Honda Forza 350: finalmente a scooter premium da Honda é lançada no Brasil. Era aguardada desde sua apresentação em 2019! A novidade chega por R$ 47.000. Um preço maior que as concorrentes porque chega como importada do mercado asiático.
A scooter Honda Forza já é tradicional na Honda como referência de scooters premium. Nas duas décadas em que está no mercado, a Forza conquistou o exigente mercado europeu. A Forza foi apresentada no Brasil em 2019, como uma promessa da Honda.
Foi por meio da scooter Forza que a Honda promoveu tecnologias como a transmissão CVT com controle eletrônico S-Matic, a Smart-Key e a frenagem ABS. Paralelamente a Forza evoluiu em design, onde o aspecto estético é aliado à praticidade do espaço sob o assento, capacidade de acomodar dois capacetes e conforto, seja na cidade ou na estrada.
A chegada da Honda Forza 350 ao Brasil é o resultado final de um longo processo evolutivo, onde a scooter foi reforçada por um motor mais potente e moderno.
Como chega a Honda Forza 350 ao Brasil
Como já foi dito, a Honda Forza 350 chega importada da Ásia, da fábrica Honda da Tailândia. A versão da scooter Forza 350 trazida para o Brasil é a mais recente, apresentando ganho de potência com aumento de 51cc de cilindrada em relação ao modelo anterior – apresentada no Brasil no Salão Duas Rodas 2019. Mais importante do que este aumento de desempenho atualizado, é a curva de potência e torque aprimorada, que se traduz em uma condução mais confortável e segura, com o motor sempre pronto para fornecer uma resposta precisa aos comandos do acelerador.
Um grande diferencial da Forza 350 é o para-brisa elétrico controlado por botões no punho esquerdo. Com uma altura de 180 mm, ele (para-brisa) foi projetado para fornecer proteção, fluxo aerodinâmico direto ao redor e sobre a cabeça e do piloto e reduzir o ruído do vento. A posição do para-brisa pode ser facilmente alterada para uma maior estabilidade e conforto em altas velocidades e longas distâncias. No uso urbano, o piloto pode abaixar o para-brisa para melhor visibilidade e aumentar o fluxo de ar em dias quentes.
O espaço sob o assento pode acomodar dois capacetes (veja nas fotos abaixo) e pode ser dividido para transportar um único capacete e/ou capa de chuva, além de outros objetos. Na parte de trás do painel frontal, o compartimento do lado esquerdo possui tampa com trava, e o espaço pode ser organizado de acordo com a conveniência, com espaço para guardar smartphone ou garrafinha de água. Este compartimento possui uma porta USB-C.
A Smart Key da scooter Forza 350 controla o botão de ignição e a trava do compartimento sob o assento. A Smart Key estando próxima da scooter, como no bolso do piloto, ativa automaticamente a ignição e abertura do banco e trava quando o motociclista sai.
O painel de instrumentos possui velocímetro e tacômetro analógicos, com display digital no meio, com opção de três modos de exibição: 1) hodômetro totalizador, autonomia restante e consumo instantâneo; 2) hodômetro parcial, consumo médio e cronômetro; 3) temperatura ambiente e tensão da bateria.
Motor da Honda Forza 350
O pico de potência deste motor de comando de válvulas simples no cabeçote – SOHC – de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento por líquido é de 29,2 cv a 7.500 rpm, com um torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm.
Equipado com a tecnologia eSP+ (Enhanced Smart Power+), o motor da Honda Forza 350 oferece excelente desempenho tanto do ponto de vista ambiental quanto do desempenho geral, graças a tecnologias que reduzem o atrito, o peso e a vibração do motor.
Honda Forza 350 2022: Preço, cores, garantia
A Honda Forza 350 2022 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de agosto na cor cinza metálico e preço sugerido é de R$ 47.000,00 (base Distrito Federal). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
Ficha Técnica – Honda Forza 350
MOTOR
OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecimento líquido
Cilindrada: 330,0cm3
Diâmetro x Curso: 77,0 x 70,8mm
Potência Máxima: 29,2cv a 7.500 rpm
Torque Máximo: 3,24kgf.ma 5.250 rpm
Sistema de Alimentação: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Sistema de Lubrificação: Forçada por bomba trocoidal
Relação de Compressão: 10,5 : 1
Tanque de Combustível: 11,7litros
Transmissão: Tipo CVT
Embreagem: Embreagem automática centrífuga (tipo seco)
Óleo do Motor: 1,8litros (1,3litros para troca)
Sistema de Partida: Elétrica
Combustível: Gasolina
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V –8,6Ah
Farol: LED
CHASSI
Tipo: Monobloco (Underbone)
Suspensão Dianteira/ curso: Garfo Telescópico/ 100mm
Suspensão Traseira/ curso: Dois amortecedores/ 115mm
Freio Dianteiro / Diâmetro: Disco com 256 mm (ABS)
Freio Traseiro / Diâmetro: Disco com 240 mm (ABS)
Pneu Dianteiro: 120/70 15M/C 56S
Pneu Traseiro: 140/7014M/CREINF68S
CARACTERÍSTICAS
Comprimento x Largura x Altura: 2.145mm x 754mm x 1.360 mm
Distância entre Eixos: 1.510mm
Distância Mínima do Solo: 145mm
Altura do Assento: 780mm
Peso Seco: 176kg