A TRX 250 é uma das motos que deverão chegar via Shineray do Brasil. A moto já está sendo testada, mas boa parte dos detalhes permanecem em segredo. Vamos mostrar o que já sabemos até o momento.
A QJ Motor é a responsável pelo modelo TRX 250. Para quem não conhece a QJ Motor ou Qianjiang Motorcycle, é a marca chinesa que comprou em 2005 a italiana Benelli, além de ser dona da marca Keeway. Entre outras coisas de seu portfólio, a QJ Motor também é responsável pela linha de menor cilindrada da Harley-Davidson, a X350 e a X500. Ambos os modelos lançados no mercado asiático.
É com essas referências que a Shineray definiu a escolha de um dos seus modelos que deverão começar a chegar ao Brasil entre 2024 e 2025.
Antes de mais nada, vamos dar os devidos créditos. A “investigação” em primeira mão aconteceu por parte do jornalista e apresentador Bill Motoka. O vídeo do seu canal de Youtube, com todos os detalhes, você pode conferir logo abaixo, no final do artigo.
A TRX 250 deverá chegar ao Brasil como modelo único. E isso estamos falando como único no mundo todo, já que atualmente é produzida para o mercado asiático e europeu como uma moto de 125 cilindradas, ou seja, a TRX 125.
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Como será a TRX 250 pela Shineray
A QJ Motor classifica a moto como “Naked”, mas pra gente aqui no Brasil, uma 250 é com certeza uma Street. Tipicamente urbana, que vai encontrar pela frente a concorrência pesada da Yamaha FZ25 e da Honda CB 300F Twister.
Na comparação motor, temos o seguinte por parte da TRX 250: monocilíndrico DOHC de quatro válvulas, com 249,5 cm³ de cilindrada e arrefecimento líquido. Segundo as informações iniciais, deverá entregar 27,9 cavalos a 9500 rpm e torque de 2,3 kgf·m a 7250 rpm.
Na comparação com a FZ25, chega a parecer brincadeira. A Fazer entrega 21,5 cv a 8.000 rpm (etanol) e torque de 2,1 kgf.m a 6.500 rpm. Com a Twister, apesar do motor de 293cc, o modelo da Honda também fica para trás: 24,7 CV a 7.500 rpm (etanol) e torque de 2,67 kgf.m a 5.500 (etanol).
Lembrando que esses dados todos ainda são preliminares, mas impressionam bastante. De toda forma, a Shineray deverá passar os dados oficiais antes do lançamento.
O painel é totalmente digital. Iluminação Full LED, sistema de freios ABS de duplo canal. Alimentação por injeção eletrônica, somente gasolina. Outro detalhes de design, são a rodas em liga leve destacadas por uma pintura laranja (ou seria vermelho?) e o motor também pintado em preto fosco.
Aparentemente esse modelo da QJ Motor, que vai chegar com a marca Shineray, deverá brigar de igual para igual com Honda e Yamaha.
Detalhes de preço e como será a forma de comercialização, ainda não foram revelados. Aparentemente essa moto deverá chegar através de lotes de importação. Mas esses detalhes serão revelados pela Shineray em breve.
As cores que estão disponíveis no mercado exterior são a branca e a preta. Esperamos ter as duas disponíveis no Brasil.
Shineray espera crescer 40% em vendas neste ano
A Shineray celebra o crescimento de 43% nos emplacamentos de seus produtos em 2023 e já projeta um crescimento de pelo menos 40% nas vendas de 2024. A marca já é a 3ª em vendas no país.
Parte da expectativa é justamente pelo lançamento de novos modelos e parte deles com maior cilindrada, como é o caso já confirmado dos modelos da SWM e os outros modelos que ainda estão sendo testados da Lifan e QJ Motor.
Existe ainda a expectativa de inaugurar pelo menos cinco novas lojas no primeiro semestre de 2024. Segundo informações da própria marca, essas revendas, oferecerão espaços mais amplos e modernos para receber os clientes, além de uma estrutura completa que inclui showroom, serviços pós-venda e peças de reposição.