InícioNotíciasMoto ElétricaKymco - Parceira da Suzuki - quer Lançar Motos Elétricas com Câmbio...

Kymco – Parceira da Suzuki – quer Lançar Motos Elétricas com Câmbio Manual; Conheça

Motos elétricas com câmbio manual, diferente mas é exatamente essa a intenção da marca taiwanesa.

Kymco: Motos elétricas com câmbio manual
Kymco: Motos elétricas com câmbio manual

A Kymco é conhecida no Brasil por sua parceria com a Suzuki, através do Grupo JTZ Motors. No Brasil, o único modelo da marca comercializado até o momento, é a Scooter AK550, um modelo premium de 550cc. Existe uma previsão de lançamento de um modelo 350cc neste ano de 2024. A Downtown 350 foi apresentada durante o Festival Interlagos 2023.

Mas enfim, essa é outra história. O que interessa pra gente, é essa digamos “evolução”, na falta de outra palavra para definir. Afinal, imagine pilotar uma moto elétrica tendo a mesma sensação de pilotar uma moto a combustão, com troca de marchas.

Os modelos SuperNEX e RevoNEX serão as novidades para a estreia desse novo tipo de embreagem para motos elétricas. Na verdade, o projeto desses dois modelos sofreu alguns atrasos. A primeira previsão de lançamento era para 2021. Agora marca está prometendo que fará o lançamento em 2025.

A SuperNEX tem um desenho mais voltado para um modelo esportivo
A SuperNEX tem um desenho mais voltado para um modelo esportivo

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Motos elétricas com câmbio manual

A empolgação em torno desses modelos está atrelada à promessa de uma experiência de pilotagem única, assemelhando-se às tradicionais motocicletas a combustão. Surpreendentemente, a Kymco destaca uma abordagem que simula uma transmissão manual convencional, envolvendo um câmbio operado por pedal e uma alavanca de embreagem na mão esquerda.

Contudo, uma recente descoberta a partir de uma solicitação de patente revela que o sistema de marchas da Kymco não é exatamente o que se imagina. Ao invés de dispor de uma embreagem e caixa de câmbio convencionais, o sistema revela-se uma simulação intricada, conectada às unidades de controle que governam o comportamento do motor elétrico. Adicionalmente, um engenhoso sistema de efeitos sonoros foi projetado para imitar de forma convincente uma troca manual. Ou seja, traduzindo em termos populares, é o chamado me engana que eu gosto.

Mas isso não tira de maneira alguma o mérito do sistema da Kymco. Pelo contrário, apenas demonstra o desejo da marca em agradar uma boa parcela de pilotos que não gostam da forma “automática” de como acontece a aceleração das motos elétricas.

A RevoNEX remete aos modelos street
A RevoNEX remete aos modelos street

Ao contrário das motocicletas a combustão, onde a presença de uma transmissão de várias velocidades é comum, as motos elétricas, devido à natureza dos motores elétricos, dispensam a necessidade desse componente. Os motores elétricos entregam torque máximo instantaneamente, tornando a complexidade e o peso de uma embreagem e caixa de câmbio desnecessários, especialmente quando já se lida com o volume e peso das baterias elétricas.

Sobre a Patente da Kymco

Desenho da Patente da Kymco
Desenho da Patente da Kymco

As relações de marcha simuladas demonstram ser mapas pré-programados destinados ao motor elétrico, proporcionando uma variedade de modos para se adaptar a diferentes condições de pilotagem. Marchas mais baixas são projetadas para priorizar torque em baixas velocidades e aceleração, enquanto a embreagem oferece uma forma natural de engatar ou desengatar a tração.

Os benefícios se estendem à desaceleração, onde cada marcha simulada pode ter configurações distintas de regeneração de carga. Ao puxar a alavanca da embreagem, o efeito de regeneração é instantaneamente desengatado, permitindo uma desaceleração suave. A mudança para uma marcha simulada mais baixa intensifica o freio motor, replicando a experiência característica das motos a combustão.

Além disso, o sistema de efeitos sonoros desempenha um papel crucial, proporcionando aos pilotos uma indicação auditiva da marcha selecionada e do modo de pilotagem. Dada a ausência de ruído de motor em veículos elétricos, a introdução desses sons serve como uma solução intuitiva para informar os condutores sobre a marcha em uso.

No entanto, a aplicação prática desse sistema ainda não sabemos se de fato vai funcionar. Aguardar pra ver!

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.