InícioNotíciasLançamentosNorton Motorcycles: salva da falência; apresenta a Superbike V4SV

Norton Motorcycles: salva da falência; apresenta a Superbike V4SV

A tradicionalíssima marca britânica, Norton Motorcycles foi resgatada da falência pela indiana TVS. E ganhou folego suficiente para apresentar um projeto ambicioso: a Superbike V4SV – uma homenagem ao seu início nas corridas da Ilha de Man.

A Norton Motorcycles V4SV - foi refeita, trocou de nome e foi anunciada no Salão de Milão do ano passado.
A Norton Motorcycles V4SV – foi refeita, trocou de nome e foi anunciada no Salão de Milão do ano passado.

A marca britânica Norton Motorcycles é sem dúvida, um dos ícones do mundo do motociclismo. Começou sua história praticamente em 1900 e ganhou a primeira corrida do TT da Ilha de Man, em 1907. De lá pra cá teve muitos altos e baixos, mas não é como toda empresa. Os altos foram realmente para o topo e quando teve baixo, a falência parecia sepultar parte da história das duas rodas.

Não vamos falar a respeito história centenária. Vamos direto ao ponto que interessa a todos, que acontece em 2020. Em fevereiro daquele ano, o seu então proprietário, Stuart Garner, foi colocado sob investigação, acusado de se apropriar de fundos de pensão do Reino Unido que foram investidos na Norton Motorcycles.

[arve url=”https://youtu.be/b-U-LmFO1Wo” title=”Norton V4SV” description=”Norton V4SV” duration=”3M03S” maxwidth=”800″ /]

Stuart realmente foi condenado. Mas a Norton Motorcycles, que praticamente já estava morta, recebeu um daqueles “choques de ressurreição” na UTI, e voltou ainda mais viva! A injeção de investimento veio de onde, até há alguns anos atrás, seria improvável e até motivo de piadas perante à tradição britânica. Mas nos dias atuais, essa realidade já não é tão surpreendente e o orgulho dos ingleses é engolido naturalmente pela necessidade, e por reconhecer onde está atualmente o dinheiro.

A indiana TVS Motor Company (sim, você já viu essa marca na Apache da Dafra) investiu 100 milhões de Libras Esterlinas e se tornou a nova dona da Norton. Isso foi em abril de 2020, e salvou a marca britânica. Algo parecido já havia acontecido em 1994 com Royal Enfield. E não apenas com motos, em 2008 a Tata (desconhecida pra gente!) comprou nada menos que a Jaguar e Land Rover! Ou seja, vamos nos acostumar a ver cada vez mais, as marcas indianas. Inclusive, a Bajaj Motos tem um plano muito ambicioso para o Brasil.

Como é a Norton Superbike V4SV

O projeto original da Superbike, tinha o nome de V4, mas a nova equipe de engenharia descobriu pelo menos 35 problemas com a moto. A V4 foi refeita, trocou de nome e foi anunciada no Salão de Milão do ano passado.

Norton Superbike V4SV Manx Silver
Norton Superbike V4SV Manx Silver

Finalmente, com todos os acertos, a moto pode ser oficialmente apresentada. A inspiração, segundo a fabricante inglesa, é a sua própria história na primeira corrida da Ilha de Man.

A Superbike V4SV vem com tanque de combustível de 15 litros em fibra de carbono reforçada com Kevlar. Quadro tubular de alumínio. Segundo informação da marca, cada quadro V4SV é soldado e polido à mão em nossa fábrica de vários milhões de libras em Solihull, Birmingham.

O motor ficou bem diferente do projeto original. Um V4 de 72 graus refrigerado a líquido de 1200 cc e otimizado para produzir 185 cv a 12.500 rpm e 125 Nm de torque a 9.000 rpm.

Suspensão Öhlins e pinças de freio Brembo. Pacote eletrônico com controle de tração sensível e três modos de pilotagem.

Tela colorida TFT de 6 polegadas e entre as informações, imagens de uma câmera traseira.

Na Inglaterra, a nova Norton V4SV vai custar £ 44.000 (quase 300 mil reais na cotação atual junho/22), disponível em duas versões: cromado Manx Silver com rodas de alumínio forjado vermelho Oz, e versão Carbon com rodas de fibra de carbono BST.

A Norton Motorcycles tem outras ambições, como a meta de zero emissões de gases poluentes, além de projetos adiantados com motos elétricas.

Norton Superbike V4SV Carbon
Norton Superbike V4SV Carbon
Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS