A Honda NX 500 está cada vez mais perto do mercado brasileiro e assim como já acontece em boa parte do mundo, deverá substituir a CB500X. Com um novo design, a moto chega com avanços importantes. Descubra as diferenças entre os dois modelos e os preços da nova NX em várias partes do mundo.
A nova Honda NX 500 está chegando cada vez mais perto do Brasil! Na América do Sul, já está disponível em países como Argentina e Colômbia. Apesar de ainda não haver uma data oficial de lançamento por aqui, a chegada do modelo é aguardada com expectativa. Com a mudança de nomenclatura, a moto assume a identidade “NX”, substituindo a tradicional CB 500X e adotando um design renovado inspirado na histórica NX 650 Dominator.

A transição entre CB500X e NX 500 representa mais do que uma simples troca de nome. A Honda vem resgatando nomenclaturas icônicas, como fez com a Hornet, e aplicando novas tecnologias para atualizar seus modelos. A sigla “NX” é abreviação de “New X-over” (ou Nova Crossover).

A NX 500 traz avanços como novo painel digital, controle de tração e ajustes no design que prometem mais segurança e conforto. Confira as principais diferenças entre a Honda NX 500 e sua antecessora, a CB500X:
1. CB500X sai de cena, NX 500 assume o lugar
A principal mudança é a descontinuação da CB500X, que dá lugar à NX 500. Essa atualização segue a tendência da Honda de resgatar nomes clássicos, como fez com a Hornet na versão naked da CB500. O modelo atual continua utilizando a base mecânica da CB500X, no caso um bicilíndrico de 471 cm³, com 48 cv de potência à 8500 rpm e 4,3 kgf.m em 6500 rpm de torque.

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2. Controle de Tração de Série
Uma das novidades mais relevantes da NX 500 é a inclusão do novo sistema de Controle de Torque Selecionável da Honda, que atua como controle de tração. Esse recurso aumenta a segurança, evitando derrapagens em superfícies escorregadias.

3. Painel TFT com Conectividade
A nova NX 500 abandona o painel LCD invertido da CB500X e adota um moderno display TFT de 5 polegadas. Além de oferecer melhor visibilidade sob diferentes condições de iluminação, o novo painel permite conectividade com smartphones, proporcionando acesso a informações importantes diretamente na tela da moto.

4. Design Inspirado na NX 650 Dominator
A NX 500 recebe um design totalmente reformulado, trazendo elementos inspirados na clássica NX 650 Dominator. O conjunto óptico frontal agora possui um farol redesenhado em LED, acompanhado por uma lanterna traseira também em LED. As novas carenagens foram projetadas para oferecer maior estabilidade aerodinâmica em altas velocidades, tornando a pilotagem mais segura e confortável.

5. Preços Internacionais
O preço da Honda NX 500 varia conforme o mercado. Na Inglaterra, o modelo é vendido por 6.829 Libras, o que equivale a algo em torno de R$ 49 mil reais em conversão direta do dia.
No início deste ano, a moto chegou à Colômbia custando 44 milhões de pesos colombianos, o equivalente a aproximadamente R$ 60 mil, representando um aumento de 10% em relação à CB500X. Já na Argentina, o modelo vem por importação da da Tailândia, a moto tem preço de US$ 13.100, cerca de R$ 74.800, também conversão direta do dia.
Atualmente no Brasil, a CB 500X (que será substituída pela NX 500) tem o preço sugerido partindo de R$ 43.260.

Honda NX500 – Ficha Técnica
MOTOR
Tipo: Bicilíndrico paralelo, arrefecimento por líquido
Cilindrada: 471 cm³
Diâmetro e curso: 67 mm x 66,8 mm
Relação de compressão: 10,7 : 1
Potência máxima: 48 cv em 8500 rpm
Binário máximo 43 N·m em 6500 rpm
Nível de ruído: Urbano 74,8 dB; Aceleração total 77,7 dB
Capacidade de óleo: 3,2 L
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Tanque de combustível: 17,7 L (incluindo reserva)
Emissões de CO2 (WMTC): 82 g/km
Consumo de combustível (método WMTC): 3,6 litros 100 km/27,8 km (modo WMTC)
SISTEMA ELÉTRICO
Capacidade da bateria: 12 V 7,4 AH
Potência do alternador: 25 A/2000 rpm
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem: Húmida, discos múltiplos
Tipo de caixa: 6 velocidades
Transmissão final: Por corrente
QUADRO
Tipo: Diamante em aço
CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A): 2165 mm X 830 mm X 1415 mm
Distância entre eixos: 1445 mm
Ângulo da coluna da direção: 27,5 graus
Trail: 108 mm
Altura do banco: 830 mm
Altura ao solo: 180 mm
Peso em ordem de marcha: 196 kg
SUSPENSÃO
Dianteira: garfo invertido (USD) SFF-BP de 41 mm
Traseira: Monoamortecedor Pro-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante cruzado e oco em aço
RODAS
Dianteira: Alumínio fundido, raios múltiplos
Traseira: Alumínio fundido, raios múltiplos
Dimensão da roda dianteira: 19M/C X MT2,5
Dimensão da roda traseira: 17M/C X MT4,5
Pneu dianteiro: 110/80R19M/C59H
Pneu traseiro: 160/60R17M/C69H