Baseada na moto mais rápida do mundo atualmente, a Ninja H2R, o novo modelo coloca a prova a performance das esportivas com a experiência de uma moto touring.
A nova Kawasaki Ninja H2 SX SE traz o melhor da linhagem de performance das superesportivas H2 e H2R com conforto adicional para uma experiência touring. A SX estreia uma nova versão do motor supercharged de 4 cilindros e 998cm³ que entrega performance progressivamente desde baixas rotações e eficiência energética revista resultando em maior autonomia.
A turbina desenvolvida especificamente para o novo modelo, aliada a diversas mudanças em admissão, comando de válvulas, câmara de combustão e escapamento, proporciona mais versatilidade de uso e facilidade de gerenciamento do motor, inclusive em baixas velocidades. Quando o piloto desejar, a aceleração emocionante que só o supercharger pode oferecer estará à disposição. O pacote de assistência eletrônica de última geração da SX inclui controles de largada, tração e cornering ABS refinados pela central inercial (IMU), que monitora seis parâmetros de inclinação para determinar a posição exata da moto e necessidade precisa de atuação de cada assistente.
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A nova Ninja H2 SX SE pode acomodar confortavelmente passageiro e bagagem graças ao novo chassi em treliça projetado para elevar o espaço disponível e transportar carga útil de até 195 kg. Assentos maiores, ergonomia revista e carenagem redesenhada para proteção extra garantem equilíbrio ideal entre conforto e performance requerido pela nova proposta. A condução se torna ainda mais prazerosa com painel colorido TFT customizável, de fácil visualização; transmissão de engate rápido do tipo dog-ring atuando em conjunto com quick shifter bidirecional, que elimina a necessidade de uso da embreagem; faróis auxiliares de LED direcionais instalados nas laterais da carenagem; e itens de conveniência como Electronic Cruise Control e aquecedor de manoplas.
A nova Ninja H2 SX SE estará disponível na rede de concessionárias da marca a partir do dia 15 de agosto com Preço Público Sugerido de R$ 129.990,00 (sem frete) na cor Emerald Blazed Green.
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MOTOR
Embora o projeto tenha começado com o supercharger da Ninja H2, inúmeras mudanças foram necessárias para alcançar o equilíbrio de potência e eficiência no consumo para a Ninja H2 SX SE, o que essencialmente resultou em um novo motor capaz de entregar a aceleração desejada e consumir até 25% menos combustível. O ponto chave para chegar a essa combinação foi ampliar a eficácia térmica do motor, aumentando significativamente a taxa de compressão. Porém, outras mudanças também foram promovidas na câmara de combustão, cames e nos sistemas de admissão e escape.
- A admissão de ar no supercharger é realizada por uma única entrada Ram Air localizada à esquerda da carenagem frontal. A área equivale a 80% da usada na Ninja H2, combinando com os requisitos de fluxo de ar do novo supercharger.
- O duto Ram Air foi projetado para ser o mais reto possível, facilitando o fluxo de ar frio até o supercharger e, consequentemente, melhorando sua eficiência.
- A Ninja H2 SX SE apresenta um rotor próprio projetado pela Kawasaki. O tamanho é o mesmo, mas formato e ângulo das lâminas foram otimizados para maior eficiência energética.
- Outros ajustes feitos com foco na performance em baixas e médias rotações, e na eficiência energética:
– Nova caixa de ar atuando com coletor de admissão de comprimento variável: dutos 1 e 4 são mais curtos que 2 e 3.
– Válvulas de aceleração de menor diâmetro (50 mm para 40 mm).
– Cames redesenhados para menores tempos de admissão (-8°) e exaustão (-12°).
– Aumento significativo da taxa de compressão (de 8,5:1 para 11,2:1).
– Coletor de escapamento de têm dutos de menor diâmetro menor (45 mm para 42,8 mm).
- O silenciador mais compacto com três câmaras internas (na Ninja H2 são duas) reduz o peso em 2 kg, contribuindo também para a centralização de massa.
CHASSI
Para acomodar um passageiro e bagagem, o chassi de treliça da Ninja H2 foi completamente redesenhado para a H2 SX SE. A capacidade de carga útil é de 195 kg, comparável à da Ninja 1000. Também oferece maior rigidez e distância entreeixos para garantir estabilidade na condução rodoviária com malas laterais.
- A caixa de direção foi movida para frente em 15 mm, permitindo maior ângulo de esterçamento (de 27° para 30°) e facilitando manobras em baixa velocidade.
- Maior inclinação do motor para frente (em 2°) ajuda a manter o centro de gravidade baixo, o que contribui para a maneabilidade da motocicleta.
- A estrutura traseira mais robusta e longa permite carga útil de 195 kg (contra 105 kg na Ninja H2), mais que suficiente para acomodar duas pessoas com bagagem.
- Assim como a H2, a Ninja H2 SX SE possui braço oscilante apenas de um lado. Projetado para alta rigidez e leveza, o braço foi alongado em 15 mm.
- A distância entreeixos 25 mm mais longa contribui para a estabilidade necessária trafegando em alta velocidade nas rodovias com bagagem.
- Esforços para baixar o peso garantiram 13 kg a menos do que a Ninja ZX-14R.
Por: Brick Lane – Fotos: Divulgação