm³ |
Diâmetro X curso | 57,3 x 57,9 mm |
Taxa de compressão | 9,6:1 |
Alimentação | Injeção eletrônica |
Tipo de combustível | Gasolina/Álcool |
Câmbio | |
Sistema de transmissão | 05 velocidades |
Transmissão final | Corrente |
Embreagem | Multi-disco |
Úmida | |
Suspensão | |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
Suspensão traseira | Balança traseira tipo Monocross |
Curso da suspensão dianteira | 130 mm (suspensão)/130 mm (roda) |
Curso da suspensão traseira | 44 mm (suspensão)/120 mm (roda) |
Freios | |
Sistema de freios | ABS Dianteiro (1 canal) |
Freio dianteiro | Disco hidráulico com sistema anti bloqueio |
Ø do freio dianteiro | 282 mm (Ø externo) |
Freio traseiro | Disco hidráulico |
Ø do freio traseiro | 220 mm (Ø externo) |
Dimensões | |
Comprimento x Largura x Altura | 2000 x 780 x 1080 mm |
Altura mínima do solo | 170 mm |
Distância entre eixos | 1330 mm |
Altura do assento | 790 mm |
Pneu dianteiro | PIRELLI DIABLO ROSSO II 100/80 R17 M/C 52H(R) Tubeless |
Pneu traseiro | PIRELLI DIABLO ROSSO II 140/60 R17 M/C 63H(R) Tubeless |
Tipo de chassi | Diamante |
Peso Líquido | 135 kg |
Capacidade do tanque de combustível (reserva) | 11,9 L (3,0 L) |
Quem projeta o designe do tanque das moto Yamaha não tem ovo ou e mulher!
Pq pede comentários e depois censura?