Mais de 26 milhões de brasileiros circulam diariamente pelas ruas das cidades em cima de uma moto. O dado da ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) aponta o número de veículos motorizados sobre duas rodas atingido em 2017.
Dentre os fatores como agilidade, preço acessível e economia de combustível, outro fator tem atraído o consumidor para esse tipo de transporte: a manutenção mais em conta.
O custo da manutenção, quando comparado com um carro, para manter uma moto pode chegar a ser 50% menor. Entretanto, algumas atitudes comuns tomadas por donos desse transporte podem equivaler os valores na hora da manutenção. Segundo André Causs, responsável pelo desenvolvimento de produtos Wix Filters no Brasil, o número de brasileiros realizando procedimentos errados, ou não indicados pelas montadoras, tem aumentado significativamente. “Não é raro você encontrar fóruns na internet onde há discussões sobre a retirada do filtro do ar para aumentar a potência do motor, ou a retirada do filtro do óleo em casa, de maneira amadora. São atitudes que vão acelerar o desgaste do motor e diminuir seu tempo de vida útil”, afirma.
Com isso, Causs lista três atitudes que podem ser prejudiciais para o motor da moto. Veja:
Adaptações: Alguns mecânicos/motociclistas instalam um filtro qualquer e não aquele diretamente indicado pelos fabricantes ou em alguns casos a remoção deste. “Existem vários riscos em tal prática, desde a parada do motor até o travamento do mesmo, além da possibilidade de incêndio em caso de filtro do combustível mal instalado ou de baixa qualidade”, alerta o especialista.
Tempo excedido: Muitas vezes a troca de óleo acaba passando da quilometragem ideal e quando efetuada, os filtros saturados não são trocados, falha muito comum, mas que prejudica o funcionamento. “Não adianta colocar combustível de qualidade e um óleo de primeira linha sendo que os filtros não estão limpos. A filtragem não será feita de maneira adequada, contaminando os componentes do motor e diminuindo a vida útil do mesmo”.
Tirar o filtro de ar: Todos os filtros são usados quando o motor entra em funcionamento, mas o filtro de ar, que normalmente é mais lembrado, é quem esta mais exposto as diversas condições do clima e do tipo local que a moto esta exposta. Normalmente é ele que alguns motociclistas removem reduzindo muito a vida útil do motor. “O filtro de ar é fundamental para filtrar todo o ar que entra dentro no motor. É comum ver em fóruns os comentários de retirada desse filtro para permitir que o ar tenha maior facilidade para entrar no motor. Teoricamente, com maior vazão do ar, o resultado seria um melhor desempenho na admissão e no funcionamento do motor. Porém, qualquer partícula que entrar na câmara de combustão pode causar um enorme estrago no motor, chegando a prejudicar os anéis do pistão ou travando uma válvula no cabeçote”, finaliza o especialista.
Informações: Assessoria MANN+HUMMEL