Em 03 de junho é comemorado mundialmente o Dia da Bicicleta. E pra não deixar passar em branco, vamos apresentar a Rayvolt, uma bike elétrica que na verdade, tem estilo e design pra bater de frente com as motos!
As bicicletas elétricas Rayvolt iniciaram suas atividades em Barcelona, na Espanha. Seu criador é designer e engenheiro naval Mathieu Rauzier, de 40 anos. Antes de criar a sua bike elétrica, ele se dedicava à criação de iates. A marca conta com uma rede de distribuição mundial bastante interessante. Inclusive no Brasil, em Curitiba.
Os modelos das e-bikes (bicicletas elétricas) da Rayvolt, de um modo geral, têm desenho e cores em estilo retrô ou vintage. São considerados modelos prêmium, com detalhes em couro, assistente eletrônico com tela em LCD, assistente inteligente de pedal e motor elétrico trifásico. Os preços dos modelos variam entre R$ 25.000 e R$ 34.000 reais.
O tipo de motor pode variar de acordo com o modelo. Alguns modelos com motor de 250W e outros com motor de 350W. A bateria tem vida útil de 1.000 ciclos (recargas). A autonomia varia também de acordo com o tipo de bateria e modelo, mas na maioria dos modelos a bateria tem autonomia de 60km e o tempo de recarga entre 2h30 e 3 horas. Já a velocidade, é regulada de acordo com as novas normas brasileiras e não devem passar dos 25km/h.
Detalhes da Bike Elétrica prêmium Rayvolt
Assistente Virtual – EIVA (opcional)
EIVA é o Assistente Virtual Inteligente, que transforma a E-bike em uma verdadeira Smart Bike. O EIVA está sempre conectado sem fio ao controlador, exibindo informações básicas como velocidade, carga da bateria e até a localização. Permite também que a experiência de passeio seja personalizado de acordo com as configurações.
O EIVA possui GPS integrado e acesso a mapas e guias de cidades virtuais. Também fornece diagnóstico em caso de alguma falha eletrônica no motor.
VEJA TAMBEM: Preciso de CNH para bicicleta elétrica?
Intelligent Pedal Assist
O sistema Intelligent Pedal Assist detecta o movimento do pedal, enviando informações ao motor em tempo real, permitindo que ele responda com potência proporcional. Existem 6 níveis de assistência: do zero até assistência máxima, que podem ser ativados na tela do EIVA.
Os níveis podem ser calibrados no menu de configuração avançada. No modo Auto, a bicicleta se auto regula de acordo o ambiente e ajusta em tempo real a assistência de acordo com o tipo de esforço do terreno, como por exemplo, em uma subida.
Motor Rayvolt
Rayvolt Hub é um motor BLDC trifásico, composto por 48 bobinas de cobre e ímãs diferentes colocados do lado de fora do perímetro do motor para o melhor torque possível. O controlador integrado recebe dados de calor e posição das bobinas e calcula onde colocar a próxima carga em tempo real dentro de um milissegundo. Essa precisão fornece uma corrente de onda senoidal, oferecendo conforto de condução.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Conheça os modelos de Bicicletas Elétricas Rayvolt
Cruzer v3
Cruzer é o modelo inicial e original da Rayvolt, seu estilo foi influenciado pelo início da era da motocicleta no início dos anos 1900, a cultura do rock Cafe Racer dos anos 60 com um toque do modelo California Beach Cruzer. Design exclusivo combina tecnologia inteligente (EIVA) e motores BLDC de última geração.
Torino
O modelo Torino é descrito como uma variação da Cruzer – modelo principal da marca. Pneus largos e elegantes de forma compacta e baixo centro de gravidade, proporcionam eficiência e alta velocidade nas ruas. Uma moto forte, com perfil agressivo. A comparação do formato do quadro com a corcunda de um toiro jovem, daí o nome Torino.
Clubman
O modelo Clubman, é a bicicleta elétrica para o dia a dia na cidade. Uma e-bike compacta que combina um visual desportivo com um estilo vintage sofisticado. Elegante e confortável Clubman agrada quem ama as ruas e a vida noturna agitada.
Beachin’
Beachin’ é a bicicleta de praia elétrica da Rayvolt. Grande com uma potência um pouco maior para os amantes da praia e aventureiros ao ar livre. Pneus mais grossos, ideais para areia ou autoestradas de cascalho.
Ambassador
Quem viveu os anos 70 e 80 vai se lembrar da Caloi 10. Depois surgiram outras marcas com o mesmo estilo. Mas o desenho dessa bicicleta remete a esses modelos. A Ambassador é a bike elétrica com a estética mais aristocrática da marca Rayvolt. Delicadamente poderoso, este modelo combina um visual retrô e neoclássico com atenção aos detalhes.
Todas as imagens: Divulgação Rayvolt
Muito caro.
A bike elétrica tem que ter aparência de bike convencional para obter os benefícios de circulação e armazenamento. Construir bikes semelhantes a motocicletas é andar na contramão, começando pelo preço que é superior a muitas motocicletas de grandes cilindradas.