Apresentada no Salão Duas Rodas de 2017, a nova Yamaha Crosser 150 2018 chega inovando na categoria ao oferecer duas opções do modelo, a “Z”, com para-lama alto, e a “S”, com para-lama baixo, potencializando a sua versatilidade e atendendo clientes que desejam estilos diferentes, seja qual for o destino, com um visual mais aventureiro ou mais urbano.
Neles, além dos diferenciais que são a marca registrada da Crosser, como a versatilidade, conforto na pilotagem, economia de combustível e a robustez mecânica, ela também chega com 3 anos de garantia, agregando ainda mais valor ao modelo.
A XTZ Crosser 150 2018 foi desenvolvida para oferecer a melhor experiência de pilotagem, levando em consideração as características das ruas brasileiras. Esta motocicleta foi desenhada em conjunto por engenheiros brasileiros e japoneses especificamente para atender o uso diário do consumidor nacional que não abre mão de conforto, economia de combustível e busca ótima performance.
Veja também: YAMAHA XTZ 150 CROSSER 2019: DUAS VERSÕES AGORA COM ABS
Produzida em duas versões de cores, a “Dakar Areia” (bege sólido) e a “Competition Blue” (azul sólido), a inédita versão “Z” traz como maior diferencial, o “Up Fender”, um para-lama alto de formas arrojadas. Além do aspecto mais aventureiro, ele permite incursões ao fora de estrada em meio a lama.
Na Crosser Z os protetores da suspensão dianteira também são novos, garantindo proteção em dobro do garfo dianteiro para evitar danos causados por impactos de pedras, poeira ou qualquer outro detrito.
A carenagem do farol é outra novidade. Seu design moderno se integra perfeitamente ao novo para-lama e ao restante da moto, como as carenagens do tanque, que conta com entradas de ar funcionais.
Mesmo sendo o para-lama alto o destaque estético na nova versão da Crosser Z, suas linhas – assim como da versão S – continuam fortes, agressivas, robustas e modernas, e agora com grafismos que inspiram a aventura.
Na versão “S”, permanece o para-lama baixo, porém com a nova carenagem, cujo desenho é mais moderno e arrojado. Outro refinamento estético que torna a Crosser S ainda mais bonita, transmitindo maior sofisticação, é o acabamento em preto fosco das tampas laterais do motor.
Painel de instrumentos
O painel é bonito, moderno e completo; Ele é equipado com conta giros analógico, relógio, fuel trip e um visor LCD digital, além do exclusivo indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro parcial e total. A iluminação, na cor branca, é eficiente e permite uma ótima leitura das informações.
Segurança
Seu conjunto óptico apresenta farol com lâmpadas halógena e piscas com lentes transparentes. Ambas versões da Crosser são equipadas com lampejador de farol alto, o que proporciona ainda mais segurança ao piloto, por exemplo, no momento de ultrapassagem.
Para completar, as rodas raiadas com aro 17” (traseira) e 19” (dianteira) são próprias para diferentes terrenos. O para-lama dianteiro, próximo a roda, permite uma dirigibilidade sem trepidação e ainda protege a área de deslizamento do garfo dianteiro de impactos de pedras e outros detritos. O bagageiro moderno com alças de apoio em alumínio resultado em praticidade e segurança, tem capacidade de carga de 7 kg.
Desempenho
Na Yamaha XTZ Crosser 2018 a alimentação do motor é feita por um moderno sistema de injeção eletrônica de 12,2CV (gasolina) e 12,4CV (álcool) Blue Flex de 2ª geração, sistema este que permite o uso eficiente de gasolina, etanol ou mistura em qualquer proporção, trazendo melhor distribuição de torque e de potência. O tanque de combustível tem capacidade de 12 litros.
Seu escapamento, posicionado em ângulo bem acentuado, foi inspirado em modelos de alta cilindrada da Yamaha, combinando com sua melhor tecnologia de exaustão e garantindo o fluxo de ar ideal, temperatura e controle de emissões.
O sistema YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), exclusivo em motocicletas Yamaha, tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição e do motor de 150cc, fazendo assim com que o desempenho e performance da motocicleta seja otimizado e todo o torque e potência seja entregue com fidelidade ao piloto.
Conforto
Outro diferencial encontrado na XTZ Crosser 150 2018 é o sistema de suspensão / amortecimento Monoshock com link, único da categoria 150cc bicombustível. Ele oferece mais conforto, absorvendo melhor os impactos e contribuindo na concentração de massa para melhorar a estabilidade e “manobrabilidade” da motocicleta.
Para se adaptar à altura do piloto, a Crosser 150 2018 traz outro diferencial, o guidão é ajustável, o que possibilita explorar mais ainda sua versatilidade e aumentar a sensação de conforto. O assento, em dois níveis, foi desenvolvido especialmente para proporcionar um ótimo apoio de lombar e evitar o impacto entre capacetes durante frenagens, deixando a garupa em uma posição ergonômica adequada, permitindo ter um ponto de visão acima do piloto.
Preço da XTZ Crosser 150 2018
A Crosser 150 2018 conta com garantia de três anos e a exclusiva Revisão Preço Fixo Yamaha, na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará desde a primeira até a sétima revisão.
A versão Z da Crosser 150 2018, com para-lama alto, está disponível em todo o mercado nacional nas cores Competition Blue (azul sólido) e “Dakar Areia” (bege sólido) com preço sugerido de R$ 11.490,00 + frete. Já a versão S, com para-lama junto à roda – disponível nas cores “Sports White” (branco sólido) e “Preto Eclipse” (preto sólido) –, o preço sugerido é de R$ 11.290,00 + frete.
Ficha Técnica – YAMAHA CROSSER 150 2018 – VERSÕES “S” E “Z”
MOTOR | Motor | SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos |
Cilindrada | 149,3 | |
Quantidade de Cilindros | 1 | |
Potência Máxima | 12,2cv/7.500 rpm (Gasolina) – 12,4cv/7.500 rpm (Etanol) | |
Torque Máximo | 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Gasolina) – 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Etanol) | |
Alimentação | Injeção Eletrônica | |
Sistema de Partida | Elétrica | |
Peso a seco | 124 kg | |
Câmbio | 5 velocidades | |
RODAS E PNEUS
| Dianteira | Aro 19 METZELER TOURANCE 90/90-19 M/C (52P) |
Traseira | Aro 17 METZELER TOURANCE 110/90-17 M/C (60P) | |
SUSPENSÃO | Dianteira | Garfo telescópico |
Curso da Suspensão Dianteira | 180 mm | |
Traseira | Balança traseira tipo Monocross com link | |
Curso da Suspensão Traseira | 160 mm | |
FREIOS | Dianteiro | Disco hidráulico de 245 mm com sistema anti bloqueio (ABS) |
Traseiro | Disco hidráulico de 203 mm | |
DIMENSÕES | Altura do assento | 845 mm |
Comprimento total | 2050 mm | |
Largura Total | 815 mm | |
Altura Total | 1160 mm | |
Altura mínima do solo | 235 mm | |
Distância entre eixos | 1350 mm | |
Tanque de Combustível | 12 L (3 L reserva) |
Informações: Assessoria Yamaha – Fotos: Divulgação
Estou pegando uma esta semana, fui contemplado no meu consórcio espero que venha a gostar pois até hoje só tive moto honda. Mais tarde enviarei comentário.
Boa Ábni! Aguardamos as suas impressões a respeito da Crosser. Abraço!