Lançada em 1972, com a apresentação da Z1, a "Linha Z" completa 50 anos. Foram mais de 90 modelos lançados durante esse período.
A Z1 foi a primeira moto esportiva de produção em massa equipada com um motor DOHC de 4 cilindros em linha. O sucesso foi imediato e a Z1 conquistou o mercado mundial.
Em 1974 o então importador francês da Kawasaki preparou a Z1 Endurance Racer para corridas de resistência. A máquina trouxe à Kawasaki seu primeiro campeonato de corrida de resistência.
Equipada com um poderoso motor quadricilíndrico de 1.015 cm³ e transmissão de cinco marchas, o modelo podia facilmente ultrapassar os 200 quilômetros por hora.
Equipada com um motor de 1.089 cm³ e painel de instrumentos retangular exclusivo, o modelo foi um dos pioneiros a utilizar o sistema de injeção eletrônica (Kawasaki Electronic Fuel Injection)
Em 1985, a GPZ 900R ficaria especialmente famosa no cinema. No filme Top Gun: Ases Indomáveis. Na continuação do filme, Top Gun: Maverick - 2022, ela aparece novamente.
Os modelos das linhas Zephyr e ZRX, com as mais diversas cilindradas, marcaram essa geração. Maior atenção a parte visual, o que tornou o seu design ainda mais impressionante.
Uma esportiva de alto desempenho que prioriza a diversão. Z1000 do início do “Século 20” ganhou um estilo ultramoderno, visual agressivo e inaugurou um novo subgênero: o das supernakeds.
O nome dela chamava-se Sugomi, que traduzido do japonês para português significa, literalmente, “incrível”. O novo conceito trouxe um design arrojado para as Z Bikes.
O apelo “retrô”, paralelamente, ganhou força no mercado. A resposta da Kawasaki veio com a apresentação dos lançamentos Z900RS e a Z900RS Café, modelos que carregam as antigas curvas que remetem ao visual original da Z1 setentista.